USP entra para o 'top 100' das universidades...

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

USP entra para o 'top 100' das universidades...

Mensagempor brasilma » 14 Mar 2012 21:47

USP entra para o 'top 100' das universidades de maior reputação.

http://noticias.terra.com.br/educacao/n ... tacao.html

Divulgado na noite desta quarta-feira pelo instituto britânico Times Higher Education (THE), o ranking das melhores universidades do mundo em relação à reputação coloca a Universidade de São Paulo (USP) no seleto grupo de instituições de ensino mais bem avaliadas por acadêmicos de diversos países. Listada pela primeira vez no ranking, a USP aparece entre as 70 melhores. No topo da lista está mais uma vez a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos. Confira o top 100 aqui.

O ranking foi montado a partir de uma pesquisa para convidados com respostas de pelo menos 17 mil acadêmicos e pesquisadores de 137 países. Os resultados reforçam a posição predominante das universidades americanas. Na lista das 10 melhores estão sete instituições dos Estados Unidos, duas do Reino Unido e uma do Japão. No total, das 100 universidades que receberam a melhor reputação, 19 países estão representados, sendo que a USP é a única brasileira na lista.

No levantamento, os acadêmicos entrevistados apontaram as 15 instituições com melhor desempenho em suas áreas de estudo. Depois de Harvard - que alcançou a pontuação máxima no ranking - aparecem o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), também americano, Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Stanford (EUA), Universidade da Califórnia - Berkeley (EUA), Universidade de Oxford (Reino Unido), Universidade de Princeton (EUA), Universidade de Tokyo (Japão), Universidade da Califórnia - Los Angeles (EUA) e Universidade de Yale (EUA).

Esse é o segundo ano que o ranking de reputação é divulgado. No ano passado, a USP não aparecia na lista e, nesta edição, a instituição paulista se destaca como a única da América Latina. "A Universidade de São Paulo tem muito a celebrar. Esse resultado pode ser um sinal do crescimento da confiança mundial em relação ao ensino no Brasil", afirma o editor do Times Higher Education, Phil Baty. Segundo ele, o resultado ajuda a atrair professores, pesquisadores, estudantes e investimentos estrangeiros que podem contribuir para melhorar ainda mais o desempenho da instituição.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor enigmabox » 15 Mar 2012 19:13

Agora USP tem supercomputador...pena que é tecnologia dos outros....acho que é IBM, alguem confirma?

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/10 ... undo.shtml
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 15 Mar 2012 20:01

O F*** disso eh q vc nao percebe diferenca ou melhora, daih fica aquela impressao de q a usp subiu pq vagou lugar dos q desceram... Eh assim q o brasil evolui! Entao tem q torcer pela terceira guerra mundial, daih na terra devastada o brasil vai comandar total! :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor brasilma » 15 Mar 2012 20:33

Neste tempo de crise, o ensino, principalmente para os Países que já detem o conhecimento e estrutura, é um grande negócio, portanto não acho que perderiam posição facilmente.

Manter o nível nos tempos atuais ja é um grande desafio, porem a USP tem feito muito mais que isso, existe uma grande concorrência estre os campus e uma excelente premiação à todos funcionários por desempenho.

Todos os detalhes que podem afetar o desempenho são controlados rigorosamente, as midias para publicação de trabalhos são constantemente avaliadas buscando sempre as com maior pontuação, existe uma cobrança muito grande dos orientadores e orientados por resultados.

Este resultado é o reconhecimento pelo esforço de todo este esforço.
brasilma
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 15 Mar 2012 22:15

e onde esta o resultado de todo esse investimento em pesquisa?

brasilma escreveu:Neste tempo de crise, o ensino, principalmente para os Países que já detem o conhecimento e estrutura, é um grande negócio, portanto não acho que perderiam posição facilmente.

Manter o nível nos tempos atuais ja é um grande desafio, porem a USP tem feito muito mais que isso, existe uma grande concorrência estre os campus e uma excelente premiação à todos funcionários por desempenho.

Todos os detalhes que podem afetar o desempenho são controlados rigorosamente, as midias para publicação de trabalhos são constantemente avaliadas buscando sempre as com maior pontuação, existe uma cobrança muito grande dos orientadores e orientados por resultados.

Este resultado é o reconhecimento pelo esforço de todo este esforço.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor brasilma » 15 Mar 2012 23:14

Por muito tempo na iniciativa privada e atendendo esse povo, sempre me fiz a mesma pergunta.

E hoje tenho a resposta.

Universidade é educação, serve para formar pessoas para o mercado de trabalho privado, professores, por lei deveria ser gratuita e de qualidade para todos.

A partir do momento que se decidiu criar um sistema assim, e ele existe, o que nos resta fazer é utilizar, e de preferência da melhor maneira possivel.

A pesquisa que se faz lá dentro é uma ferramenta do aprendizado, e muitos pesquisadores conseguem colocação nas áreas onde desenvolveram a pesquisa.

A vida das pessoas que fazem esta opção não é facil, a maioria abre mão da família, vida social, de uma remuneração maior, por 6, 7, 9 anos após a Universidade.

A remuneração com bolsas é muito pequena, e geralmente cobre apenas as despesas básicas da pessoa.

No meu departamento, muitos colegas fazem uma jornada de trabalho que excede as 8 horas diarias, além de muitas vezes trabalharem sábado e domingo.
brasilma
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 16 Mar 2012 00:32

eu estou nessa desde 93, quase me formei em matematica, me formei em fisica e estou tentando terminar um mestrado em engenharia eletrica. nesse meio tempo jah dei aula em algumas faculdades e, francamente, acho que esta tudo errado em todo lugar. uma vez eu vi uma avaliacao das universidades brasileiras e, as melhores tinham um volume de investimentos equivalente ao que se investe nas melhores universidades da belgica! mas os resultados nao sao melhores do que as melhores universidades da africa... pq sera?

o negocio jah comeca errado em casa: em pesquisas na area de ensino, percebi que a crianca brasileira tipica eh incrivelmente mal educada em todos os sentidos. e daih nao dah outra: ela nao acompanha o bonde na formacao basica e, quando chega na universidade, a coisa complica. e daih, meu amigo, vem a frase que eu mais ouvi na vida: se puxar os padroes para cima, o departamento fecha, pq nao vai sobrar nenhum aluno. em uma publica significaria demissoes, em uma particular significaria fechar as portas.

quando fiz minha graduacao em fisica os professores tocavam o terror total e havia 70% de desistencia. eu lembro que era como viver em um gulag, nao sei pq, mas aquela epoca parecia que fazia -30 graus no inverno e as provas eram vigiadas por soldados de AK47. mas assim, nao era pq os professores achavam que os fisicos deviam ser melhores que o resto das pessoas: era simplesmente pq fisica eh um negocio naturalmente muito complexo. e do ponto de vista do professor, a maioria deles estava ali para tentar facilitar ao maxima a vida das pessoas.

chegava ao cumulo de nao ter prova e, mesmo assim, a coisa apertava tanto para fazer as listas de exercicios e trabalhos que eu jah cheguei a apelar para professores do MIT! certa vez levei uns exercicios de mecanica classica resulvidos por um cara do MIT e o professor me obrigou a revelar onde achei, pq fazia 10 anos q ele estava tentando resolver e nao conseguia!

e estamos supostamente falando do supra-sumo da ciencia nas universidades! saindo da fisica, a tendencia eh a qualidade cair. lembro que na epoca eu achava que o departamento estava meio sucateado, com osciloscopios digitais HP de 1GHz. quase uma decada depois fui fazer mestrado na engenharia eletrica e descobri que havia pouco tempo que os caras haviam aposentado os osciloscopios analogicos! quer dizer, a coisa nao tah feia, esta horrivel! hehehe jah dei aulas em particulares, inclusive em uma que supostamente eh uma das mais ricas do pais, e o fantasma do "se levantar o nivel fecha o departamento" impede ateh mesmo universidades particulares de orcamento infinito atuarem como deveriam.

daih vc contrasta isso com comentarios do tipo "lah na alemanha cada engenheiro tem um osciloscopio digital na mesa e eles servem cerveja no refeitorio durante o almoco" para ver que a coisa no brasil tah feia!

brasilma escreveu:Por muito tempo na iniciativa privada e atendendo esse povo, sempre me fiz a mesma pergunta.

E hoje tenho a resposta.

Universidade é educação, serve para formar pessoas para o mercado de trabalho privado, professores, por lei deveria ser gratuita e de qualidade para todos.

A partir do momento que se decidiu criar um sistema assim, e ele existe, o que nos resta fazer é utilizar, e de preferência da melhor maneira possivel.

A pesquisa que se faz lá dentro é uma ferramenta do aprendizado, e muitos pesquisadores conseguem colocação nas áreas onde desenvolveram a pesquisa.

A vida das pessoas que fazem esta opção não é facil, a maioria abre mão da família, vida social, de uma remuneração maior, por 6, 7, 9 anos após a Universidade.

A remuneração com bolsas é muito pequena, e geralmente cobre apenas as despesas básicas da pessoa.

No meu departamento, muitos colegas fazem uma jornada de trabalho que excede as 8 horas diarias, além de muitas vezes trabalharem sábado e domingo.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor brasilma » 16 Mar 2012 11:18

Sempre fui contra o sistema de cotas ou qualquer outro que facilite o ingresso de pessoas depreparadas em qualquer nível de ensino.

Vemos muitos casos de pessoas que mesmo sem condição nenhuma e tendo estudado no ensino público, conseguiram chegar lá.

Isso é força de vontade, dedicação, se eles conseguiram, todos podem conseguir.

Na minha opinião o governo poderia financiar cursos preparatórios para vestibular, no intuito de preparar as pessoas que estivessem realmente interessadas, para ingressar.

Da forma com que estão fazendo quem perde é a justamente a qualidade do ensino, pois essas pessoas que de outra forma não teriam condições de estar lá, fazem com que o nível geral caia.
brasilma
Dword

Mensagempor edison » 17 Mar 2012 00:47

Pera aí....tem algo errado nessa divulgação.

Segundo o site oficial a USP está no 178° lugar.

Vejam:

http://www.timeshighereducation.co.uk/w ... p-400.html

Detalhe:Tive que fuçar p/ achar esse link direto pois nem isso o Terra colocou na sua matéria.

Sei lá ,sou contra esse negócio de manipular a matérias dos outros.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor EvandrPic » 17 Mar 2012 01:11

Parece que estão fazendo ranking pra tudo...
Nesse link do Terra ela é a 20ª colocação... :lol:

USP fica entre as 20 melhores do mundo; UFRGS está entre as 100
http://noticias.terra.com.br/educacao/n ... re+as.html

edison escreveu:Pera aí....tem algo errado nessa divulgação.

Segundo o site oficial a USP está no 178° lugar.

Vejam:

http://www.timeshighereducation.co.uk/w ... p-400.html

Detalhe:Tive que fuçar p/ achar esse link direto pois nem isso o Terra colocou na sua matéria.

Sei lá ,sou contra esse negócio de manipular a matérias dos outros.
EvandrPic
Dword

Mensagempor RobL » 17 Mar 2012 09:27

Cara, esse negócio de colocação pouco importa.
Se você pegar um "cientista" de qualquer área e o cara tiver trocentos trabalhos publicados, mas nenhum de B para cima é chuncho.
Ainda assim, percebemos que as publicações são somente em quanto é assistido na pós graduação. Depois disso, raros são os que publicam. A maioria pega carona.
Isto demonstra falta de cobrança, administração.
Para mim, a questão básica é uma só. A adminstração não pode ser eleita, ou ter que ser do mesmo barco. Tem que ser administrador e cobrar resultados dentro do que foi colocado.

Há setores no Brasil que funcionam muito bem. Na área militar temos alguns bons exemplos. Na mesma área temos também péssimos exemplos e resultados.
Veja que a Unicamp, nasceu com um objetivo claro e sua administração perseguiu esses objetivos, dando excelentes resultados.
Já a UERJ nasceu de um movimento de professores de segundo grau, do colégio de aplicação, para transformá-los em professores universitários.
A UERJ, por exemplo, contratou professores e profissionais sem concurso, até em torno de 1982!!! Se a aluna era gostosa, estava contratada. Um escândalo que não é só desta universidade.
Hoje, há ainda as seleções mutretadas, com edital dirigido. Falta administrador.

Já sabemos como fazer e o que fazer, mas esbarramos na questão de radicalizar na administração.
Não podemos ter em um prédio um professor eleito, amigo e querido dos funcionários, fazendo administração predial é o que se vê, nem a grama é aparada.

É como o Marcelo observa, creio, não se pode ensinar algorítimos para uma criança como receita de bolo, mas sim construir o algorítimo.
Peguem na net, os famosos professores, ensinando extrair raiz quadrada, por exemplo, é de cair o queixo. Um hospício.

Agora, cabe destacar uma grande diferença entre ensino profissionalizante do ensino " formação geral", péssimo nome. No primeiro os objetivos são claros e podemos cobrar domínio. No segundo, trata-se do aluno frequentar, participar, mas sem cobrança. No ensino geral, quem determina o aprendizado é o seu meio, cultura, família, etc.
Se sua cultura for arte, pouco lhe será atraente apéctos da ciência da natureza. Se sua cultura for indústria, conhecimento, outros aspectos que não somente a arte, será interessante a matemática, linguística, etc.

Veja que quando há investimento e cobrança em certo setor, qualquer povo faz. Vide Irã, Coréia do Norte, China, Russia, EUA, antiga Theco-Slovaquia (sei lá onde está hoje) países fora do eixo europeu que historicamente são produtores de ciência e tecnologia.

A saúde pública e ensino público é o caminho, mas carece de adminstração, tal como bem se faz, na rede privada.

Por exemplo, o mesmo médico ou professor, que falta e enrola na rede pública é um exemplo profissional na rede privada !!!
RobL
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 17 Mar 2012 23:11

a unica coisa que me ensinaram na universidade, e' que se quer progredir, seja um autodidata. 90 % dos professores, entravam na sala davam os nomes do autores, os titulos dos livros, e os capitulos a serem estudados e tchau. Nao importa se eram alemaes, ingleses ou franceses, se virem. Na proxima aula: prova. Aprendi muito assim. Os professores a moda antiga, eram geralmente os piores, enrolavam mais que ensinavam.
.
mas sou antigo. Quando entrei na la' tinham recem descoberto a funçao de onda do eletron, e se amarrava muito cachorro com linguiça naquele tempo.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 18 Mar 2012 03:00

vc eh mesmo velho hein, pq a equacao de onda do eletron foi publicada em 1928 por dirac! ;D hehehe

jorgeluiz escreveu:a unica coisa que me ensinaram na universidade, e' que se quer progredir, seja um autodidata. 90 % dos professores, entravam na sala davam os nomes do autores, os titulos dos livros, e os capitulos a serem estudados e tchau. Nao importa se eram alemaes, ingleses ou franceses, se virem. Na proxima aula: prova. Aprendi muito assim. Os professores a moda antiga, eram geralmente os piores, enrolavam mais que ensinavam.
.
mas sou antigo. Quando entrei na la' tinham recem descoberto a funçao de onda do eletron, e se amarrava muito cachorro com linguiça naquele tempo.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor RobL » 18 Mar 2012 10:01

Oooooohhh! Schrödinger em 1926.
Você está se referindo ao modelo relativístico desta equação desenvolvida por Dirac.
Tá esquecendo tudo.
Tem que reler a cada 5 anos!!!

Mas possivelmente o Jorge está se referindo quando começaram a tratar de Quântica em cursos diversos que não Física ou Química.
RobL
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 18 Mar 2012 12:38

Nao ensinam isso na faculdade desde 1928?!?

Lembrando q nada eh perfeito ateh q se tenha um modelo relativistico, afinal, numa se sabe quando vamos sair viajando por ae quase na velocidase da luz! :D

RobL escreveu:Oooooohhh! Schrödinger em 1926.
Você está se referindo ao modelo relativístico desta equação desenvolvida por Dirac.
Tá esquecendo tudo.
Tem que reler a cada 5 anos!!!

Mas possivelmente o Jorge está se referindo quando começaram a tratar de Quântica em cursos diversos que não Física ou Química.
msamsoniuk
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais