Mobilidade e trabalho

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mobilidade e trabalho

Mensagempor RobL » 11 Jun 2014 12:19

Vejo chamadas para emprego que solicita um altíssimo nível e um conhecimento universal, como conhecimento em C++, C#, Linux embarcado, RF, etc, domínio avançado de línguas, disse línguas, ao menos duas, além da sua nativa e depois vejo o anúncio colocar que tem almoço no local e coisas do gênero !!!
1- Carara, será que um nerd desses não pensa em contratar um sócio para a área comercial ?
2- Por que um cara desses tem que se movimentar de casa até a empresa ?
3- Seria para verem ele almoçar no bandejão da empresa, ou como um gênio come macarrão ?
4-Será que um cara desses tem que bater cartão de ponto ?
5- E qual o salário inicial !!!!????

Penso que com um sócio comercial no mínimo ele venderia seus projetos para essa própria empresa que fez o anúncio, ou talvez até ele negociando diretamente, se for hábil. E duvido que um cara deste, sozinho no mundo, ganhe menos que 15K Reais se for lentinho.

No início da década de 70 (isto no século passado) tive a oportunidade de visitar a Scania em SP na área de "montagem artesanal". Isso mesmo, era esse o nome da área. O funcionário só não levava o motor para casa por que era grande, pesado e o ferramental era complexo. No entanto, não batia cartão de ponto, não havia dia ou hora para trabalhar, somente havia meta ajustada, sim para cada funcionário. Curiosamente, contrastando com as recomendações ISO, um deles tinha o motor no meio de uma "sala"(no galpão,ou seja, no espaço dele), onde tinha de tudo, sofa, televisão, livros e revistas, fogão, etc, isso, um motor no meio disso tudo. Penso que hoje isso seja até ilegal pelas leis trabalhistas!!!
Será que um cara, como esse dos anúncios, aí de cima, tem que trabalhar como um pião, nos dias de hoje, com todo esse cabedal solicitado e toda essa mobilidade de dados disponível???
RobL
Dword

Re: Mobilidade e trabalho

Mensagempor mastk » 11 Jun 2014 13:16

Bem, eu tenho todos esses requisitos e mais.

1 - Nao conheco ninguem e parceiro comercial, acaba sendo chefe.
2 - Nao sei, mas nao vejo razao para isso, talvez seguranca, em casa eu tenho um laboratorio melhor de que qualquer empresa que eu trabalhei ate agora.
3 - Gosto de comer sozinho.
4 - Sim, bato ponto, CLT parceiro.
5 - De engenheiro Jr, enquanto nao me formo.

Vc precisa ter em mente que 1970 foi uma mamata, a vida era facil e soh nao ficou rico quem nao queria, hoje a coisa esta dura, concorrencia e varios problemas que impendem de exister uma vaga dessas.

Se for para eu fazer um produto meu, preciso de dinheiro e nao tenho.
mastk
Dword

Mensagempor vtrx » 11 Jun 2014 14:28

Globalização é a resposta.
vtrx
Dword

Mensagempor pbernardi » 12 Jun 2014 11:50

Em parte é isso mesmo. Há chineses e indianos que conhecem isso e trabalham por comida.

Mas há outros fatores também. Desenvolver um produto no Brasil eh pedir pra sofrer:

1 - Sua empresa vai demorar meses ou anos para abrir;
2 - Você vai pagar impostos por amostras, incluindo frete;
3 - Cada amostra que você pedir, tem uns uns 20% de chance de ficar meses parado na receita;
4 - Além dos impostos sobre amostras, você vai pagar mais uma caralhada de impostos;
5 - Você vai fazer um projeto e vai vir um fdp copiar. No Brasil, patentes são uma piada;
6 - Qualquer funcionário que você tiver vai entrar com um porcesso trabalhista e te tirar até as calças;
7 - Aliás, qualquer funcionário que você contratar, você paga por 2 (FGTS, 13º, mais um pouco de impostos...)
8 - Algum dia, você vai ter que fechar a empresa, e dá-lhe dor de cabeça.

Resumindo, se você vai para uma empresa, você ganha salário, almoço e VA. Se você abre uma empresa, você meio que paga pra trabalhar.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor Maffeis » 12 Jun 2014 13:31

Imposto não quebra as empresas não

vai precisar pagar com certeza e não eh barato mais isso não eh motivo pra ngm quebrar

o difícil eh vc ter uma ideia boa inovadora viável e vc ter o capital inicial para cobrir os gastos iniciais
Maffeis
Word

Mensagempor pbernardi » 13 Jun 2014 10:29

Não quebra, mas tira a competitividade. A falta de competitividade quebra empresas no nosso ramo.

Como vai competir qualquer um (nem estou falando nos chineses), se os seus protótipos demoram meses a mais a ser montados do que os concorrentes, se os custos de desenvolvimento é mais alto, se ao invés de focar na parte técnica, ter que ficar administrando burocracias.

A soma de tudo isso ferra com a nossa competitividade. Os desenvolvedores de outros países simplesmente fazem mais rápido e mais baratos do que a gente (mas não necesariamente melhor).
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor RobL » 13 Jun 2014 10:34

Tudo bem que gravar um chip não faz um produto.
Mas tem gente por ai fazendo isto e sem empregado, ganhando, não muita grana, mas no todo, uma condição de vida boa.
Será que um profissional com esse cabedal precisa de um "capital inicial" para um pequeno negócio desse tipo, mas de grande relevância social ?
Cara, já calcularam o custo hoje, só com mobilidade ? Incluíram o seguro, depreciação, até dos sapatos, necessidade do psiquiatra causada pelo trãnsito urbano, etc ?
As estatísticas mostram que cidadão com boa qualidade de vida, não precisa se quer de um plano de saúde privado. Por ser de necessidade eventual, poderia pagar diretamente a consulta no privado ou até usar o público, onde houver condições. Isto significa mais dindin no bolso.
RobL
Dword

Mensagempor pbernardi » 13 Jun 2014 13:58

Bom, eu não moro em São Paulo. Há vida fora de Sampa.
pbernardi
Word

Mensagempor Maffeis » 13 Jun 2014 14:30

Soroca Campinas são josé dos campos santa rita do sapucai
Maffeis
Word

Mensagempor mastk » 13 Jun 2014 14:51

pbernardi escreveu:Bom, eu não moro em São Paulo. Há vida fora de Sampa.

Ha cara, eh mais ou menos assim, tem Campinas e alguns cidades satelites o resto do Brasil eh mato.
mastk
Dword

Mensagempor Iran » 13 Jun 2014 15:18

mastk escreveu:Ha cara, eh mais ou menos assim, tem Campinas e alguns cidades satelites o resto do Brasil eh mato.

Mato ralo, São Paulo é Selva.
Iran
Word

Mensagempor mastk » 13 Jun 2014 15:28

Em todo o caso, o ramo de embarcados vem se tornando cada vez mais complexo, eu nao sei vcs, mas no meu caso, ja faz anos que eu nao faco nada que envolva apenas um MCU de 8 bits com funcoes bem especificas.
mastk
Dword

Mensagempor dreher » 13 Jun 2014 15:58

Pois é, eu estou aqui em Blumenau programando arco e flecha para os indios...
dreher
Byte

Mensagempor xultz » 13 Jun 2014 16:13

MCU? O que é isso?
Ontem aqui em Curitiba eu vi duas pessoas batendo pedras umas nas outras, saíam umas coisas luminosas, e uma delas caiu num monte de folhas secas, e aquilo acendeu! Duvido que tenha algo tão avançado em São Paulo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor pbernardi » 13 Jun 2014 17:56

...

Tchau thread.
pbernardi
Word

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais