USB vs ETHERNET(UDP)

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

USB vs ETHERNET(UDP)

Mensagempor mastk » 07 Dez 2011 13:53

Seguindo a corrente samonikiana em contraste com os a realidade fica a duvida, qual a melhor interface de comunicação para um produto?

Vejamos...

USB:
Stack complexo e enroscado.
Baixo custo, apenas resistores de PHY.
Cabo cachorro.
Depende de driver.
N problemas em função de drivers.

ETHERNET:
Stack simples para UDP
Alto custo, PHY caro.
Cabo caro.
Não depende de drivers.
Poucos problemas, pela maturação e padronização.

Qual vossas opiniões cabras? Logico que faço essa pergunta mediante a se implemetar o seu proprio Stack.
mastk
Dword

Mensagempor fabim » 07 Dez 2011 14:57

Aonde que USB é complexo ?
Quando ?
Quem te disse algo tão besta ?

USB é como ethernet, ou qualquer outra comunicação.

Você só precisa ler como funciona.

NO lado do pc é como ethernet da mesma forma. Quando for fazer um app host, vai precisar de um driver abstrativo, tu não vai ficar no pc falando com hW ou usando APIS pesadas e travaveis...

Deixa de ser mané, e usa usb!!! Se precisar de ajuda, eu te ajudo. Pra pic não, pelamor de Deus. Eu até te mando o drive que eu desenvolvi a 6 anos, mais não te ensino como usar, sinto calafrios de lembrar das noites e dias olhando e tentando imaginar o que aquele ASM fazia!!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor proex » 07 Dez 2011 14:59

Vejamos...

USB:
Particularmente eu acho que foi feito por alienígenas.

N problemas em função de drivers. Pra interfacear com PC, tem que fazer uma aplicação especifica. Mas pra ler ou escrever num Pendrive, é moleza.

ETHERNET:

Alto custo, PHY caro.
É nada. Um Wiznet no Brasil custa U$ 5,70 e é muito facil trabalhar com ele.
proex
Dword

Mensagempor mastk » 07 Dez 2011 16:43

Eu particulamente nunca não vi ainda, uma forma trivial de fazer um stack USB do zero, de forma rapida e pratica, coisa que já não acontece com a ethernet, Fabim. Agradeço a oferta e em breve vou lhe mandar minhas duvidas sim.

Entendo proex, mas U$5,70 é bem mais caro que 2 resistores, sem contar o trafo.
mastk
Dword

Mensagempor fabim » 07 Dez 2011 18:19

mastk escreveu:Eu particulamente nunca não vi ainda, uma forma trivial de fazer um stack USB do zero, de forma rapida e pratica, coisa que já não acontece com a ethernet, Fabim. Agradeço a oferta e em breve vou lhe mandar minhas duvidas sim.

Entendo proex, mas U$5,70 é bem mais caro que 2 resistores, sem contar o trafo.

Bom, eu fiz o stack sob encomenda para um pé rapado. E quando eu acabei o infeliz desconversou. Eu joguei na net...
O bom, foi que eu adquiri conhecimento de HID, e quando fui por exemplo mexer no arm, não tive dificuldades...
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 07 Dez 2011 19:10

Cara, eu acho que a utilização do usuário é o que mais importa.
Veja só: estou no meu trabalho agora. Meu computador está na rede por meio de cabo ethernet. O cabo vai até um armário com switches, que eu sequer tenho acesso, só os caras da manutenção chegam lá. Não posso colocar um hub na minha mesa, plugar qualquer coisa na rede que não seja feito pelo pessoal da rede é crime punido com morte.
Enquanto isso, no computador tem 8 portas USB, e estou carregando a bateria do meu celular numa delas agora.

Você não pode supor que todos os teus usuários têm notebooks, se conectam na rede sempre via wifi e a porta ethernet está sempre sobrando. Ou pode? Não sei, depende do teu produto e do teu público alvo.
Isso só em se tratando de parte física, na parte lógica tem várias questões também.
De qualquer maneira, USB é o mais prático pro usuário, já que até minha mãe se arrisca a ligar alguma coisa numa USB. Só não sabe usar, mas é minha mãe e ela merece uma colher de chá.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor pbernardi » 07 Dez 2011 19:19

xultz escreveu:De qualquer maneira, USB é o mais prático pro usuário, já que até minha mãe se arrisca a ligar alguma coisa numa USB. Só não sabe usar, mas é minha mãe e ela merece uma colher de chá.

Mais prático desde que não tenha que instalar um driver. Periodo.

Não sei o que é pior, instalar driver ou configurar rede. Mas acho que instalar driver é mais suceptivel a p.a.u. *

* Problemas associados ao usuário.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor vtrx » 07 Dez 2011 21:09

USB:
Cabo cachorro.
Depende de driver.

Eu tambem acho que voce esta mal informado.
Sobre Stack,eu uso mais em ASM,para grande volume de dados<que em C18,30.
Sobre Drivers,ta na hora de voce ser tambem programador(não de C-PIC),assim saberia como programar,instalar e alterar um dirver.
Alías,hoje em dia não sei como alguem pode trabalhar com eletronica digital sem ser um exímio programador de sistemas operacionais.
vtrx
Dword

Mensagempor fabim » 08 Dez 2011 07:13

vtrx escreveu:
USB:
Cabo cachorro.
Depende de driver.

Sobre Drivers,ta na hora de voce ser tambem programador(não de C-PIC),assim saberia como programar,instalar e alterar um dirver.
Alías,hoje em dia não sei como alguem pode trabalhar com eletronica digital sem ser um exímio programador de sistemas operacionais.

hehe, nosso amigo não perde a chance de atacar as pessoas !!!
Como eu não aguento isso.
Pra começar, programador de C18 não é programador, é um produtor de gambiarra.
Pra terminar, quem diz que só trabalha com pic, e pic é bom, é porque não tem capacidade de suportar o vicio, e passar pela abstinência. Ou seja é um fraco.!!
Eu conheço varias pessoas que programam pic, vivem de projetos e produtos com pic, e não sabem nem formatar um pc, ou reinstalar um drive, ou criar uma variável de ambiente pra resolver problemas imbecis. E sequer sabem usar um stack usb em C, ou no pc converando com a API.

Tudo bem que o mastk, é um imbecil. E daí ?
Tudo bem que o mastk, é um falido projetista de pic. E daí ?
Tudo bem que o mastk, é um low level programer que só programa em ASM. E daí ?

bla bla bla. E dai !?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor pbernardi » 08 Dez 2011 10:00

vtrx escreveu:
USB:
Cabo cachorro.
Depende de driver.

O problema não é a gente não saber usar drivers, são as pessoas que usam (clientes) não saber usar drivers.

Aliás, hoje em dia é meio complicado mandar um driver pro cliente. Se mana num pendrive ou DVD, aumenta o custo. Se disponibiliza na internet, o cliente pode não achar ou não ter acesso em determinadas situações.

E esse comentário sobre eletrônica e ser um eximio programador de sistemas operacionais... você não tem idéia do que está falando.. hahaha
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor vtrx » 08 Dez 2011 10:34

Nossa!não pensei que tinham tantos na mesma área!
Não estou atacando ninguem,se pareceu foi engano.
O problema não é a gente não saber usar drivers, são as pessoas que usam (clientes) não saber usar drivers.

Esse é o ponto.
O cliente gosta de espetar 'coisas' no PC e ja sair usando.
Se voce for um bom programador Windows/Linux,voce pode fazer isso,mas como?
Veja,seu produto precisa acessar o sistema,mas voce precisa de um driver para isso,então,voce programa um aplicativo que instala esse driver automaticamente na primeira execução.
Aonde está a dificuldade nisto,a não ser que não saiba oque esta fazendo?
Não é o cliente que tem que saber sobre o Windows,mas voce sim.
vtrx
Dword

Re: USB vs ETHERNET(UDP)

Mensagempor msamsoniuk » 08 Dez 2011 18:40

opa! como assim cabo caro? para operar em 10 e 100 mbps vc soh precisa de um cabo barato com 2 pares (2 tx e 2 rx), praticamente o mesmo usado em telefones! e para montar o cabo eh muito simples e trivial. a diferenca de custo fica no phy, trafo e conector. no caso de phy, tem varios processadores com phy integrado (MCF5223x por ex), no caso do trafo e conector, eu recomendaria um conector com trafo integrado, mas nao quer dizer q vc nao possa usar um conector chuleh para telefone e um trafo de baixo custo.

olha soh que bacana isso:

http://www.fpga4fun.com/10BASE-T.html

sobre facilidade de uso, falo pelo que eu vejo em campo: interface USB que precisa de driver jah nasceu morta. soh vale a pena se for totalmente plug-and-play e o cara nao precisar de nada, como um pendrive. senao, definitivamente, nao vale a pena!

tecnologicamente eh uma interface morta: nao tem sequer estrutura p/ aguentar o fluxo de trafego sustentado que uma ethernet de 100mbps aguenta e ficou para tras no tempo. hoje em dia qq pc jah tem uma ethernet de 1Gbps e as interfaces de 10Gbps devem se popularizar em larga escala no proximo ano, fornecendo bandwidth suficiente para descartar outras interfaces e convergir tudo em ethernet e ip... entao eh apenas questao de tempo: usb jah morreu, soh esqueceu de ir para o inferno! (:

mastk escreveu:Seguindo a corrente samonikiana em contraste com os a realidade fica a duvida, qual a melhor interface de comunicação para um produto?

Vejamos...

USB:
Cabo cachorro.
Depende de driver.

ETHERNET:
Stack simples para UDP
Alto custo, PHY caro.
Cabo caro.
Não depende de drivers.
Poucos problemas, pela maturação e padronização.

Qual vossas opiniões cabras? Logico que faço essa pergunta mediante a se implemetar o seu proprio Stack.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor EvandrPic » 08 Dez 2011 19:37

Marcelo Samsoniuk escreveu: tecnologicamente eh uma interface morta: nao tem sequer estrutura p/ aguentar o fluxo de trafego sustentado que uma ethernet de 100mbps aguenta e ficou para tras no tempo. hoje em dia qq pc jah tem uma ethernet de 1Gbps e as interfaces de 10Gbps devem se popularizar em larga escala no proximo ano, fornecendo bandwidth suficiente para descartar outras interfaces e convergir tudo em ethernet e ip... entao eh apenas questao de tempo: usb jah morreu, soh esqueceu de ir para o inferno! (:

USB e Ethernet tem finalidades diferentes e cada uma tem o seu espaço.
Imagina ligar um pendrive via ethernet... ter que configurar IP e o escambau...
Sem falar que existem muito mais dispositivos fabricados com comunicação USB do que com ethernet (Pen drives, Máquinas fotográficas, Celulares, televisores...)
Não morre tão cedo...
Se até a famigerada RS 232 ainda não morreu, o que se pode verificar pelos n modelos de adaptadores RS232/USB, que dirá a USB que já estão ( pelo menos foi anunciada ) lançando na versão 3.0 com velocidade de 4,8 Gbps.
EvandrPic
Dword

Mensagempor fabim » 08 Dez 2011 20:52

samsonite é F***.
Eu to imaginando um gadget qualquer, que funciona a bateria ligado numa ethernet..... rsrsrs
E não acredito que vão colocar wifi num pendrive tão cedo, ja penso á mais tem bluetooth, mais e ai precisa de drive, e funciona via usb !!! hehehhahahhakkkkkkk
São finalidades distintamente dsstintas..
bom, á c viu a camera tal que saiu com interface ethernet ? Eu eim !! Pra que isso ? Perai, vou carregar meu celular na ethernet pelo POE,,,
Sam, c você falar que pic ta morto eu concordo, que arm7 da nxp ta morto eu acredito, que cortex não deu quase diferença nenhuma nos m0,1,3 eu acredito que nasceu morto.

Tu sabia que ta no forno um novo padrão de usb ? que vai usar a mesma tecnologia SATA ? E vai transferir dados a 10Gbit e vai ser por natureza OTG ? Tipo vai poder inteligar dois pcs pela usb ?!
SABIA SABIA ?
Sabia que uma webcam poderia ser feita totalmente em HID modo bulk com largura de até 120mbps ? Mas pra que facilitar se pode dificultar né ?

Sabia que a libusb 1.0, mais duas configurações, o jlink da segger fica funcionando perfeito no linux ? unix ? tu só faz load hex, e write. ??? eim eim !! A é via usb...
Poisé, bootloader ou debug via usb nos processadores que tu usa num dá ne ? e pra gravar o bootloader ? hehehehehehe

Volte para o inferno que é seu lugar !!!! HELL HAISER !!!

Sam sou seu fam e sempre vou ser, mais num da mancada não fica feio e o diego me zua pra carai !!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 09 Dez 2011 07:04

Marcelo Samsoniuk escreveu:sobre facilidade de uso, falo pelo que eu vejo em campo: interface USB que precisa de driver jah nasceu morta. soh vale a pena se for totalmente plug-and-play e o cara nao precisar de nada, como um pendrive. senao, definitivamente, nao vale a pena!...

Concordo nesse ponto.

Também, pra configurar uma ETH em DHCP, apesar de exigir um mínimo de conhecimento de um leigo total, mas já é mais fácil do que instalar um driver de USB, pois não exige que seja disponibilizado em mídia pro cliente.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais