PROJETO COM 555

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

PROJETO COM 555

Mensagempor antonio » 05 Nov 2011 17:11

Pessoal tudo bem!!
Tenho um circuito do qual quero fazer que na saida do 555 pino 3 fazer acender e apagar as duas lampadas de 220V alternadamente,mas como esta no circuito no proteus soh consigo fazendo funcionar uma lampada,ou seja o circuito funciona bem,mesmo no proteus !
Agora! eh possivel atravez do pino 3 do mesmo 555 fazer com uma segunda lampada acenda alternadamente da outra?
Eu fiz bastantes testes com triac e SCR mas sem sucesso, pesquisando no google não achei nada pra me ajudar !algem tem ideia como devo concluir este projeto?
Não sei se foi muito claro!
çesde ja Agradeço

Imagem
[/img]
antonio
Byte

Mensagempor EvandrPic » 05 Nov 2011 17:47

Acho que o circuito abaixo dá pra ter uma idéia de como fazer o que você quer mas acho que substituiría os triacs por relés.
Assim, na saída do 555 (pino 3) teria 2 ramificações (uma pra cada relé e lâmpada) trabalhando de forma complementar (ora conduziria o transistor PNP, ora o transístor NPN).

Imagem
EvandrPic
Dword

Mensagempor antonio » 05 Nov 2011 18:24

EvandrPic escreveu:Acho que o circuito abaixo dá pra ter uma idéia de como fazer o que você quer mas acho que substituiría os triacs por relés.
Assim, na saída do 555 (pino 3) teria 2 ramificações (uma pra cada relé e lâmpada) trabalhando de forma complementar (ora conduziria o transistor PNP, ora o transístor NPN).

Imagem

Brigado pelo apoio!

Com LEDs eu jah sabia,jah fiz bastante montagens,com relé jah tinha pensado mas faz aquelo clik que não gosto nada não e ficando toda a noite fazendo o clik,clik,não eh nada agradevel!

Deve haver algem com ideîa de como fazer com outros componetes eletronico!

Caro que eu realmente
antonio
Byte

Mensagempor EvandrPic » 05 Nov 2011 18:46

antonio escreveu:Brigado pelo apoio!

Com LEDs eu jah sabia,jah fiz bastante montagens,com relé jah tinha pensado mas faz aquelo clik que não gosto nada não e ficando toda a noite fazendo o clik,clik,não eh nada agradevel!

Deve haver algem com ideîa de como fazer com outros componetes eletronico!

Caro que eu realmente

Não sei se é a melhor forma, mas já que você está perdido... usando o exemplo que te passei e esse abaixo você vai conseguir o que quer usando triacs.
Imagem
EvandrPic
Dword

Mensagempor rcakto » 05 Nov 2011 18:57

olha estou sem o componente agora na mao, mas se voce usar um rele 1NF+1NA ja resolve o seu problema
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor EvandrPic » 05 Nov 2011 18:59

Ele não quer ouvir o barulho (click... click...) do relé... :roll:
rcakto escreveu:olha estou sem o componente agora na mao, mas se voce usar um rele 1NF+1NA ja resolve o seu problema
EvandrPic
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Nov 2011 19:22

Experimenta isso.
O transistor é o BCXXX (NPN).
Imagem

Atenção. C3 tem que ser para, pelo menos 250V, para tensão de 110VCA.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor antonio » 05 Nov 2011 19:45

EvandrPic dah uma olhada no circuito em baixo para ver o que estou fazendo errado,no proteus não funciona não!
Fisicamente não testei !

MOR_AL, como fazer pra testar teu circuito ,mas para duas saida para dois triac para que a mesma saida pino 3 fazer acender e apagar as duas lampadas alternadamente?

Imagem
antonio
Byte

Mensagempor EvandrPic » 05 Nov 2011 19:57

Você tem como ver se os leds do MOC estão conduzindo?
Talvez tenha que por um transistor para excitá-los.

No circuito do Moral você liga o triac do jeito que você ja fez (depois de R3) e coloca o outro ramo como ele desenhou.

antonio escreveu:EvandrPic dah uma olhada no circuito em baixo para ver o que estou fazendo errado,no proteus não funciona não!
Fisicamente não testei !

MOR_AL, como fazer pra testar teu circuito ,mas para duas saida para dois triac para que a mesma saida pino 3 fazer acender e apagar as duas lampadas alternadamente?

Imagem
EvandrPic
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 05 Nov 2011 20:52

antonio escreveu:EvandrPic dah uma olhada no circuito em baixo para ver o que estou fazendo errado,no proteus não funciona não!

Imagem

O Katodo do LED de U4 deve estar ao Comum e não ao positivo do NE555

E os Trics com A2 ligados ao Neutro da Rede

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor antonio » 06 Nov 2011 07:26

Pessoal fiz uns testes com o circuito que MORAL postou aqui e eu usei dois tipos de transistor NPN e PNP para chavear os triacs mas não funcionou ,como no circuito em baixo,mas devia funcionar sim deste modo ? o que fiz de errado?

Imagem

Pra supresa minha fiz outro teste mas com dois transistors NPN como no circuito em baixo e funciona de primeira!,mas não tenho certeza que seja um circuito para funcionar dias ,meses seguidos sem qualquer problema!serà necessario acrescentar algo para ter confiar melhor nele!ou seja outro tipo de transistor etc.

Imagem
antonio
Byte

Mensagempor EvandrPic » 06 Nov 2011 07:41

O MORAL passou o circuito com 1 transístor NPN por que provavelmente você não precisa do Q2.
Veja que no seu primeiro circuito você não usou transístor algum para acionar o TRIAC.
O uso do transístor para acionar o segundo TRIAC se deve ao fato de precisar de um pulso positivo no gate do mesmo para aciná-lo e a onda quadrada que sai do 555 só poderia acionar na parte positiva da mesma.
O transístor então defasa a onda quadrada em 180º, acionando o segundo TRIAC quando o primeiro está desligado.
Faça o teste retirando Q2 - que foi como o MOR_AL sugeriu. Acione direto como fez no teu primeiro circuito.
Daria pra fazer com o MOC mas você se enrolou na ligação do mesmo.

antonio escreveu:Pessoal fiz uns testes com o circuito que MORAL postou aqui e eu usei dois tipos de transistor NPN e PNP para chavear os triacs mas não funcionou ,como no circuito em baixo,mas devia funcionar sim deste modo ? o que fiz de errado?

Imagem

Pra supresa minha fiz outro teste mas com dois transistors NPN como no circuito em baixo e funciona de primeira!,mas não tenho certeza que seja um circuito para funcionar dias ,meses seguidos sem qualquer problema!serà necessario acrescentar algo para ter confiar melhor nele!ou seja outro tipo de transistor etc.

Imagem
EvandrPic
Dword

Mensagempor MOR_AL » 06 Nov 2011 10:11

Antonio!
Seu circuito está com sérios problemas.
a) Usando uma fonte sem transformador, seu circuito tem referência com a rede.
b) Encostando na parte contínua do circuito, vai levar choque. O catodo do triac está conectado ao terra da parte cc. Uma opção seria usar MOC para isolar o circuito CA do CC. Outra opção seria usar um pequeno trafo (120V – 6VCA @ 50mA já dá) para alimentar o circuito CC. Acho que fica mais barato do que usar dois MOCs.
c) Você colocou os dois lados de um dos diodos da parte retificadora em curto.
d) Talvez você esteja querendo fazer uma luminária de garagem. Pode haver um circuito que não precisa do 555 como oscilador. Se for esse seu caso, use “Luminária Garagem” no google.

Em tempo. Onde conseguir biblioteca do Proteus de triacs TIC ?
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor antonio » 06 Nov 2011 10:48

Fala MORAL !!

voce tem razão dizendo que o circuito vai dar choque na parte CC,mas o circuito montado fisicamente não vai ser assim não!,eu no proteus não sabia como por a funcionar o circuito em alterna e assim funciona !
A entrada alterna entra na ponte retificadora , e depois do zener 9.1V jah eh corrente CC em 9V e penso que não tem problema !tenho que ter atenção a parte alterna que trabalha em paralelo !
Com o trafo tambem fica legal mas devido a espaço è o problema, o circuito eh para aplicação numa passagem perigosa
antonio
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 06 Nov 2011 13:08

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:

Imagem

O Katodo do LED de U4 deve estar ao Comum e não ao positivo do NE555

E os Trics com A2 ligados ao Neutro da Rede

DJ

De tal modo que Nivel Baixo da Saida do NE555 aciona o LED de U2 e

Nivel Alto aciona o LED de U4

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Voltar para Assuntos Gerais