por Haroldo Coelho » 16 Nov 2009 19:41
Nunca havia raciocinado sobre isso. Já consertei, gambiarrei dezenas de chuveiros das minhas resistencias...quando a resistencia se rompe, abro-o e reenrolo a resistencia e assim vai.
Ontem, meu filho, que está estudando física na UFRJ, estava curioso vendo eu consertar mais uma vez o chuveiro, e perguntou-me como funcionava. Eu, do alto do meu pedestal, fui explicando...câmara interna, diafragma, contatos, resistencia maior, menor..etc... até que ele me perguntou porque não tomávamos choque, visto que a resistencia é de um material condutor(Níquel-Cromo), está imersa na água, que é outro ótimo condutor...e essa mesma água cai na nossa cabeça e estando nós com os pés no chão..e o que é pior, no chão molhando...PORQUE NÃO TOMAMOS CHOQUE???
pensei mas fiquei sem resposta...
Não é por causa do aterramento pois nem sempre é o caso...esse mesmo chuveiro do apto dele( ele já mora sózinho) não está aterrado, nem tem fio terra... e simplesmente não dá choque...pensei que poderia ser o fato da água que cai n'agente não tem um filete contínuo...a corrente da água é interrompida e assim não nos traz a corrente elétrica...mas não acho que é isso não...será que é a velocidade da água...o fluxo...não também não...
Mas, raios, porque não tomamos choque??
Será que na verdade sempre estamos recebendo um pouco de energia elétrica mas o aterramento dos nosso pés não é perfeito.
Ás vezes, já percebí, tomamos um leve choque quando pegamos na válvula metálica, no registro da água...e neste caso um aterramento resolveria...
Quem sabe porque não tomamos choque sempre? quando não existe aterramento do terçeiro fio( fio terra) que sai de dentro da câmara dágua???
Dúvida cruel...não conseguirei mais dormir direito enquanto não elucidar esse caso.
Alô cientistas de plantão!!!