Ferro de Solda

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor enigmabox » 28 Dez 2006 12:06

Phophollety,
Comprei um AFR recentemente e a ponta durou somente 2 semanas, paguei por volta dos 70 reais. Este é o unico defeito que vejo neste tipo, pois o aproveitamento de calor é bom mas a ponta muito ruim.
Os Hikari tem ponta boa, duram bastante tempo, mas o acabamento é bem simples.
enigmabox

Mensagempor phophollety » 28 Dez 2006 15:33

Então. eu acho que vou tentar TOYO dessa vez.. essa estaçãozinha tem temp controlada ou é só um dimmer dentro?
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor phophollety » 28 Dez 2006 15:51

Estava dando uma olhadinha no CENTRO DE SUNKKO.. preços bem legais...

Gostei dessas:

http://www.centrodesunkko.com.br/home.p ... 005&X=true

http://www.centrodesunkko.com.br/home.p ... 005&X=true

Não sei, mas suspeito que tenha peças em comum, como pontas, resistência, talvez a lapiseira completa..não sei...

Alguem usa/usou?

VLW!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor xultz » 28 Dez 2006 17:12

A estação da Toyo (TS900) é só um dimmer bem mequetrefe dentro.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fenix3 » 28 Dez 2006 18:48

Ola Phopholety,
Tem outro colega do site que precisou da membrana da bomba de pressao a vacuo de uma estacao de solda e nao achou, entao, seria prudente exigir do vendedor algumas pecas de desgaste rapido para compra junto da estacao de solda.
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor guest2003 » 29 Dez 2006 08:55

O pessoal deste site Centro de Sunkko é BEM enrrolado... portanto "use com cautela" :)

A serie profissional da AFR eh bem legal... (aquela com resistencia ceramica e ponta com mais massa) mesmo no de 30w ele tem massa sufuciente para aquecer pontos maiores quando necessario. (R$80,00)

Uso um destes AFR e um Weller (aquele com ponta magnetica) este eh o motivo do preço alto da ponta (q por sinal dura MUITO) ela atua como uma estação de solda, so que com temperatura fixa (vc escolhe no momento da compra da ponta) ele aquece MUITO rapido e mantem a temperatuda controlada... porem o ferro custa uns R$150,00 :(

é isso...

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor phophollety » 31 Dez 2006 17:43

Então pessoal...

Por um lado fiquei sabendo desse colega que teve problemas com a membrana da bomba da sua estação de solda e retrabalho... e que a SUNKKO só dispunha de bombas completas e usadas.... desanimador... :? :?

Eu gostei do modelo da Toyo, ele marca temperatura real da ponta do ferro e também marca a temperatura ajustada, interessante, mas no site da SUNKKO não achei nada sobre manutenção para esse modelo de estação, tal como: Manual da estação e achei pouca coisa sobre peças, apenas alguma pontas que nem está especificado se na TS 931 TOYO serve... vou tentar contato por msn....
phophollety
Dword

Mensagempor brasilma » 31 Dez 2006 18:51

Quem reclama dos Hikari é porque nunca trabalhou con um (IN)FAME, rs, rs ...esquentava mais o cabo que a ponta, a ponta não tinha nenhum tratamento e queimava rapidinho.

Eu tbem uso os Hikari e não tenho o que reclamar, tenho tbem uma estação baratinha que é simplesmente um dimmer e um ferro de 50W, se for somar o preço de um ferro, o suporte e o dimmer fica mais caro - eu recomendo esta para aplicações simples, a marca é FTG.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor gordomlm » 31 Dez 2006 19:32

Brasilma,

Não esqueçe que o "INFAME" tinha um concorrente bem "hot" o "ENER(VA)".

Já tomei conhecimento de empresa que compra ferro de camelo e coloca a ponteira do hikari.

O segredo esta na ponteira, se esta for de boa qualidade, até a minha vó realiza solda padão.

Abraços

E Feliz 2007 a todos os colegas do forum ASM51
gordomlm
Bit

Mensagempor phophollety » 31 Dez 2006 19:45

Então Brasilma, não é por que sempre se trabalhou com equipamentos antiquados como FAME que não se possa trabalhar com coisas boas... a minha idéia ao abrir esse tópico foi buscar idéias para uma novas estação de solda de qualidade, visto que me basei em padrões do solda como WELLER E UNGAR, não se se você já usou essas marcas mas simplesmente são as melhores, indiscutivelmente....

Comecei a pesquisar a conhecer, HAKKO, SUNKKO, DNS e TOYO.. agora olha só que engraçado..

HAKKO E SUNKKO tem sites diferentes mas a estação modelo 936 a mais famosa é EXATAMENTE IGUAL! (também exista a TOYO 936 e a DNS 936)

Sukko 936 -> http://www.heinc.com/Sunkko/L936esd.jpg
Hakko 936 -> http://shop.kiesub.com/stores/Kiesub/ca ... kko936.jpg

No www.centrodesunkko.com.br a DNS 936 custa R$100,00 que é a mesma estação e vem com as mesmas coisas que a SUNKKO 936 que custa R$120,00 entretando a HAKKO 936 é mais cara.

Antes tinha gostado da TOYO TS 931 mas apesar de suspeitar que tenha a mesma lapiseira que a SUNKKO E HAKKO desisti, pois, não achei quase nada sobre ela na internet, muito diferente da HAKKO e SUNKKO que além de sites com documentação ainda tem milhares de sites por ai vendendoos produtos... então estou por escolher a SUNKKO 936 preferencialmente a versão D de digital que conta com um termômetro, mas tudo bem se não o tiver continua sendo um bom equipamento, quero agora descobrir que revende isso na SANTA IFIGÊNIA, visto que não quero ficar pagando sedex do CENTRO DE SUNKKO toda vez que precisar de uma ponta....

OS custos (baseado no Centro de Sunkko)

936 Analógica R$120,00
936 Digital R$150,00

Resistência cerâmica com sensor R$20,00
Ponta de qualquer modelo (desde 0,2 mm agulha até 5mm fenda) R$13,00

Achei os preços ótimos, quase todos podem investir R$120,00 em uma estação de solda que segundo manuais tem uma lapiseira leve (menos de 60grs segundo manual), temparatura controlada, resistência cerâmica, suporte por rosca na parte e trás (já tentaram soltar o parafuso do Hikari depois de alguns meses? E quando ele solta e a ponta cai.. puft...) e por assim vai... Não sei se terei a mesma performances que um WELLER/UNGAR mas se for bem melhor que o Hikari já me contento muito... então.. fica essa a minha sugestão... vou tentar de 936 assim que comprar posto fotos e resultados..

Boa sorte nas soldas ai pessoal! :lol: :lol:
phophollety
Dword

ferro

Mensagempor Visitante » 01 Jan 2007 18:40

Isso é o de menos, existem coisas mais importantes que às vezes deixamos passar em branco, como: pulseiras anti-estática, um multímetro true rms ..................para quem trabalha com microcontroladores basta um ferro de 30W. Como back-up um de 40w.
Visitante

Mensagempor phophollety » 01 Jan 2007 19:07

Pulseira anti-estática? A solução é simples.. um simples pedaço de fio e um resistor de 10MOhm resolve o problema... mas como se falar de estática quando um simples ferro que não tem proteção ESD é usado? De que irá adiantar uma pulseira anti-estática se tem-se um potencial de fuga direto de 60V no ferro? (já mediram os seus? :roll: )

Não levo as coisas bem assim.. se posso comprar um Hikari por R$35,00 que eu pessoalmente considero um lixo, que tem um projeto antiquado e baixo isolamento.... e posso comprar uma estação Sunkko com temperatura controlada, pontas tratadas, ferro extremamente leve (44Gramas segundo manaul), proteção ESD e muito mais coisas por R$120,00 é de se pensar... mesmo sendo 4X o preço do Hikari ainda é acessível a quase todos.

Imagem

Multimetro True RMS é algo bem útil.. mas se estamos falando de equipos de qualidade.. creio que para comprarmos um FLUKE TRUE RMS fica complicado para 99% do pessoal... isso não é acessível
Editado pela última vez por phophollety em 02 Jan 2007 09:58, em um total de 1 vez.
phophollety
Dword

Mensagempor brasilma » 02 Jan 2007 08:20

Phofo,

Já trabalhei com uma estação Weller que durou até bastantinho, o que achava mais legal nela é que esquentava rapidinho, porem quando queimou a resistência a brincadeira acabou, pois seu custo era muito alto na época.

Agora pelo que vc está colocando os preços estão muito bons.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor phophollety » 02 Jan 2007 09:56

Exatamente Brasilma.. ocorrem os mesmo problemas comigo...

Weller eu acho excelente, tem inércia térmica (capacidade para soldas grandes..) esquenta rápido, ponta muito bem tratada, temperatura ajustável e tal..

Mas é cara.. os modelos que usavam um sensor termopar dentro de um cilindrinho cerâmico quebravam absurdamente fácil era só olhar feio...
A resistência durava bastante mas também era cara pra caramba...

Uma vez achei uma estação analógica, mas com controle por pot, novinha novinha na sucata, paguei R$10,00 mas só tinha uma lapiseira boa aqui em casa para usar, ai aposentei novamente...

Olhando o projeto desses ferros novos, muito me lembra da Weller...

essa é a resistência:

Imagem

Cerâmica com o termopar dentro, a resistência Ohmica da cerâmica é >10MOhm, ou seja, não teremos problemas com ESD.

Vamos supor que a lapiseria completa quebre por algum motivo.. o custo dela é de R$65,00 tanto é que eu penso em comprar o kit completo, estudar essa lapiseira e adaptar nas estações Weller que tenho...

Prentendo comprar em janeiro essa estação assim que eu comprar posto fotos e comentários, alguém usa essa ou tem outro modelo para sugerir?
phophollety
Dword

Mensagempor Visitante » 02 Jan 2007 15:54

A primeira coisa que faço ao adquirir um ferro de solda é trocar o cabo por um que tenha o fio verde/ amarelo para aterramento, aí é só aterrar a estrutura metálica do dito cujo. Quanto à pulseira anti-estática, o resistor é de 1mega ohm, e é tão baratinha que não compensa ficar fazendo gambiarra. Alguém saberia informar se esses ferros mais caros, weller por exemplo já vem com esse pino 2p+t?
Visitante

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais