Como funciona o chuveiro elétrico?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Como funciona o chuveiro elétrico?

Mensagempor Haroldo Coelho » 16 Nov 2009 19:41

Nunca havia raciocinado sobre isso. Já consertei, gambiarrei dezenas de chuveiros das minhas resistencias...quando a resistencia se rompe, abro-o e reenrolo a resistencia e assim vai.

Ontem, meu filho, que está estudando física na UFRJ, estava curioso vendo eu consertar mais uma vez o chuveiro, e perguntou-me como funcionava. Eu, do alto do meu pedestal, fui explicando...câmara interna, diafragma, contatos, resistencia maior, menor..etc... até que ele me perguntou porque não tomávamos choque, visto que a resistencia é de um material condutor(Níquel-Cromo), está imersa na água, que é outro ótimo condutor...e essa mesma água cai na nossa cabeça e estando nós com os pés no chão..e o que é pior, no chão molhando...PORQUE NÃO TOMAMOS CHOQUE???

pensei mas fiquei sem resposta...

Não é por causa do aterramento pois nem sempre é o caso...esse mesmo chuveiro do apto dele( ele já mora sózinho) não está aterrado, nem tem fio terra... e simplesmente não dá choque...pensei que poderia ser o fato da água que cai n'agente não tem um filete contínuo...a corrente da água é interrompida e assim não nos traz a corrente elétrica...mas não acho que é isso não...será que é a velocidade da água...o fluxo...não também não...

Mas, raios, porque não tomamos choque??

Será que na verdade sempre estamos recebendo um pouco de energia elétrica mas o aterramento dos nosso pés não é perfeito.

Ás vezes, já percebí, tomamos um leve choque quando pegamos na válvula metálica, no registro da água...e neste caso um aterramento resolveria...

Quem sabe porque não tomamos choque sempre? quando não existe aterramento do terçeiro fio( fio terra) que sai de dentro da câmara dágua???

Dúvida cruel...não conseguirei mais dormir direito enquanto não elucidar esse caso.

Alô cientistas de plantão!!!
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor fabim » 16 Nov 2009 19:55

a agua apenas com fluor e cloro, tem uma resistencia alta a passagem de corrente, pois possui poucos sais.. Porem mesmo assim, experimente colocar o dedo naquele 1 centimetro +/- de agua que ainda não esta gotejando..rsrsrs

desde que o terra não esteja ligado ao chuveiro.., o bom mesmo é em 220, e sem terra, aí o DDP é na casa do chapelastico..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor pbernardi » 16 Nov 2009 20:19

A única coisa que impede que tomemos choque, em um chuveiro não aterrado, é que a água que chega até a gente não é contínua, ou seja, não está ligado a outra fonte.

Se você tirar a mangueira do chuveirinho, vai vir um jato contínuo, pelo menos nos primeiros 10cm, certo? coloque o dedo lá pra ver o que acontece.

Chuveiro elétrico é meio que o cúmulo da insegurança, não é a toa que é quase que só difundido no Brasil... :oops:
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor Haroldo Coelho » 16 Nov 2009 21:15

É isso aí, é porcausa da fragmentação da água. Andei pesquisando na INTERNET.

não sei como vivíamos antes dela.

Thanks.

Hoje já poderei dormir tranquilo.rs,rs.

pensando bem, foi bem bolado.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 16 Nov 2009 21:36

E não é só

Imagine duas R iguais. Uma Ligada a Fase e outra ao Neutro

Qual a tensão na junção das duas ?

É assim que a Água se sente.

Podes crer _ :lol:

Esses mesmos Chuveiros, para Esportação lá pra cima, vaí com Resistência Blindada.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fenix3 » 17 Nov 2009 00:42

Hooo minha gente!
Mas veja que mesmo a agua fluindo na saida do chuveiro, a agua continua vindo de algum lugar, onde o caminho para o "terra" sera mais facil voltar pelo cano que em alguns casos pode ser metalico ou nao, mas existem varios outros pontos que conectam a agua ao terra, e a pessoa acaba nao sendo o melhor caminho para a corrente eletrica!
Concordo que a fragmentacao da agua ajuda tambem a interromper o circuito...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor edison » 17 Nov 2009 06:53

A resistividade da água deve ser superior a 3000 ohm x cm ,senão a corrente de fuga é perigosa.

Se alguem tiver acesso:

NBR 12090/1991 "Chuveiros elétricos - Determinação da corrente de fuga."

Té mais..
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor xultz » 17 Nov 2009 07:55

Tem que levar em conta que numa ponta da resitência tem 127, na outra tem 0V do neutro (pelo menos, deve ter). A água está em contato com abos terminais (porque ambos ficam expostos). Assim sendo, qual potencial a água vai ter? Mais prá 127 ou mais prá 0? Se na água tender para 127, esse potencial vai querer fugir pro terra ou pelo neutro, que tem baixa impedância, ou pela pessoa, que tem impedância mais alta. Se você um elétron, e o terra fosse uma piscina cheia de protonzinhas peladas, ia querer chegar lá passando pelo neutro ou pelo gordo peludo e fedido que tá tomando banho (supondo que eu seja o fulando tomando banho)?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor dreher » 17 Nov 2009 08:18

Cara, quem tem mais de 1,90m de altura e ja teve que tomar banho em um chuveiro numa altura fora do padrão(muito baixa) sabe bem os beneficios que o gotejamento proporciona no banho. Fritar o cerebro as vezes é legal, mas não desse jeito
dreher
Byte

Mensagempor fabim » 17 Nov 2009 08:46

quando eu era muleque e ia tomar banho na casa da minha avó, lá tinha aquele chuveiro CORONA enorme e inteirinho cromado, lembro de algumas vezes eu subir na cadeira pra mudar a chave com o chuveiro ligado e encostar a mão na carcaça do chuveiro.
A cadeira que ficava la dentro do banheiro era de madeira, era pra colocar a roupa suja.rs

Nunca vou me esquecer daqueles trancos, OBS:? na casa da minha avó o chuveiro era 220V..

O tempinho bão sô.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor edison » 17 Nov 2009 15:58

xultz escreveu:............ Se você um elétron, e o terra fosse uma piscina cheia de protonzinhas peladas,.............

Esse cara sabe ilustrar as coisas.
To até vendo a cena.......!

Então quando tomamos choque trememos por que viramos um "motel eletrônico"........ :shock: Eta surubão.

Té mais.....vou pro banho.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor xultz » 17 Nov 2009 16:23

Eta surubão.

Té mais.....vou pro banho.
]
Essa também ficou comprometedora :)
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Voltar para Assuntos Gerais