lellis escreveu:olá amigo. pode rir se quiser mas veja se minha visão aquém do alcance tem algum sentido. aprofundemos em algo + prático: um relogio medidor antigo 100% eletromecânico (se o medidor for digital aí já era) se dá muito bem com onda senoidal pura. quase que surfa nela. minha teoria é que se eu quebrar esta onda disparando após os 30º e cortando apos os 150 (ou outros valores) ele tenderia a não girar nestes extremos sem comprometer [muito] a energia liberada à carga. Faria isso algum sentido? haveria alguma "economia"? ou o tempo parado é o mesmo da energia perdida? bem só estou surfando mesmo. tendo a fazer um teste prático pois na semana passada ganhei um relogio duma amiga catadora de reciclaveis
quem pergunta é tolo por 5 minutos. quem não, o é pra sempre.
abç
Caro Lellis!
Confesso que não consegui entender a sua pergunta.
O que eu entendi:
1 Que você tem um relógio analógico medidor de energia elétrica.
2 Que hipoteticamente, você tem uma carga resistiva e que vai ligá-la após um ângulo próximo (maior) do 0º e desligá-la próximo (menor) dos 180º.
3 Que o relógio marcaria quase o mesmo se a carga recebesse a onda completa?
Se for isso, a resposta deve ser “sim”.
O que eu quis informar é que não há quase diferença, em termos de energia, ou potência no resistor, se ao invés de ligar a carga no 0º, ligá-la com um ângulo um pouco maior. O quanto maior vai depender de quanto você decidir.
No exemplo que eu apresentei, a diferença de energia no resistor era de apenas 0,645% se ao invés de ligar a resistência em 0º, ligá-la em 18º. Ou seja. Para uma resistência que dissipe 100W, ela dissiparia 99,355W.
Em resumo.
Imagine que você quer controlar uma carga resistiva com um triac ou dois tiristores.
Você decide usar um microcontrolador (MC) para tal.
Você vai precisar saber o instante que começa o semi-ciclo, que é o mesmo instante que termina o anterior.
Considere que há algum pequeno erro no seu circuito de identificação deste instante.
Pode acontecer que ao invés de ligar a carga em 179º, que corresponde a uma carga quase sem energia, na realidade você pode estar ligando a carga aos 2º do semi-ciclo seguinte.
O contrário também é possível.
Você quer acionar a carga com 0º ou um ângulo pequeno, o que significa que a carga recebe quase o máximo de energia. Devido a um pequeno erro do circuito identificador do início do semi-ciclo, você está acionando a carga um pouco antes, no final do ciclo anterior. Isso corresponde a carga quase sem energia. Esse caso é quase impossível de ocorrer.
Agora. Se você considerar que a tensão da rede, com seu ruído, associada ao erro no circuito, pode falsear sua identificação do início e término do semi-ciclo, então seria conveniente tomar medidas para que isso não ocorra. Como? Considerando que o ângulo mínimo seja, digamos 18º, e o ângulo máximo seja de, digamos, 180-18 = 162º. Com isso seu erro seria insignificante e estaria acrescentando um melhor funcionamento do circuito.
Não sei se foi isso que você perguntou.
Caso não tenha sido, não se acanhe. Quem pergunta não é tolo, pois busca sabedoria. Tolo é o que acha que sabe de tudo e cria uma barreira ao seu redor, não fazendo idéia de que pode melhorar.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain