Olá pessoal!
Fiz um circuito receptor de identificação de tecla pressionada por um controle remoto infravermelho (IV) da Philips, com o protocolo RC5. Até aí tudo bem.
Os tempos necessários foram todos obtidos via "perda de tempo". Um contador de instruções, que mantinha o uC ocupado até que tal tempo fosse completado.
Quero que além desta tarefa, o circuito também promova algum tipo de atitude em função da tecla pressionada, sendo que uma delas é o acionamento e controle, do tipo rádio controle (RC). Este tipo de acionamento requer repetibilidade com atualização a cada 20 ms. Aí começaram os problemas. Não posso mais me dar ao luxo de criar tempos com a ocupação integral do uC, uma vez que as atualizações e a identificação de teclas do controle remoto podem ocorrer em instantes conflitantes.
Em função do exposto, alterei a composição dos tempos necessários para a identificação das teclas do controle remoto IV, via interrupções (INT e TIMER0). Esta solução permite que outras tarefas possam ser realizadas enquanto o contador do timer0 estiver sendo atualizado. O trabalho para efetivar esta alteração não foi nada simples, vide http://rapidshare.com/files/299786987/RC5.doc .
Agora estou trabalhando na etapa do lado do acionamento. Uma vez identificada a tecla pressionada, o que fazer?
Há diversas sub-etapas nesta etapa e em cada uma delas, estes conflitos entre a identificação da tecla pressionada e o acionamento, devem ser levados em consideração.
Em vista destes fatos e APÓS os mesmos, veio a pergunta:
Qual das duas seguintes opções seria a mais apropriada?
Opção 1:
Usar apenas um uC para fazer todo o trabalho, incorrendo em tempo demasiado de projeto, porém sem a utilização de um segundo uC (de 8 pinos).
Opção 2:
Usar o uC para o trabalho exclusivo de acionamento, e um segundo uC, de 8 pinos apenas, para a identificação da tecla pressionada. A comunicação entre eles poderia ser a serial e o trabalho de desenvolvimento seria cerca de 1/5 do trabalho da opção1.
Qual é a opinião de vocês?
MOR_AL