Frequencia dos telefones sem-fio ( oferece risco á saúde ? )

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Frequencia dos telefones sem-fio ( oferece risco á saúde ? )

Mensagempor andre_luis » 08 Jun 2011 19:20

Pessoal,

Recentemente foi divulgado na mídia o que nós que trabalhamos com eletronica já sabíamos.
O sinal do transmissor dos celulares pode ser prejudicial á nossa saúde.

Entretanto, não se fala muito nos telefones sem-fio, que operam nas frequencias de microondas na faixa de 1.9G e 2.4G.
Acredito que essa categoria seja menos regulamentada que os celulares e que estejamos igualmente vulneráveis.

Alguem sabe se é isso mesmo, ou estou falando besteira ?
( minha filha as vezes fica muito tempo no telefone, e estou ficando preocupado )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor vtrx » 08 Jun 2011 19:40

Se não me engano,os telefones fixo sem fio tem uma corrente bem menor pois só precisam se comunicar com a base e alem disso tem a antena que fica acima da orelha.
vtrx
Dword

Mensagempor edison » 08 Jun 2011 20:57

Meu mouse sem fio usa 2,4 Ghz então pode haver riscos tb?
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor brasilma » 09 Jun 2011 12:55

Povaréu, tenho avançado muito no campo da química neste ultimo semestre em função do meu Mestrado.

Isto me proporcionou a oportunidade de receber informações teóricas e práticas sobre a ação de diferentes tipos de radiação sobre moléculas químicas.

Radiação até a frequencia microondas 2,4GHz com potência utilisada em telefones não possui capacidade de proporcionar nenhum grande mal a nossa saúde. No máximo, se utilisado por um longo periodo poderia causar um ligeiro aquecimento nos tecidos que sofressem a incidência.

Como efeito de comparação, a exposição ao sol, e a radiação UV com comprimentos de onda na faixa de 240nm, causa muito mais danos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 11 Jun 2011 11:21

Tenho minhas dúvidas :

brasilma escreveu:...Radiação até a frequencia microondas 2,4GHz com potência utilisada em telefones não possui capacidade de proporcionar nenhum grande mal a nossa saúde...

O forno de micro-ondas opera á 2,45GHz ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Micro-onda )
Será que a molécula de H2O ressoa tão seletivamente assim, para que 2,4GHz não ofereça algum risco ?
são só ~2% de diferença...

vtrx escreveu:...e alem disso tem a antena que fica acima da orelha.

Tipo, bem na altura do cérebro...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor pbernardi » 11 Jun 2011 16:53

Tem que se levar em conta a potência, a distância que você está do sinal, e o tempo de exposição também.

A gente andando na rua, é exposto toda hora a uma vasta gama de frequências, a raiox-x, gama, microondas, luz visível, mas tudo isso com uma potência mínima que não faz mal a saúde.

Se ficar constantemente ao lado de uma antena de celular, pode ser que gere conseuências graves. Mas quanto mais longe você fica, menos efeito essas ondas tem sobre você.

O celular, por exemplo, foi redefinodo pela OMS como "potenciamente nocivo" a saúde, não porque tem uma potência alta (uma antena de celular tem muito mais potência que um celular!), mas porque é usado sempre ao lado do cabeça, ou seja, em uma distência muito pequena, além de ser usado constantemente. Se você usar o celular na mão com um fone de ouvido, o efeito nocivo já tende a 0, assim como se você falar pouco ao telefone.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor brasilma » 11 Jun 2011 17:07

Olá André,

Tanto faz, o comprimento de ondas das microondas é de 0,12 m, e ele não possui energia suficiente para provocar nenhuma quebra molecular*.

O comprimento de onda menos energetico capaz de de provocar isto é o UV com 240 nm.

O efeito que as microondas provocam num tecido vivo, principalmente devido as moléculas de água, é aquecimento e danos em consequência exclusiva disto.

Um microondas possui potência na faixa de 700-1000W e um telefone mW.

*quebra molecular implica em produção de radicais livres, alteração no código genético (condições para desenlvolvimento de cancer).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Voltar para Assuntos Gerais