PCAD - Impressão em Negativo

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor joao.atibaia » 08 Set 2009 10:32

E qual foi a solução adotada?
joao.atibaia
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 08 Set 2009 11:47

joao.atibaia escreveu:E qual foi a solução adotada?

MOR_AL escreveu:Usei o Método Transfer. É mais prático.

Neste método trabalhamos com o positivo mesmo. Não há necessidade do negativo.
Do layout impresso, até a placa corroída levou menos de 1 hora.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Ander_sil » 08 Set 2009 12:35

No Altium Designer que deve ser parecido com PCAD eu gero o Gerber normal e ao abrir o Camtastic só teclar 'N' e pronto.

Ai se quiser pode gerar painel etc...

Depois pode exportar para .bmp(ele pede quantos DPI de 50 até 900), onde não há cobre vai ficar na cor do layer (ex. vermelho) mas só abrir em um editor de imagem como gimp e mudar para preto.

Pode imprimir direto pelo CAMtastic, gerar imagem, depois dá trabalho para redimencionar.

Quando minha resina do David chegar vou fazer alguns testes.

Falow!
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor Beto_s » 08 Set 2009 23:27

Só para constar...

Hoje fui imprimir algo do Kicad e realmente ele já tem a opçao de inverter o desenho....

Mas caso seja necessário fazer no Corel , desenha alguns retangulos preenchidos com preto ao redor do arquivo eps importado , de modo a preencher toda a folha A4 , para nao gastar toner. Nao edita nada no arquivo EPS importado.

Já na janela de impressao , ao lado de miscelanas tem uma orelha "post " alguma coisa , me desculpe nao lembro agora .
Lá tem uma " E " dentro de um retangulo e a opçao " Inverter " .
É só selecionar.

A vantagem é a manutenção das dimensões originais.

Beto
Beto_s
Bit

Mensagempor Haroldo Coelho » 16 Nov 2009 20:56

Minha contribuição: Quando tenho um lay out no COREL, exporto-o como JPEG ou GIF(em 24 BITS). para a área de trabalho. Após o que, importo-o novamente( já em formato JPEG) e no COREL, vou na opção EFEITOS-TRANSFORMAR-INVERTER, e a imagem fica invertida.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor MOR_AL » 17 Nov 2009 14:06

"Chega de dar murro em ponta de faca".
Método transfer BBBR (Bom, Bonito, Barato e Rápido). Do desenho à placa corroída em menos de 1h.
Variante do método do Renie.

Imagem
Imagem
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor maxborn » 16 Dez 2009 02:37

MOR_AL escreveu:"Chega de dar murro em ponta de faca".
Método transfer BBBR (Bom, Bonito, Barato e Rápido). Do desenho à placa corroída em menos de 1h.

Acredito que se fosse murro em ponta de faca usar métodos profissas, industria usaria transfer. Eu particularmente nunca mais usarei o transfer. Minha placa fica pronta em menos de 40 minutos com a resina do amigo Davi
maxborn
Bit

Mensagempor B-EAGLE » 16 Dez 2009 11:26

maxborn escreveu:
MOR_AL escreveu:"Chega de dar murro em ponta de faca".

Acredito que se fosse murro em ponta de faca usar métodos profissas, industria usaria transfer. Eu particularmente nunca mais usarei o transfer. Minha placa fica pronta em menos de 40 minutos com a resina do amigo Davi

é 2! qualidade sem comparação nenhuma!
B-EAGLE
Word

Mensagempor MOR_AL » 16 Dez 2009 17:40

Olá B-EAGLE e maxborn.

Não estou me referindo a uma placa profissional. Refiro-me a uma placa protótipo.

A qualidade é mais que suficiente para tal. Filetes estreitos com 10 ou até 8 mils.

O custo é baixíssimo. Hoje a disponibilidade de uma impressora laser é um fato e cada folha sai entorno de R$1,50 e ainda pode-se obter várias imagens na mesma folha.

A rapidez para a confecção é excelente. Em menos de 1h (na realidade levou cerca de 30 minutos) parti da impressão na folha para a corrosão.

O número de etapas é reduzido. Recortar o desenho do layout da folha, cortar e limpar a placa, passar o recorte para a placa, aquecer no ferro por 20s, molhar para retirar o papel e corroer.

Acredito que este seria o primeiro passo para um projeto.
Uma vez funcionando, aí sim é que seria interessante um tratamento mais profissional para a placa.

... Mas cada um tem suas idéias próprias e opiniões, sendo assim, entendo e respeito a de vocês.
A minha é esta.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 16 Dez 2009 18:50

Fala MOR_AL beleza?!

né nada profissa não moço! hehehe

tá vendo aqueles pontinhos no canto superior esquerdo da segunda foto que vc colocou!? então, faça uma placa colocando um LQFP qualquer lá e veja o quanto de dor de cabeça aqueles pontinhos te darão... heehehe

é que eu já tentei TANTOS métodos de transfer que hoje não posso ouvir nem falar que já saio correndo! hauaehaeuaeh

abraço!

MOR_AL escreveu:Olá B-EAGLE e maxborn.

Não estou me referindo a uma placa profissional. Refiro-me a uma placa protótipo.

A qualidade é mais que suficiente para tal. Filetes estreitos com 10 ou até 8 mils.

O custo é baixíssimo. Hoje a disponibilidade de uma impressora laser é um fato e cada folha sai entorno de R$1,50 e ainda pode-se obter várias imagens na mesma folha.

A rapidez para a confecção é excelente. Em menos de 1h (na realidade levou cerca de 30 minutos) parti da impressão na folha para a corrosão.

O número de etapas é reduzido. Recortar o desenho do layout da folha, cortar e limpar a placa, passar o recorte para a placa, aquecer no ferro por 20s, molhar para retirar o papel e corroer.

Acredito que este seria o primeiro passo para um projeto.
Uma vez funcionando, aí sim é que seria interessante um tratamento mais profissional para a placa.

... Mas cada um tem suas idéias próprias e opiniões, sendo assim, entendo e respeito a de vocês.
A minha é esta.
[]'s
MOR_AL
B-EAGLE
Word

Mensagempor MOR_AL » 17 Dez 2009 13:11

B-EAGLE escreveu:Fala MOR_AL beleza?!

né nada profissa não moço! hehehe

tá vendo aqueles pontinhos no canto superior esquerdo da segunda foto que vc colocou!? então, faça uma placa colocando um LQFP qualquer lá e veja o quanto de dor de cabeça aqueles pontinhos te darão... heehehe

é que eu já tentei TANTOS métodos de transfer que hoje não posso ouvir nem falar que já saio correndo! hauaehaeuaeh

abraço!

É!
Não sei se todos os CIs possuem encapsulamentos maiores que os para SMD. :?:
Caso não seja possível trabalhar com componentes com invólucros maiores (apenas para teste), você realmente precisa de mais qualidade. :!:
Hoje, aposentado, eu tenho a eletrônica apenas por hobby. Até o presente momento eu não precisei de maior qualidade. A empresa, onde trabalhei, possuia um pequeno setor em que faziam placas de CI. O processo era fotográfico mesmo. A qualidade era a dos filmes. Tinha uma máquina fotográfica de mesa. O desenho original poderia estar na escala 2 para um, ou mais. Ela possuia ajuste na escala. O filme revelado era colocado sobre uma placa sensibilizada por um plástico azul. Este filme, em rolos grandes, era prensado sobre o cobre da placa...

É claro que a gente "dança conforme a dança". Tem que se fazer o que for necessário para chegar ao produto, né? :lol:
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais