Identificar trafo

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Identificar trafo

Mensagempor styg » 07 Jan 2011 08:43

Pessoal, to com um trafo parado a tempos e quero usar ele pra um projeto aqui, só que nao tenho ideia de quais as bobinas de entrada e saída.

Sei que tem como ver com o multimetro mas nao sei como faz, segue a foto pra vcs darem uma olhada.

Imagem
Lucas
styg
Word

Mensagempor enigmabox » 07 Jan 2011 09:48

Olhando pela foto, vejo que o trafo tem 3 saidas:

LaranjaPretoLaranja = Saida
AmareloPretoAmarelo = Saida
PretoVermelhoPreto = Saida
Geralmente estas saidas, sendo medidas com um multimetro na escala de Ohms, deve apresentar baixa resistencia.

VerdePretoMarromAzulBranco = Entrada
Verificando com um multimetro na escala de Ohms, a entrada deve apresentar um valor ohmico maior que os terminais de saida do trafo.

Alimentando o trafo com uma lampada em serie, tipo 40W, acho que dá pra tentar saber qual saida tem este trafo.
enigmabox

Mensagempor die6o » 07 Jan 2011 09:52

Este trafo se parece muito com um de um estabilizador que eu desmontei uma vez, e também com um trafo de nobreak que tinham tomadas isoladas eletricamente uma da outra.
die6o
Nibble

Mensagempor rcakto » 07 Jan 2011 10:12

enigma, eu ja acredito que o PretoVermelhoPreto embaixo seja a entrada, e a parte superior proxima seja para deficnir como as bobinas serão conectadas entre si, e do outro lado a saida, sendo essa com tape central 0V
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor andre_luis » 07 Jan 2011 10:27

O transformador pode ser usado em qualquer direção, e assim acredito que não seja impeditivo que se utilize qualquer parte como entrada ou saída, não é mesmo ? Apesar de que a dica do rkato parece ser um bom ponto de partida ( center tap como entrada ).
A medição parece ser a opção mais confiável.

Existem trocentas normas de cores e por esse critério pode ser complicado.
De onde voce retirou esse trafo ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 07 Jan 2011 10:52

"VerdePretoMarromAzulBranco = Entrada "
isto parece estar correto. se sim este trafo deve ser:
(20+100) + (100) na entrada. note a soma total 220 e uma "composição" 120. note o 100 isolado. se for este o caso, a ligação é menos fácil do que os tradicionais 110 + 110 ou 0.110.220. meça as resistências e post'e' os valores.
abç
ze
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Jan 2011 11:40

O Primário geralmente é a bobina

mais próxima do núcleo, a primeira a ser enrolada

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor enigmabox » 07 Jan 2011 12:26

Pode ser que neste enrolamento PretoVermelhoPreto, seja uma entrada visto que o diametro do fio é maior que dos outros enrolamentos, também as cores estao invertidas, deve ser um trafo de nobreak, onde no vermelho vem a tensão da bateria e nos lados com fio preto, são ligados os transistores em push-pull.
O negocio é medir e verificar. Como o Lellis disse, parece que a entrada é simples sem ligar e combinar bobinas em serie e paralelo para 110Vac e 220Vac.
enigmabox

Mensagempor styg » 07 Jan 2011 14:31

Então, enquanto eu estava medindo as resistencias, me lembrei, tenho quase certeza que tirei esse trafo de um no-break.

Mas eu medi as resistencias:

BRANCO - AZUL : 0,4 ohm
AZUL - MARROM : 0,4 ohm
MARROM - PRETO : 2,3 ohm
PRETO - VERDE : 4,0 ohm

LARANJA - PRETO : 0,5 ohm
PRETO - LARANJA : 0,5 ohm

AMARELO - PRETO : 0,7 ohm
PRETO - AMARELO : 0,7 ohm

VERMELHO - PRETO : 0,4 ohm
PRETO - VERMELHO : 0,4 ohm
Lucas
styg
Word

Mensagempor andre_luis » 07 Jan 2011 18:31

styg,

Não sei se desse modo vai dar pra concluir alguma coisa.
O que eu tinha em mente era o seguinte :
1 ) Nomerar cada terminação com um número qualquer.
2 ) Identificar que terminações pertencem ao mesmo enrolamento (=isoladas das demais)
3 ) Mapear num grid - Excel, que seja - todas as combinações desistencia de cada enrolamento.

Repare que o ítem 2) reduz a dimensão da tabela do ítem 3), pois cria tabelas menores.

Um simples olhar nos valores das resistencias vai dar pra voce perceber qual fio está no início ou final do enrolamento, e assim progressivamente. Com sorte, poderá ter a mesma sequencia com que os fios estão ficicamente dispostos no carretel.

OBS.: Se foi retirado de um UPS, pode ser que os enrolamentos sejam parte do estabilizador de entrada ( carregador ) e saída, mas tem de medir pra ter certeza.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor renatokodaira » 07 Jan 2011 20:17

arruma um trafinho desses de fonte pequena, com 220V para 6V (ou outra baixa tensao). Liga os 6V nos enrolamentos desconhecidos do seu trafo e vai medindo os demais enrolamentos, depois e soh calcular as relaçoes de transformaçao deles.
renatokodaira
Byte

Mensagempor styg » 11 Jan 2011 19:56

fiz o que o renatokodaira sugeriu, e descobri que aqueles 5 fios são mesmo a entrada, medindo a resistência entre eles verifiquei que o branco e o verde são as extremidades do enrolamento (na ordem em que saem do carretel).

aplicando uma tensão baixa nesse rolamento, descobri as relações entre entrada e saída:

para o trio PRETO-VERMELHO-PRETO - 15:1 entre PRETO/PRETO

para o trio AMARELO-PRETO-AMARELO - 29:1 entre AMARELO/AMARELO

para o trio LARANJA-PRETO-LARANJA - 7:1 entre LARANJA/LARANJA

então com 220v na entrada, vou ter as saídas: ~15v, ~7.5v e ~31v.

e agora? rsrsr

simplesmente ligo o verde e o branco na tomada e deixo os outros 3 em aberto mesmo? e quanto a capacidade de corrente, tem alguma maneira de identificar além da bitola do fio?

valeu
Lucas
styg
Word

Mensagempor andre_luis » 11 Jan 2011 21:03

Se tiver como medir/estima a área do braço central, terá a potencia P :

Com isso :
corrente de entrada : Iin= P / 220v

Já as saídas, como são várias, vai ficar complicado, porque o projetista pode ter distribuído a capacidade de diversas manairas.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor wil » 18 Jan 2011 18:31

Você pode ter uma estimativa de corrente se você pendurar uma resistência de carga. Vai diminuindo a resistência, monitorando a corrente e a tensão. Vai chegar num ponto onde a tensão vai cair muito com o acrescimo de corrente. Esse joelho vai ser o limite de corrente.

Tem que fazer isso pra cada saída.
wil
Nibble

Mensagempor edison » 19 Jan 2011 23:23

styg escreveu:.... e quanto a capacidade de corrente, tem alguma maneira de identificar além da bitola do fio?

Pela seção geométrica do núcleo vc calcula a potência APROXIMADA de qualquer trafo.
Tendo isso e as tensões envolvidas fica sabendo as correntes.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Voltar para Assuntos Gerais