Software gerador de sinais

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Software gerador de sinais

Mensagempor _blackmore_ » 13 Jun 2010 16:45

A alguns dias chegou finalmente meu DSO Nano da Seeedstudio ( http://www.seeedstudio.com/depot/images ... manual.pdf ), como é uma ferramenta simples e barata eu gostaria de fazer alguns testes, e um gerador de sinais é um caminho.
Apesar de já ter feitos alguns teses com um gerador de ondas simples (senoidal e quadrada) eu gostaria que os amigos compartilhassem outros softwares, que geram mais tipos de ondas, por exemplo triangular, dente de serra, ondas mescladas ...
Com o SweepGen que utilizei, para sinais senoidais o DSO se comportou razoavelmente bem ... já para sinal retangular, o sinal ficou totalmente distorcido ... não entendi pq.
Agradeço aos colegas do fórum quem puder me ajudar nesta busca e indicar um software gerador de sinais para usar na placa de som do PC.

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 13 Jun 2010 18:49

Olá _blackmore_!
Você reportou que teve problemas com onda quadrada. Qual foi a taxa dessa onda que você utilizou?
Observe que a taxa de amostragem é de 1Msps (1M de amostras por segundo).
Da teoria, a maior frequência (senoidal) que você pode recuperar, dessa taxa de amostragem, é de 500kHz senoidais. Mesmo assim, os instantes de amostragem deveriam coincidir com os picos negativos e positivos da senóide, para que a amplitude pudesse ser identificada.
Como você sabe, uma onda quadrada é formada pela fundamental, acrescida dos harmônicos (ímpares, se ainda me lembro bem). A medida que esses harmônicos de mais alta ordem estiverem presentes, a senóide vai se distorcendo para a forma quadrada. Note que as transições da onda quadrada, teoricamente seriam compostas de frequências de bem mais altas ordens. Como a taxa máxima é de 1Msps, ou a frequência máxima é de 500kHz, chuto que poderia ser visualizada uma onda quadrada de até uns 50kHz. O traço de subida e de descida estariam um pouco inclinados. Logo após e antes dessas transições, haveriam ripples, devido a limitação de frequência.
O que você está presenciando aí? É compatível com o que eu coloquei?
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 13 Jun 2010 18:54

Olá Black,

Que frequência utilizou?

Como é uma saída de audio, talvez o problema esteja ai.

Abx
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 13 Jun 2010 20:15

brasilma

obedeci o mínimo de 10HZ do manual, e o limite de 20KHz das placas de som .. trabalhei entre 20 e 5KHZ ...

MOR_AL

Bom ... infelizmente o que vc relata não me parece em nada o problema que vejo.
amanhã eu vou a loja de componentes comprar um conector BNC e adaptar uma ponta de osciloscópio que tenho aqui.
como as frequências que utilizei ficaram entre 20Hz e 5KHz ... eu acredito que não deveria ser problema sua captura, até mesmo pq no youtube existem alguns vídeos onde os sinais de onda quadrada são mostrados sem problemas.
Agora procurando no site da Seeedstudio, vi uma observação sobre o firmware, que foi detectado um problema mas que a atualização já está disponível, e outra possibilidade que pensei foi a de fazer um gerador PWM com PIC em 1KHz e ver o que acontece.

edit:

duas imagens para ver como os sinais estão, onda senoidal e quadrada, frequencia de 100Hz

http://img64.imageshack.us/i/sinal2.jpg/

http://img231.imageshack.us/i/sinal1.jpg/
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 14 Jun 2010 07:49

Olá _blackmore_
Parece que há duas coisas na onda quadrada de 100Hz.
1 - Os picos, logo após a transição positiva ocorrem (normalmente) devido a um problema de impedância da fonte geradora do sinal. Ela pode estar alta e não ser apenas resistiva. Mas quando isso ocorre, os picos aparecem em ambas transições.
2 - A parte plana da onda quadrada possui um decaimento. Parece que o acoplamento entre o gerador e o osciloscópio é (ou está) apenas capacitivo. A onda quadrada estaria sendo diferenciada por um filtro passa-altas frequências.

Pelas formas das ondas, eu diria que o problema está no gerador.
Qual foi a fonte geradora desse sinal quadrado?
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 14 Jun 2010 08:34

Black,

Apenas para tirar a dúvida com relação a saída de audio, monta um osciladorzinho com um 555 e testa (não vai haver precisão na frequência, porem vai dar para resolver esta questão da saída).

Abx
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor fabim » 14 Jun 2010 11:49

Black. Pegue o seu DSO e meça a saida de som que esta gerando onda quadrada para ver, se não esta havendo distorções por causa da propria placa de som.

OPS.; é mesmo o DSO ja éo seu osciloscopio... egegegegee
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 14 Jun 2010 13:17

MOR_AL

como falei ... vou comprar um conector BNC e ver se uma ponta de osciloscópio de 20MHz q tenho aqui melhora em algo ..

Pelas formas das ondas, eu diria que o problema está no gerador.
Qual foi a fonte geradora desse sinal quadrado?

foi a primeira dúvida que me ocorreu .. o sinal é gerado pelo SweepGen

http://www.softpedia.com/get/Multimedia ... pGen.shtml

basilma

farei isso, assim que arrumar a bancada!!! :P
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor renatokodaira » 14 Jun 2010 13:33

Pra mim a distorçao pode ser ruido da rede de 60Hz se somando ao sinal vindo da placa de som, dado que a amplitude do sinal eh baixa e que talvez voce nao esteja usando cabos blindados para conectar a placa de som ao scope. Alem disso, seus fios e circuitos de interface podem criar filtros passa altas que atenuem os sinais de harmonicos como o MORAL descreveu.
renatokodaira
Byte

Mensagempor MOR_AL » 14 Jun 2010 13:38

_blackmore_

Não estou conseguindo abrir o endereço
http://www.softpedia.com/get/Multimedia ... pGen.shtml

Depois eu tento de novo.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais