Programação

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Programação

Mensagempor mastk » 18 Mai 2012 11:48

Vc sabe programar?

Já vez essa pergunta, de forma sincera e profunda a essa questão?

Recentemente eu me vi em uma situação de fazer um programa para testar um programa alheio. Na primeira passada achei uma grande quantidade de bugs, o veridito inicial, era: Erro no meu programa.
Após provar que o que fiz estava correto, dai sim, começou as correções.

O cidadão a qual, testei o programa, se julga um excelente programar, o melhor do Brasil, ao ler o codigo, que segundo ele, é uma obra de arte, aconteceram dezenas de vezes, de uma variavel errada, um estrutura vergonhasa, e similares.

Quando estudamos algoritmos, ou se dedica profundamente sobre logica e programação, vem a ideia de ser organizado e linear no pensar, entretanto, o pensamente não é uma linha, o primordial é resolver o problema, não vem bem uma bagunça no pensar?

Já li, que programar dentro da linguagem é ruim (e comum), eu vejo pensar dentro da linguagem, o que é: Uma pobreza.

Eu vejo essa arte hoje, em seu ideal, da seguinte maneira:
1° Enteder o problema
2° Tentar soluções (zona total nessa parte e até voltar ao passo)
3° Estrutar a solução
4° Implementar
5° Testar
6° Apreciar a solução

Digo que a pessoa que penso em uma liguagem e se orgulha tanto de suas soluções, está realizando POE (Programação Orientada ao Ego), o pode fazer de alguem que seja bom, acabe mediocre.

Assim falou Zarat... Mastk.
mastk
Dword

Mensagempor chrdcv » 18 Mai 2012 12:27

Olá Mastk!

Cara, em primeiro lugar parabéns! Programa que testa programa é uma tarefa um quanto tanto complicada e de certa forma hercúlea, pois entra na parte matemática hardcore da computação é análise formal, associada a combinatória e fundamentos teóricos da computação. Lembro que um dia assisti uma palestra de um professor sobre o assunto, e saí de lá me sentindo menos que o excremento de um protozoário (não que eu seja mais do que isso).

A enumeração que fez para solucionar um problema computacional está bem prática, mas ressalvo que o segundo passo: "2° Tentar soluções (zona total nessa parte e até voltar ao passo" pode tornar torturante caso não haja conhecimento prévio de algoritmos e análise de algoritmos. Um exemplo clássico disso poderia ser a resolução do problema das n rainhas. Caso não tenha conhecimento de grafos ou inteligência artificial, a abordagem para a resolução do problema torna-se massacrante e nem sempre leva a heurísticas melhores, o que acarreta maior custo computacional, maior gasto de energia, etc...

A questão da linguagem já é coisa do passado. Quem fica preso a somente uma linguagem de programação é refém dela. Na dinâmica atual do mundo, e com o poder computacional que temos, além de um maior entendimento e domínio de linguagens de computadores, análise semântica e sintática, é possível a resolução de um problema utilizando uma linguagem que ofereça algoritmos "build in", sem a necessidade de re-escrever código. Python e Ruby são exemplos dessas linguagens de prototipação rápida.
chrdcv
Dword

Mensagempor mastk » 18 Mai 2012 12:58

Apesar de testar, os testes são rusticos e simples e esse é um assunto que me interresa, recomenda algum livro sobre?
mastk
Dword

Mensagempor xultz » 18 Mai 2012 14:51

Vc sabe programar?

Já fez essa pergunta, de forma sincera e profunda a essa questão?

Sim, várias vezes, e a resposta é sempre a mesma: não.

Na verdade, a única coisa que sei fazer direito é pudim de leite.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 18 Mai 2012 14:55

msamsoniuk
Dword

Re: Programação

Mensagempor andre_luis » 19 Mai 2012 08:25

mastk escreveu:...O cidadão...se julga...o melhor do Brasil...

Esse é um tema interessante.

Há pessoas que aprendem uma determinada filosofia na faculdade, e não sabem sair daquele quadrado, pois é a única direção que conhecem. Um dos exemplos é a famosa 'abstração' : Fazem programas otimizando o reaproveitamento de código, e deteriorando a performance. É como a cegueira de uma religião.

Ano passado, criei em 2 meses, numa linguagem que eu nunca havia usado, algo que estavamos implorando a 2 anos para o departemento de programação(com dúzias de programadores Java certified), onde alegavam complexidade e o escambáu.

E olha que o meu programa ficou melhor de que qualquer um deles faria, segundo minha opinião.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 19 Mai 2012 13:57

se eu sou o melhor programador do universo eu nao sei, mas depois q comecei a programar forte em verilog, a minha capacidade de obfuscacao de codigo em C atingiu o level yoda! huahuahua
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 19 Mai 2012 13:59

Imagem

Eis um livro que comprei, li um pouco e parei, precisso de um lugar para sentar, caderno, lapis e borracha, coisas que alem de dificeis de serem obtidas em um meio de transporte publico, são dificeis de manusear no mesmo.

Liguagens, sei ASM de diversas CPUs, C, Java, Pascal e Python.

E mesmo assim, penso que até ser capaz de um Kernel meu, no nivel dos BSDs, é melhor estudar e me aprimorar mais, Sam.

E Andre, pois é, isso já aconteceu comigo diversas vezes, mas eu mesmo já empaquei com problema e achando que o meu jeito era o melhor e ponto final, ou seja, um **** de um ego, em uma situação em que deveria ser flexivel, como lidar com isso?
mastk
Dword

Mensagempor mastk » 19 Mai 2012 16:04

Hoje descidi passar na livraria cultura e pegar alguns livros novos e me deparei com isso aqui:

Imagem

Apesar de querer pensar torto, esse livro é a resposta ao pensamento que me levou a criar esse topico, vamos ver o que o livro tem para mim.
mastk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 20 Mai 2012 10:48

nao esquecer de ler um ou dois livros de engenharia de software e suas ferramentas...por exemplo UML
tcpipchip
Dword

Mensagempor mastk » 20 Mai 2012 20:30

tcpipchip, UML eh algo para administracao, certo? Isso eh novidade para mim, parece coisa para projetos grandes, me recomenda algum livro para entrar n o assunto?

Um livro que estava lendo, que parei pela faculdade foi esse:

Imagem

Eh relativamente mal escrito, mas o assunto eh bem interresante.
mastk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 21 Mai 2012 11:08

tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 21 Mai 2012 11:10

Linguagens formais, disciplina obrigatória em Ciencia da Computacao e Engenharia de Computacao.
tcpipchip
Dword

Mensagempor chrdcv » 21 Mai 2012 13:38

mastk escreveu:tcpipchip, UML eh algo para administracao, certo? Isso eh novidade para mim, parece coisa para projetos grandes, me recomenda algum livro para entrar n o assunto?

Um livro que estava lendo, que parei pela faculdade foi esse:

Imagem

Eh relativamente mal escrito, mas o assunto eh bem interresante.

Putz, ia recomendar justamente esse livro para vc! Foi um dos que achei mais fáceis para tentar entender um pouco FTC. Tem outros mais hardcores como o do Hopcroft e Ullman, Sudkamp e Sipser (em ordem de complexidade):

- Introduction to Automata Theory, Languages, and Computation (3rd ed)

- Introduction to the Theory of Computation

- Languages and Machines: An Introduction to the Theory of Computer Science

O F*** é que é relativamente tranquilo, até chegar na parte do Pumping Lemma, é aí que o problema começa a ficar agressivo e hardcore!

Na parte de algoritmos, gosto muito do:
Introduction to Algorithms -- Thomas H. Cormen, apesar de que na parte de grafos ser muito fraca, mas é possível complementar com abundância em: Graph Theory and Its Applications, Second Edition (Discrete Mathematics and Its Applications) -- Gross; Yellen

chrdcv
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor chipselect » 22 Mai 2012 22:43

mastk escreveu:Imagem

Eis um livro que comprei, li um pouco e parei, precisso de um lugar para sentar, caderno, lapis e borracha, coisas que alem de dificeis de serem obtidas em um meio de transporte publico, são dificeis de manusear no mesmo.

Liguagens, sei ASM de diversas CPUs, C, Java, Pascal e Python.

E mesmo assim, penso que até ser capaz de um Kernel meu, no nivel dos BSDs, é melhor estudar e me aprimorar mais, Sam.

E Andre, pois é, isso já aconteceu comigo diversas vezes, mas eu mesmo já empaquei com problema e achando que o meu jeito era o melhor e ponto final, ou seja, um **** de um ego, em uma situação em que deveria ser flexivel, como lidar com isso?

realmente um livro muito bom, naum terminei de ler ainda mas eh bem interessante.
chipselect
Word

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais