nova fabrica de semicondutores em São Paulo?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

nova fabrica de semicondutores em São Paulo?

Mensagempor Doth » 27 Jan 2011 12:29

"...o salto nômade de antigas imagens
As correntes do costume desafia;
Nas brumas do sono, uma voz, como guia,
Desperta na fera seus instintos selvagens.."
Doth
Byte

Mensagempor Francesco » 27 Jan 2011 13:26

Para onde eu mando meu CV?
Francesco
Word

Mensagempor Doth » 27 Jan 2011 14:23

"...o salto nômade de antigas imagens
As correntes do costume desafia;
Nas brumas do sono, uma voz, como guia,
Desperta na fera seus instintos selvagens.."
Doth
Byte

Mensagempor edison » 27 Jan 2011 22:00

........."Mas se é tão boa, por que essa memória não é usada no Brasil e nos EUA? "Porque há interesses econômicos em não permitir que a nova tecnologia destrua um sistema até então tão rentável", afirma o professor Elson Longo, pesquisador da Universidade Federal Paulista (Unesp)".
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 28 Jan 2011 07:47

O governo sempre nos FERrAM.

O infografico com o cartao com chip magnético é uma piada descabida, pois a tarja magnetica nao precisa de chip e esta no verso do cartao?

Imagem
Fabrica de memorias magnéticas? Fabrica de fita magnética? ou estao falando da lerda MRAM? Voltaremos a ter memorias de nucleo de ferrite?

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/d ... -industria
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor proex » 28 Jan 2011 08:04

Por que no site desse fabricante, não tem datasheet dessas memorias?

Por que? Por que? Por que? Por que?
proex
Dword

Mensagempor xultz » 28 Jan 2011 09:00

Wagner, não exija tanto assim do jornalista. Eles só conseguem ver meia dúzia de palavaras, e fique feliz por ele não ter colocado bússolas no meio da reportagem, porque é tudo magnético.
Proex, a empresa do tio não fabrica chip, eles patenteiam a tecnologia e licenciam para outras empresas que fabricam chip. É um negócio bem lucrativo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor rcakto » 28 Jan 2011 09:49

wagner, as MRAMs podem ser lentas, mas vai cair o custo final caso voce projete um produto onde tenha problemas com campos magnetiscos e afins...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 28 Jan 2011 10:22

rcakto escreveu:wagner, as MRAMs podem ser lentas, mas vai cair o custo final caso voce projete um produto onde tenha problemas com campos magnetiscos e afins...

de onde voces tiraram que MRAM eh uma memoria lenta? leitura e gravacao nao-volatil de um barramento de 16 bits em 35 nanosegundos me parece bem rapido:

http://www.everspin.com/product.php?pn= ... 16Mb&a=Yes

e nao tem nucleos de ferrite:

http://en.wikipedia.org/wiki/File:MRAM- ... lified.svg
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rcakto » 28 Jan 2011 10:52

bom comparado a uma SRAM, na teoria (ainda nao tive o prazer de testar uma SRAM e nem a minha FRAM), e um pouco mais lenta.. mas assim mesmo... que aplicação voce ira fazer que precise de uma velocidade "maior" que 50ns ?? no meu caso ja basta.. o problema e que as SRAM tem maior memoria.. agora como podemos usar as F e M RAMs no lugar das flash, ganhace na velocidade e tamanho...

agora sam, da o esculaxo, so voce para acabar com a discução XD
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor vtrx » 28 Jan 2011 10:53

de onde voces tiraram que MRAM eh uma memoria lenta? leitura e gravacao nao-volatil de um barramento de 16 bits em 35 nanosegundos me parece bem rapido:

A matuzaleica 6116 voce encontra com 15 Ns.
vtrx
Dword

Mensagempor EvandrPic » 28 Jan 2011 11:32

Wagner de Queiroz escreveu:O governo sempre nos FERrAM.

O infografico com o cartao com chip magnético é uma piada descabida, pois a tarja magnetica nao precisa de chip e esta no verso do cartao?

Imagem
Fabrica de memorias magnéticas? Fabrica de fita magnética? ou estao falando da lerda MRAM? Voltaremos a ter memorias de nucleo de ferrite?

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/d ... -industria

Chip Magnético? Na verdade, no infográfico, o cartão da esquerda não é um Chip Magnético, seja lá o que isso quer dizer...
Esses cartões de chip são todos E2PROM, não sao?
Imagem

"A memória ferroelétrica FeRAM tem capacidade de armazenamento de 64 mbps"
Pra variar, não tem noção de unidades de medidas...
Misturam capacidade com velocidade...
e cometeram o erro 2 vezes na reportagem...
EvandrPic
Dword

Mensagempor EvandrPic » 28 Jan 2011 11:42

É isso mesmo?
muito mais rápida que uma memória tradicional, com 1,6 GB por segundo, contra 200 MB por segundo, respectivamente.

Ou seria 1,6 Gbps...
Não dá pra confiar em matérias jornalísitcas.... até as fotos estão alterando..

Toshiba anuncia memória FeRAM de 128 Megabits
A Toshiba anunciou nesta segunda o que ela afirma ser a mais densa e rápida memória RAM já criada, ainda com a capacidade de manter os dados guardados permanentemente, mesmo quando a energia é desligada. A nova FeRAM (Ferroeletric RAM - ou RAM ferroelétrica) de 128 Megabits (16 MB) armazena quatro vezes mais dados que o modelo anterior da empresa, sendo muito mais rápida que uma memória tradicional, com 1,6 GB por segundo, contra 200 MB por segundo, respectivamente. As melhorias chegam através de uma nova arquitetura que previne que o sinal às células de memória se degradem enquanto o armazenamento total fica maior.

A tecnologia também ajustou seus níveis de energia, de modo que a memória funcione também em uma interface DDR2, significando que ele poderá trabalhar com mais dispositivos convencionais. A Toshiba ainda sugere que a novidade será útil para celulares e portáteis em geral, para que possam utilizar a memória RAM não-volátil em operações como ligar rapidamente ou continuar um último estado salvo.

A Toshiba não afirmou quando a FeRAM chegará às prateleiras, dentro de produtos finalizados.

http://www.guiadohardware.net/noticias/ ... 087B9.html
EvandrPic
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 28 Jan 2011 12:45

vtrx escreveu:

A matuzaleica 6116 voce encontra com 15 Ns.

eu acho 35 ns bem realista... e perceba a sutileza do *nao-volatil* na minha frase! :)

se for questao de matar monstros, uma spartan-6 LX9 de baixo custo possui 32 bancos de 32 bits que tem tempo de acesso de 4ns e podem ser organizados como um banco de 1024 bits, fornecendo brutais 256 GB/s de bandwidth.

imagina entao se usar uma FPGA mais cara? :)

e afinal, onde tem as tais FERAM gigantes e super-rapidas para vender? no site da toshiba nao achei nada! procura no octopart por MRAM, soh tem a everspin e procura por FERAM nao tem nada. ou seja, exceto pela everspin, o resto eh vaporware!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 28 Jan 2011 13:18

Tenho um kit de coldfire que tem a MRAM, pelo o que vi nela, substitui qualquer memoria que eu precisse, a leitura e escrita nao eh destrutiva, e eh muito rapida, mais lenta que a SRAM atuais, porem mais rapida que as SDRAM e Flash e levando em conta o fato de nao serem volateis, elas sao um arragaço, pela que custam uma fabula.

As FeRAM, que eu me lembre os ciclos de leitura e escrita sao destrutivos, nao pensei que ja estavam popularizando.
mastk
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais