Adeus gatos....!

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Adeus gatos....!

Mensagempor edison » 30 Mai 2009 22:00

"A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, no dia 2 de abril, as regras de uso da rede elétrica para acesso à Internet em banda larga. Para a agência, a medida vai estimular a competição e incentivar a expansão dos serviços em todo o País. O regulamento entra em vigor até o dia 8 deste mês. A partir daí, a Anatel já poderá conceder licenças às empresas interessadas."

Fonte: O Estado de São Paulo – 03/04/2009

Em breve teremos algum tipo de modem junto ao medidos de KWh e muitos leituristas desempregados.
Ou alguem achou que a idéia deles era apenas oferecer acesso à internet barata e rápida????

Té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor pbernardi » 31 Mai 2009 20:06

hm... um modem por leitor? Sei não, me parece meio inviável trocar tudo de uma vez.

Podem ser que os novos leitores sejam com comunicação, mas acho difícil trocar os leitores existentes por novos numa tacada só.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor EvandroPic » 31 Mai 2009 20:57

E o que é numa tacada só? 2 anos? 3 anos?
não acho inviável... afinal isso siginifica não ter que pagar um monte de funcionarios pra fazer a leitura dos medidores. Imagina a economia numa cidade como São Paulo?
Eles já utilizam algo parecido só que via GPRS em lugares isolados.
A vantagem desses novos medidores é que provavelmente seriam totalmente digitais e integrados numa única placa made in China...
EvandroPic
Byte

Mensagempor pbernardi » 31 Mai 2009 23:28

Sim EvandroPic, em menos de 10, 15 anos, acho difícil implementar.

Imagine que quase TODAS as casa tem isso, e teria que ter um modem para TODAS elas.

Em São Paulo, capital, deve ter... chutando por baixo, uns 2 milhões de leitores. Então, chutando o custo desse leitor como 50 Reais (também por baixo), daria 100 milhões de reais, fora o custo de instalação.

Simplesmente acho que o salário dos leituristas não chegam a tanto:

Vamos supor que um leiturista cheque 100 relógios por dia. Então, deve checar cerca de 2200 em um mês, ou seja, teria que ter uns 900 Leituristas pago por mês. O salário dos coisados deve ser uns R$ 1000,00, no pau danado. Com encargos, vá lá, chega a R$ 2000,00 de custo para a CPFL. Então, por ano, a CPFL deve gastar cerca de 20 Milhões de R$ em salários.

Então, por que ela se daria o trabalho de trocar tudo se só vai recuperar o investimento em cerca de 5 anos? O normal para recuperar investimentos é 2 anos, usado na maioria das empresas.

Agora, claro que se for pra evitar gatos (pra não fornecer energia sem receber $), ou seja, nas partes mais pobres, ela pode quere instalar os tais. E os novos leitores, podem sair com a suposta conexão também...
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor xultz » 01 Jun 2009 08:53

Trabalho em uma empresa que presta serviço a companhias de distribuição de energia, e todos os projetos de substituição dos leituristas deram em nada porque eles custam muito barato.
A implementação de PLC PODE vir a subsituir os leituristas, mas a isso a longo prazo, quando a rede estiver presente em todos os assinantes.
Oferecer banda larga é um bom negócio por causa da banda larga, não por causa da substituição dos leituristas. É só obsrvar as propagandas da Net na TV ultimamente, alguma delas fala de programação da TV a cabo? Não, só fala da Vírtua.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 01 Jun 2009 09:13

Na verdade os prototipos ja estão prontos desde 2003 na Cepel e ja tem varios instalados em predios e redes aeras na Cerom.
Apos o transformador da rede secundaria ele usam acumuladores para cada casa que transmite para uma unidade central que tem o modem GPRS.
A unidade central monitora o total de energia consumida e o total de cada casa em separado, transmitindo para a central de controle, com isso pode-se:
- pegar gatos;
- cobrar tarifas diferenciadas por horario;
- cortar o fornecimento de energia a distancia;
- medir consumo.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor mastk » 01 Jun 2009 12:37

que eu saiba, eles ja estao instalados em varios clientes industriais em teste e iria demorar um pouco para ir para clientes domiciliares, mas ao meu ver demorou.
mastk
Dword

Mensagempor polesapart » 01 Jun 2009 12:55

Olha, também acho que a questão dos leituristas é no mínimo secundária.

Também não sei se há muita diferença salarial entre leituristas de água e de luz, mas eu ouvi de fonte confiável de uma determinada companhia de água estatal que eles estariam dispostos a trocar todos os leitores residenciais de água a um custo de US$ 50,00 por unidade só por conta da economia com os leituristas. Segundo esta fonte, o problema no caso específico desta empresa não é o salário líquido, nem mesmo o salário bruto, mas os custos com processos trabalhistas e fundos de pensão. Eu particularmente não imaginaria que isto fosse um peso tão grande no orçamento da empresa, mas se isto realmente for verdade, o que eu penso não importa.

Mas vamos supor que o caso das cias de energia seja muito diferente e a economia global em termos trabalhistas representassem apenas 10 ou 20% do custo total de implantação, a longo prazo (É comum pequenas empresas acharem um horizonte de cinco anos longo prazo, mas pra empresas grandes isto é 10, 15, 20 anos).

Se já existe, ou se vier a existir, legislação que obrigue as companhias a gradualmente substituir os medidores, estes 10 ou 20% são mero desconto no passivo que eles teriam que assumir de qualquer forma. Desconto é prejuízo menor, na cabeça de diretor, isto é quase equivalente a lucro.

Internet banda-larga é um segmento em expansão, ainda que já tenha hoje uma concorrência também acentuando. A maior dificuldade das telefônicas e suas concorrentes, especialmente no interior do Brasil, ainda é implantar a infra-estrutura, para atender um consumidor que vai levar muito tempo para dar retorno (por que ao custo que eles podem/querem oferecer, esta infra-estrutura fica relativamente ociosa).

As cias. de energia já possuem cabos nestas regiões. O custo de adaptação deles é apenas colocar os filtros passa-alta entre os transformadores e outras bobagens que saem muito mais barato que passar fio de cobre. Os servidores e outros equipamentos de rede são investimento pequeno, especialmente para aquelas que já são informatizadas e detêem redes de dados IP avançadas, caso ao menos da copel, aqui no Paraná. É lucrar em cima de um investimento que já foi em grande parte amortizado...
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor daniellp » 09 Jun 2009 09:20

Os medidores remotos nõa são novidade... desde que eu fiz estágio na Landis+Gyr já tinha produto com esta finalidade, fazia a lietura concentrada (até 16 consumidores) remota e até desligava o inadimplente remotamente.

Lembro de uma história engraçada. Na época da instalação dos primeitos concentradores a concessionária Do rio de Janeiro "achou" mais de 70 km de linhas que eles não tinham instalado, detalhes, algumas eram de 13,8kV, com transformadores e tudo...

Já existe um plano de implementação de Smart Grid no Brasil, Cheguei a participar de um grupo de estudos na Universidade Mackenzie em SP, mas me afastei por falta de tempo.

A idéia inicial é utilizar as PLC para medição de grandes e médios consumidores e depois para residências. Há algum tempo a COPEL, no paraná, tinha um projeto piloto que dava desconto na tarifa de energia para quem "aceitasse" trocar o medidor analógico por um digital com leitura remota. Não sei se foi adiante.

Existem já vários medidores preparadao para operação em Smart Grid, o que não há no Brasil é legislação e regulamentação acerca do mesmo.

Acho que antes de 3 anos nada deve acontecer.

Daniel
daniellp
Byte

Mensagempor edison » 03 Out 2009 17:44

Dando uma de coveiro e desenterrando o post !

A Schneider Electric tem a solução :

........"A gama inovadora de disjuntores Compact NSX permite medir as grandezas elétricas, mostrar a quantidade de energia utilizada e a potência que o circuito está consumindo. Além disso, o produto registra as operações realizadas, as ocorrências de faltas e os alarmes disparados com data e hora...................A novidade é capaz ainda de comunicar os níveis de comando, status, medição, dados de operação, atuação e desgaste dos contatos, além da gestão dos dispositivos a partir de 16A. ..........
O Compact NSX atende às normas ABNT NBR IEC 60947-2 e ABNT NBR IEC 60947-3."

fonte:www.schneider-electric.com.br

Vejam a cara do bicho, tem um display no cantinho inferior. (A unidade de disparo Micrologic)

http://www.reformafacil.com.br/wp-conte ... mg0589.jpg

Dá prá dispensar o medidor usado hoje.

Creio que com o protocolo de comunicação compativel teremos medição e cortes remotos........legal!!! :cry:

Té mais....
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor polesapart » 03 Out 2009 17:47

... E se usarem um sistema de segurança do mesmo nível do usado na proteção anti-cópias do DVD, logo teremos piratas cortando ou religando a luz da cidade inteira :P
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Voltar para Assuntos Gerais