Vejam o que me aconteceu e quem sabe alguém consiga explicar.
Estou a uns 4 dias dando “murro em ponta de faca”.
Para fazer um gerador DDS com o AD9850, tenho que incluir um frequencímetro para conhecer a frequência gerada. Não quero simplesmente obter a frequência pela inclusão do código. Quero medi-la também. Então comecei pelo frequencímetro.
Como é necessária uma janela precisa, durante a qual os pulsos são contados e tenho limitação de memória de programa, então fiz em assembler.
Como o gerador tem modulação, então usei byte (e não bit) para programar a frequência mais rapidamente. Com isso posso ter maior taxa de modulação. Mas isso exigiu um PIC com mais pinos. Tive que usar um de 28 pinos (PIC16F873A).
Até aí tudo bem.
Usei um novo mostrador LCD 2x16 azul. Estava barato e comprei alguns. Ele vem sem a parte de controle de iluminação dos caracteres e do fundo.
Como estava acostumado com aqueles que possuem o controle em outra plaquinha acoplada, nem me preocupei. Ao ligá-lo junto com o PIC nada aparecia.
Seria o firmware, ou o LCD? Seria a nova frequência do oscilador de 20MHz em uma Protoboard? Já fiz isso antes e funcionou, então não poderia ser a montagem. Mas a Protoboard que eu usei antes era de outra marca e tem uma chapa de alumínio ligada ao terra.
Comecei a desconfiar do LCD. Após muitos testes descobri que tem uma pequena faixa de tensão que os caracteres acendem legal, desde que o back light esteja com alguma luz. O ideal foi colocar um resistor de 2k2 em série com o LED do LCD para o back light e um divisor resistivo 5V – 3k9 – V0 – 470 – terra, para o V0.
Com isso o LCD mostrava os caracteres com ótima iluminação e contraste.
Liguei no PIC e ... NADA! Mas agora eu tinha excluído o LCD do problema.
Passei a desconfiar do firmware. Tirei coisas daqui, dali até que deixei apenas as duas funções do LCD que eu tinha criado. A que configura o LCD e a que escreve algo.
Mesmo assim nada aparecia no LCD. Mas como? Essas rotinas já vinham sendo usadas em diversos projetos e nunca haviam dado problema. Então porque não aparecia nada no display? Chabú total!
Me lembrei que estava usando um oscilador de 20MHz. Talvez fosse isso na Protoboard. Baixei o oscilador para 4MHz, que já funcionou antes. NADA!!!
Mudei a configuração de HS para XT. NADA!
Será que o PIC16F873A tem algo que eu desconheço e que pode causar esse problema?
Substituí os pinos do PIC que iam ao LCD. Agora as conexões ficaram bem pequenas e diretas. Isso também mudava os pinos. Se alguma função dos pinos anteriores não fora cancelada, agora esse problema poderia se mostrar.... NADA!
Troquei o PIC16F873A na Protoboard pelo PIC16F628 de uma PCI. NADA!!! Bom. Agora era a Protoboard nova.
Fiz uma PCI exclusivamente para o teste do LCD com o PIC16F873A.
Ora aparecia a bendita palavra “Freqüência” ora não. Mas como isso é possível?
Me lembrei que estava trabalhando com um cristal de 20MHz e que tinha colocado um capacitor trimmer em paralelo com um dos capacitores que ficam conectados ao cristal. Esse trimmer tem a finalidade de ajustar a frequência de oscilação do oscilador em uma pequeníssima faixa. Necessário para o projeto. Alterei o parafuso do trimmer até que na maior parte das vezes que eu ligava, aparecia a palavra “Freqüência”.
Aí comecei a recolocar as outras funções no firmware.
Tem uma chave de um pólo e duas posições. Uma posição vai ao terra e a outra ao +5V. O pólo vai ao pino do PIC através de um resistor de 2k2. O diagrama esquemático se encontra a seguir: Ops! A outra posição está indo ao terra mesmo e não como está mostrado.

Pensam que terminou??? Nãããooo!!!
1 – Dependendo da posição da chave (Vcc ou terra) a palavra frequência aparece ou não.
2 – Ao mudar a posição da chave de modo aleatório, a CORRENTE NO PIC vai para uns 800mA. O quê que essa chave faz para alterar a corrente no PIC, se há um resistor de 2k2 dela para o pino?
3 – Estou usando o ICPROG e um programador comercial para programar o PIC.
Muitas vezes a verificação falhava.
Pequei o osciloscópio. Verifiquei se havia tensão entre os conectores do osciloscópio e do programador. Ok!!
Verifiquei que a transição do clock, que lê ou transfere os dados, estava ocorrendo no meio do dado estável. Estranho!!! Devia funcionar direito.
Aí me emput&$$!, err... fiquei chateado, e coloquei o PIC na placa mesmo tendo acusado que a verificação falhara no endereço blábláblá!!! A palavra Freqüência aparecia. Mas será que era referente à penúltima gravação, com verificação ok, ou era referente à última que dera problema de verificação? Alterei a palavra para “Frequenci”, sem o “a” final. Gravei e deu falha na verificação. Isso começou a ocorrer depois da corrente excessiva no PIC. Coloquei o PIC assim mesmo na PCI e apareceu a palavra “Frequenci”. Que doideira! Funcionou.
4 – Ta pensando que acabou? Nãããooo!
Durante essa peripécia o meu PC, de uma geração anterior que mantenho na bancada para fazer os trabalhos com circuitos, pifou.
Primeiro foi o HD e logo em seguida a fonte. Estranho!!!
a) Testei o cabo de alimentação com uma lâmpada de 60W. Não havia mal contato.
b) Testei a fonte. Conectei um fio (verde?) ao terra e um led com um resistor ao +5V. Não funcionou. CONDENEI A FONTE.
c) Pequei o HD e coloquei no meu PC de última geração: FALHA NO HD. CONDENEI O HD.
d) Comprei uma fonte nova por R$28,00. Se fosse comprar apenas uma ventoinha da fonte já custaria algo parecido. Não vale mais a pena consertar enquanto os chineses que montam os circuitos se contentam somente com arroz.
e) Comprei um HD de mesma capacidade por R$170,00. Por R$198,00 vou salvar o PC da bancada.
f) Coloquei o PC na bancada e coloquei a fonte solta e liguei. Funcionou. A ventoinha partiu! Repeti o teste umas 5 vezes, em todas às vezes a fonte funcionou. Fixei a fonte e coloquei o gabinete em seu lugar definitivo. Chabú total. A fonte não ligou. Fiquei tão put.. err chateado, que dei um murro no console do PC (já ia jogar fora mesmo, então pelo menos descarregava minha raiva no maldito). Machuquei a mão, mas internamente eu estava vingado. Amassei o gabinete do PC. Esqueci que tinha deixado ligado e ao retirar de seu lugar eis que a fonte LIGA! UÉ???!!! Que quê aconteceu??
Repeti o movimento (não a porrada) e a fonte ligava e desligava. Só podia ser uma coisa. Peguei o cabo de força e fiz força até arrancar o conector que ia ao PC. Troquei de cabo e o PC voltou a ligar todas as vezes que eu testava. O cabo estava ruim. Aquele mesmo que eu testara antes e com uma lâmpada como carga. É sabido que um multímetro não é confiável nesses casos.
Porr@, err puxa, então a fonte que eu testara e não funcionara, era por causa do cabo e não da fonte. O chato foi que eu cortei aqueles n fios que vão a um conectorzão para levar apenas o conector, quando fui comprar outra fonte. Sem problemas, refiz todas as conexões. Testei a fonte já com o cabo novo e ... funcionou!!! Hehehe!
Pensam que acabou??? Nããããooo!
Coloquei o HD velho, que estava condenado, tanto no PC velho como no novo, lembra?
O HD funcionou!!! ... E agora, vai explicar toda essa história.
Com 45 anos que mexo com eletrônica, posso afirmar que ela está mais para “negócio do demo”

Agora só me basta descobrir porquê dessa corrente toda no PIC, quando mexo na chave 1 pólo e 2 posições.

Abraço.
MOR_AL