USB : A partir de qual corrrente o PC detecta dispositivo ?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

USB : A partir de qual corrrente o PC detecta dispositivo ?

Mensagempor andre_luis » 17 Ago 2011 19:10

Olá Pessoal,

Estou pretendendo usar o 5V-GND da USB para alimentar um equipamento.
Gostaria de que ao conectar o aparelho, o Windows não reclamasse "detectado novo hardware". Ficaria mais elegante.

Por acaso, o aparelho consome relativamente pouco : 60mA@5v ( 0,3W ), e focando nesse aspecto, eu poderia reduzir ainda mais o consumo.

Alguem possui esta informação ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: USB : A partir de qual corrrente o PC detecta dispositiv

Mensagempor Rodrigo_P_A » 17 Ago 2011 19:45

andre_teprom escreveu:Olá Pessoal,

Gostaria de que ao conectar o aparelho, o Windows não reclamasse "detectado novo hardware". Ficaria mais elegante.

Por acaso, o aparelho consome relativamente pouco : 60mA@5v ( 0,3W ), e focando nesse aspecto, eu poderia reduzir ainda mais o consumo.

Alguem possui esta informação ?

+++

num entendi, vc quer usar então só a alimentação?

se for isso , se vc usar só os pinos de alimentação o PC num vai detectar nada, ele só detecta qdo tem um resistor de 1K5 de pullup no D+ da USB e aí começa a comunicação ( falando a grosso modo )
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor brasilma » 17 Ago 2011 20:03

Concordo com o Rodrigo, e acho até (apesar de não conhecer bem o protocolo) de que talvez seja necessário um envio de dados para o PC iniciar a tentativa de reconhecimento.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 17 Ago 2011 21:48

Ok,

É que como a USB tem uma certa "inteligencia" para se proteger contra curtos, interrompendo a alimentação, achei que também tivesse controle disso.

Aproveitando :
Tem como eu desabilitar uma USB por Software ?
Eu gostaria que o PC pudesse cortar a alimentação desse dispositivo externo em determinadas ocasiões.

Obg.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 17 Ago 2011 23:06

andre_teprom escreveu:Ok,

É que como a USB tem uma certa "inteligencia" para se proteger contra curtos, interrompendo a alimentação, achei que também tivesse controle disso.

Aproveitando :
Tem como eu desabilitar uma USB por Software ?
Eu gostaria que o PC pudesse cortar a alimentação desse dispositivo externo em determinadas ocasiões.

Obg.

+++

tem limitador de corrente, 500mA por porta, que eu saiba não tem controle de alimentação não.

Sei que notebooks tem controle que desliga a USB para economizar bateria, mas num é um padrão do HW então não acho bom vc querer usar este recurso, pois se vc conseguir controlar só vai servir em alguns PCs e em outros não.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor vtrx » 17 Ago 2011 23:44

Existem alguns meios.
Voce pode tentar usar o devcon,que pode ser chamado por linha de comando por qualquer compilador(C:devcon.exe disable @USB\*).
Voce pode tambem apelar e desabilitar a autodetecção.
vtrx
Dword

Mensagempor xultz » 18 Ago 2011 08:48

Acho que o corte de alimentação pode depender da placa mãe. Eu tve um computador tosco que mesmo com ele desligado, os 5V da USB continuavam presentes.
Atualmente meu desktop só põe 5V quando o computador liga. Eu fiz até um esqueminha, puxei da USB um cabo que comanda um MOC3020 que comanda um triac (não lembro qual) que alimenta um filtro de linha e neste filtro eu liguei meu modem ADSL e o amplificador de áudio que ligo no computador, prá não ter consumo em stand by. Enfiei o circuitinho dentro do filtro de linha, enfiei o filtro dentro de uma gaveta da mesa e dentro dessa gaveta o modem e o amplificador, ficou filé :)
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 18 Ago 2011 20:14

vtrx,
Interessante essa opção, já baixei pro computador e vou testar.

xultz,
Também tive um Laptop assim, e achava bizarro.

Valeu...

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 18 Ago 2011 20:21

Gostaria de que ao conectar o aparelho, o Windows não reclamasse "detectado novo hardware". Ficaria mais elegante

fiz isso qdo estava sem fonte na "bancada" ... usei apenas um conector USB simples ligado ao + e ao GND despresando totalmente os D+ e D- ... nunca tive problemas, tanto em notebook qto em desktop ... basta não curtocircuitar o + e o GND nem ultrapassar o limite de 500mA que tudo funfa que é uma beleza!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor polesapart » 19 Ago 2011 16:07

Só lembrando que alguns PCs efetivamente respeitam a especificação usb, que demanda um limite pequeno (acho que 100ma por porta) até que o dispositivo seja tratado, então o limite pode subir para 500ma/porta, individualmente. Isto é particularmente verdadeiro para hubs onde um integrado dedicado também controla a alimentação de cada porta, então as vezes não dá pra alimentar algo que exija mais de 100ma sem que este algo seja um dispositivo usb de verdade.

Em vários PCs (e no meu laptop) o que parece é existir apenas um mecanismo de limitação de corrente que aciona cortando todas as portas quando o consumo nelas ultrapassa um valor, e, geralmente, este valor não é pequeno (no meu pc em casa eu podia pendurar até 1A em uma das portas sem problemas, mas eu não tinha nada nas outras portas).
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 19 Ago 2011 17:58

Só lembrando que alguns PCs efetivamente respeitam a especificação usb, que demanda um limite pequeno (acho que 100ma por porta)

pelo que lembro, a especificação é de mínimo 100 e máximo 500mA, indiferente da aplicação, e que quais quer aparelhos que tenham consumo acima desta faixa deve ser alimentado por energia externa.

(no meu pc em casa eu podia pendurar até 1A em uma das portas sem problemas, mas eu não tinha nada nas outras portas

aí é doido hein! :shock:
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Voltar para Assuntos Gerais