Contribuição sindical ( sendo ENG, posso pagar como TEC ? )

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Contribuição sindical ( sendo ENG, posso pagar como TEC ? )

Mensagempor andre_luis » 15 Fev 2011 09:55

Olá pessoal,

Todo início de ano, volta o velho dilema. Ou sou descontado de 1/30 de meu nababesco salário, ou pago pelo sindicato da minha categoria profissional.

Mas há 2 sindicatos que penso em 'escolher' :
SINTEC-RJ : R$ 52,40 ( técnico )
SENGE-RJ : R$ 144,50 ( enenheiro )

Sou engenheiro contratado, mas tenho o curso de Técnico, com CREA em ambos.
Ao pagar como técnico, eu estaria violando alguma regra ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor enigmabox » 15 Fev 2011 10:42

Mas tu trabalha como tecnico ou engenheiro qual Crea está ativo?
No Crea. vc deve pagar somente a taxa da profissão que esta exercendo, nunca as duas.
Se for contratado como engenheiro, ai nao tem jeito, nem Sintec resolve... Tem que pagar as taxas como engenheiro.
Acho que vai ter problema pagar as taxas como tecnico mas exerce profissao como engenheiro.
As vezes fica mais em conta pagar a contribuição confederativa e a sindical atraves do sindicato da classe.
Você está sob regime CLT?

:wink:
enigmabox

Mensagempor andre_luis » 15 Fev 2011 10:53

Então,

Desde que me conheço como gente ( não faz muito tempo ), as pessoas pagam sindicatos de técnicos mesmo sendo engenheiros.

A questão não é saber se é imoral, mas sim saber se é ilegal.
Tipo, será que existe alguma determinação da CLT que trate disso ?

No passado, o sindicato da empresa em que eu trabalhava era dos técnicos da categoria, e apesar disso todos os empregados, técnicos ou não, engenheiros ou não, eram descontados na folha para esse sindicato.

O fato é que não pretendo mais esse ano sustentar um cabide de empregos, sem que ao menos eu escolha um que doa menos no bolso.

+++