Produtos eletrônicos "PRODUZIDOS" no paraguay?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Produtos eletrônicos "PRODUZIDOS" no paraguay?

Mensagempor petgomes » 29 Nov 2011 13:32

Estive dando uma olhada nas leis de importação e exportação entre o BR e o PY e acabei ficando mais confuso que antes que não sabia nada.

Estou a procura de alguma informação sobre se produzir no paraguay.

Eu li em alguns sites que a taxa de importação de materiais de qualquer lugar no mundo para o paraguai é de no máximo 10%(uma das menores do mundo), produtos como CI's a taxa de importação é de 2%. Me disseram que o frete tb EUA<>PY é absurdamente menor tb.

Quem fabrica algum produto no PY tem que pagar 10% sobre o valor agregado. Querendo trazer esse produto para o BR pelas vias legais vc deverá pagar imposto de 25% de nacionalização.

Sendo assim, quem trabalha com projetos não sairia muito mais a pena em conta se produzir no PY do que aqui no Br?

Eu estive em contato com uma empresa americana que me venderia um produto via PY mais barato do que se fosse importação direta. A montagem seria feita no PY, mas os produtos viriam do EUA.

Alguem sabe me dizer se isso procede? Estou meio desconfiado.

Também penso se fosse assim, todos os projetitas aqui do forum iam produzir no PY para ter preços mais competitivos.

Existem muitas empresas brasileiras se intalando no PY para aproveitar essa brecha no mercosul e tambem o custo de produção é 30% mais baixo que aqui no BR por causa dos impostos e leis trabalhistas...

Qualquer informação é bem vinda.
petgomes
Nibble

Mensagempor chipselect » 29 Nov 2011 22:09

a taxa de importação de 25% foi feita para que "sacoleiros" saiam da informalidade e constituam empresa, muitos "sacoleiros" que conheci agora tem "lojinha" e vende com nota agora.

a brecha que surgiu é essa aí.
chipselect
Word

Mensagempor dreher » 29 Nov 2011 23:36

Se voce documentar muito bem o seu projeto, e entrar com reconhecimento como produto do mercosul, não ha imposto entre PY-BR.

sei de um caso em que o proprietario de uma empresa chega a pagar no total 2% de imposto, entre o componente chegar para ele, ele produzir e trazer para o Brasil
dreher
Byte

Mensagempor xultz » 30 Nov 2011 07:28

Eu vi notícias de algumas empresas fazendo isto: mudando a linha de produção do Brasil para o Paraguai. O Paraguai tem dois grandes problemas: a mão de obra é ainda mais escassa que no Brasil, e convencer as pessoas a se mudar para o Paraguai por causa do emprego é complicado. O segundo problema é que o Paraguai só funciona na teoria: muitos dizem que se achamos que o Brasil é burocrático, complicado, lento e tudo só funciona na base da propina, precisa conhecer o Paraguai. Por estas e outras, migrar a produção prá China ainda é mais negócio.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor RobL » 30 Nov 2011 13:22

Vocês acham que a indústria nacional deixaria entrar produtos legalmente sem as taxas e normas do mercosul ?
Eu não conheço o suficiente, sobre mercosul, mas posso garantir que o produto não concorre com impostos, somente se o custo de produção for menor (eficiência, salários menores, custo energia e similares).
Deixando mais claro, se o preço final for menor devido a impostos, este produto sofrerá alguma taxação (ajuste) especial, dentro das normas mercosul, se for custo de produção (eficiência) aí sim pode ter preço final menor, a legislação garante.
RobL
Dword

Mensagempor petgomes » 30 Nov 2011 13:38

RoBl,

Também penso assim, mas me parece que na prática a importação (legalizada) de produtos do PY parece que vale a pena sim.

Como essas relações e impostos são multi-laterais (AR-BR-PY,...) o Brasil perderia mais se taxasse os produtos comercializados no mercosul já que é um grande exportador de produtos tb. Estão existindo varios casos de retaliação a medidas de importação e exportação entre o BR e AR.

Li na internet que 60 a 70% dos eletronicos importados comercializados no BR são de origem PY e desse montante 80% é totalmente importação legalizada.
petgomes
Nibble

Mensagempor RobL » 30 Nov 2011 14:50

Olha, de forma muito simplificada:
1- Do ponto de vista macroeconômico, o mercosul tem que manter zerado as importações + exportações entre as partes.
2- Se houver produto similar, entre as partes, a taxação pode ser negociada, a fim de não fechar uma das empresas. Portanto, veja, isto é dinâmico, meio imprevisível (política). Veja o que está acontecendo com a linha branca entre BR e AR.
3- Certamente se não houver similar, você terá sinal verde. Mas há casos no qual se o produto sem similar, vender muito e violar o ítem 1, se não houver compensação, via outro produto qualquer, quem está no preju pode pedir taxa por compensação. Essa poderá recair exclusivamente sobre o seu produto.

Portanto precisa conhecer a fundo toda a complexa regra do jogo.
RobL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais