styg escreveu:Pode ser esse o problema mesmo, minha placa não fica como o B que está muito exagerado, mas é um meio termo entre os 2.
Eu to aplicando com um pedaço de papelão com fita adesiva colada dobrada na ponta, como mostras num videos.
Desse jeito que eu faço fica difícil aplicar uma camada fina e uniforme perfeitamente, então acaba tendo que carregar um pouco mais para garantir uma placa livre de falhas.
Styg.
Quando usava esse método, fiz o seguinte para homogeneizar o produto na placa de ci.
1- Fixava um fio de cobre, bem esticado, em cada um dos dois lados da placa. As pontas dos fios eram presas na outra face da placa, com fita isolante, para não interferir na espessura. O fio tinha o diâmetro da espessura desejada para a camada e situava-se a cerca de 3 mm das duas bordas.
2 - Minha espátula era um retângulo de vidro, o que garantia uma borda reta e rígida. As bordas eram levemente lixadas, para não cortar a mão.
3 - Fixava a placa em uma base (com fita adesiva dupla face), juntamente com outra (auxiliar). Nessa segunda colocava o produto.
4 - Passava a espátula sobre a placa auxiliar para "trazer" o produto para a placa principal. Os fios de cobre garantiam a espessura uniforme.
Observe na figura a marca dos fios de cobre.
Com esse método você pode aplicar a espessura que desejar, bastando alterar o diâmetro dos fios de cobre.
Há pelo menos uma limitação nesse método. Se a base da placa for de fenolite, daquelas que não são bem planas, então a espessura não fica uniforme. A medida que o tamanho da placa fica maior, fica mais difícil de manter a espessura, porque a placa não é perfeitamente plana.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain