Entrelaçamento quantico

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Entrelaçamento quantico

Mensagempor brasilma » 19 Nov 2014 09:47

Você viram este assunto a um tempo atrás: http://www.istoe.com.br/reportagens/381 ... +NA+FISICA

Bom isto tem correlação com o que os físicos rotulam de "entrelaçamento quântico" e traz muitas questões como...

http://www.cienciasparalelas.com.br/ent ... -quantico/

Vejam também "salto quântico"
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Re: Entrelaçamento quantico

Mensagempor andre_luis » 19 Nov 2014 12:01

Essa é talvez a única propriedade da matéria que não é possível dar qualquer explicação lógica, a não ser pela criação de uma nova ciencia, pois apenas a quantica não explica.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Nov 2014 21:48

Vejam este vídeo. Mostra um pouco sobre a teoria quântica.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Alexandro » 21 Nov 2014 07:06

Eu li uma vez sobre este estudo que poderia colocar a carga positiva desse atomo em um lugar na terra e a negativa colocar na Lua e ao modificar o positivo aki para negativo, o da lua altera para o oposto.
Achei divino, é algo sem explicação por enquanto.
Alexandro
Byte

Mensagempor brasilma » 21 Nov 2014 10:49

Outro efeito interessante e utilizado em transistores com mesmo nome é o Tunelamento Quântico...
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 21 Nov 2014 13:17

Alexandro escreveu:Eu li uma vez sobre este estudo que poderia colocar a carga positiva desse atomo em um lugar na terra e a negativa colocar na Lua e ao modificar o positivo aki para negativo, o da lua altera para o oposto.
Achei divino, é algo sem explicação por enquanto.

Uma coisa que não entendi.
Informam que isso é imediato. Mesmo que as distâncias sejam grandes. Claramente que isso contradiz a teoria de que nada pode se mover mais rápido que a luz.
Por outro lado, como provariam que se moveu mais rápido que a luz, se para medir é necessário comparar a medida realizada nos dois locais? Se você estiver em um dos dois locais, a informação da medida do outro local viajaria à velocidade da luz do até você.
Estranho.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor xultz » 21 Nov 2014 13:21

Não contraria não, Moral, porque ao mover uma partícula, a outra se move imediatamente. O que se moveu entre uma e outra? Nada. Você pode dizer "ah, a informação da posição de uma em relação a outra se moveu mais rápido que a luz", mas é uma questão de ponto de vista.
Como fizeram prá medir isso, eu não sei, mas que é instantâneo, isso é.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 21 Nov 2014 15:52

xultz escreveu:Como fizeram prá medir isso, eu não sei, mas que é instantâneo, isso é.

Já que não satisfaz á fisica relativistica, agora falta alguem desenvolver a fisica absolutistica pra explicar isso...
:)
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor EvandrPic » 21 Nov 2014 16:57

Transistor túnel acho que ainda não existe no mercado (só nos laboratórios) mas diodo túnel sim.
Tem também o microscópio de corrente de tunelamento que usa essa propriedade da física quântica
.

Diodo túnel 1N3716

Imagem
http://commons.wikimedia.org/wiki/File: ... _diode.jpg

brasilma escreveu:Outro efeito interessante e utilizado em transistores com mesmo nome é o Tunelamento Quântico...
EvandrPic
Dword

Mensagempor MOR_AL » 21 Nov 2014 18:03

xultz escreveu:Não contraria não, Moral, porque ao mover uma partícula, a outra se move imediatamente. O que se moveu entre uma e outra? Nada. Você pode dizer "ah, a informação da posição de uma em relação a outra se moveu mais rápido que a luz", mas é uma questão de ponto de vista.
Como fizeram prá medir isso, eu não sei, mas que é instantâneo, isso é.

Xultz!
Não me fiz entender.
As duas partículas estão paradas. Considere que uma ficou aqui na terra e a outra foi transportada a uma distância de alguns anos luz. Isso pode ter levado alguns séculos, mas não importa no momento.
A experiência é provocar uma alteração na partícula da terra e verificar se a outra partícula teve uma alteração contrária. Acho que não estaria errado se considerasse o spin de um elétron e o spin contrário do outro elétron com entrelaçamento quântico com o primeiro.
A pergunta é; como saber que o elétron que se encontra a alguns anos luz sofreu uma alteração instantânea e contrária ao spin do elétron deixado aqui na terra, se a informação da medida do spin do elétron distante teria que viajar durante alguns anos para chegar até a terra e ser comparado com o instante da alteração do spin daqui?
....Acho que meus conhecimentos estão tão aquém do mínimo necessário, para ir adiante e entender a resposta.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 21 Nov 2014 22:00

Fenda dupla, experiência que demonstrou a dualidade onda-particula, porem até hoje os físicos não tem certeza da explicação...

https://www.youtube.com/watch?v=HZDR45m8AdY
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 22 Nov 2014 09:18

Moral, até onde sei (e provavelmente esteja 100% errado), só se sabe disso pela teoria. Na teoria é possível entrelaçar uma partícula na terra com outra levada prá Plutão, e na teoria a movimentação seria teoricamente instantânea. Ou seja, no mundo maravilhoso do Matlab, o entrelaçamento funciona assim. Na teoria. Até onde sei, os testes em laboratório em escala reduzida comprovaram as teorias, agora se isso continua funcionando em escala astronômica, SDS (só Deus sabe).
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 22 Nov 2014 17:08

Um artigo que li e perdi :-( teorizava que a explicação para o entrelaçamento quântico se dá através da teoria dos Universos paralelos, não múltiplos como na teoria dos multiversos, mas apenas dois...

Achei!!! http://www.megacurioso.com.br/fisica-e- ... =imggrande
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 22 Nov 2014 22:04

xultz escreveu:Moral, até onde sei (e provavelmente esteja 100% errado), só se sabe disso pela teoria. Na teoria é possível entrelaçar uma partícula na terra com outra levada prá Plutão, e na teoria a movimentação seria teoricamente instantânea. Ou seja, no mundo maravilhoso do Matlab, o entrelaçamento funciona assim. Na teoria. Até onde sei, os testes em laboratório em escala reduzida comprovaram as teorias, agora se isso continua funcionando em escala astronômica, SDS (só Deus sabe).

Ok!
Realmente parei neste ponto. Mais que isso, estaria divagando. Pior ainda. Baseado em fontes aceitáveis, porém com minhas interpretações de leigo.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor RobL » 24 Nov 2014 19:18

Revista Isto é .... Deve ser "isto é que não é".
Moral fez as observações corretas. Instantâneo, com as atuais teorias não dá. Ainda estamos limitados por "c" (não é linguagem C). Esta limitação ainda está dando frutos.
Com as atuais teorias, medir esta reação instantânea é complicado. Se fosse instantâneo, muita partícula deixaria de existir!!!! O que vimos, com medidas indiretas, já não vemos mais. Teria que revolucionar tudo. Pobre Einstein, deve estar triste com a Isto é.
RobL
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais