Bacharelado em Fisica

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Bacharelado em Fisica

Mensagempor enigmabox » 19 Ago 2009 08:34

Caros,

Estou pensando em prestar vestibular para o curso de Física. Alguém tem esta formação? Há boas oportunidades no mercado de trabalho? Optei por este curso mais por gosto pessoal.

Aguardo respostas.....
enigmabox

Mensagempor xultz » 19 Ago 2009 09:35

Olha, dos que conheço que fizeram este curso, todos menos um viraram professores. O que não virou professor largou da física e dá aula de yoga. O problema é que como o curso tem pouca procura (ou seja, é fácil passar no vestibular) muitos entram só por gosto pessoal sem saber se é exatamente o que deseja...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 19 Ago 2009 10:03

Procure fazer algo de que você goste E de onde você possa ganhar "algum" para sua sobrevivência.
Caso você goste de dar aulas e do salário de professor, pode ser uma opção.

Seria interessante fazer um "teste vocacional".

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Sergio38br » 19 Ago 2009 10:25

Me formei em fisica tenho licenciatura e bacharelado, as unicas opções hoje aqui no Brasil é vc trabalhar na Petrobras (empregam fisicos), algum laboratório de testes(Pouquissimos) ou na area da educação(sofrimento).

Mor_al

"Seria interessante fazer um "teste vocacional"..."

Se for como professor.... (coitado)

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor albertorcneto » 19 Ago 2009 11:10

Qual a diferenca entre bacharelado e licenciatura? Eu sei que licenciatura eh pra dar aula, mas quem so tem bacharelado nao pode dar aula nao?
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor Sergio38br » 19 Ago 2009 11:23

Pelo Ministério da educação... não.. Vai entender..

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor enigmabox » 19 Ago 2009 12:13

Perguntei se ha campo de trabalho, por curiosidade. Pois pretendo continuar ganhando a vida como tecnico eletronico, que por sinal devo ganhar mais que um professor...
Já estudei algumas materias do curso de fisica, como mecanica dos fluidos, optica, mas para uso em eletronica.
Caso consiga passar no vestibular, farei o curso de fisica, mais por gostar das materias. Nem pretendo dar aulas, não gosto disto...
E tambem com curso superior, parece que fica mais facil prestar concursos publicos para cargos que necessitam de formação superior.
Bom...vou me inscrever na Fuvest deste ano, pra ver no que dá....

xultz
MensagemEnviada: Qua Ago 19, 2009 9:35 am Assunto:
Olha, dos que conheço que fizeram este curso, todos menos um viraram professores. O que não virou professor largou da física e dá aula de yoga.

Hehe...da fisica a educação fisica! :shock:

albertorcneto
MensagemEnviada: Qua Ago 19, 2009 11:10 am Assunto:
Qual a diferenca entre bacharelado e licenciatura? Eu sei que licenciatura eh pra dar aula, mas quem so tem bacharelado nao pode dar aula nao?

Acho que pode, mas não para escola publica, onde pedem licenciatura.
enigmabox

Mensagempor cmte » 19 Ago 2009 14:57

Quando eu cursava Física / Bacharelado, também não tinha a mínima noção do que fazer após formado. Acabei largando o curso pois não aguentei o tranco:
Acordava às 04:20h para chegar ao aeroporto de Florianópolis às 06:00h, onde eu trabalhava. De lá saía ao meio-dia para ir à UFSC (o curso era à tarde). Da universidade eu corria para o Estreito onde tinha aulas teóricas de piloto. Quando chegava em casa já passava das 23:30h. Aguentei esse rítmo por duas fases e depois larguei o curso para seguir minha vocação, que era voar. Não dava para cursar física sem se dedicar. É muito puxado. Aliás, qualquer BOM curso, de qualquer área, é puxado. Além disso, achava que apesar de gostar de física, não havia sentido prático ($$) em dispender aquele tempo.
Depois disso, comecei a perceber que a área de abrangência da física é muito maior do que imaginava. Uma historinha: Meu pai era funcionário público estadual, da saúde, e em 2002, antes de se aposentar, era gerente de recursos humanos. Ele ficou meses procurando um físico que pudesse fazer um projeto de casamata para equipamento de radioterapia, além de fazer inspeções em alguns hospitais do estado. Lembro bem disso, pois o gerente anterior achou um físico habilitado e não fechou contrato pois achou que o físico estava "esfaqueando" o estado, ao pedir uma quantia tipo R$ 15.000,00 mensais. Nisso a população ficava sem o tratamento no hospital do interior do estado. Pessoas doentes que sofriam mais ainda pois tinham que se deslocar até a capital para fazer o tratamento. Quando o sec. da saúde determinou que se resolvesse essa situação de vez, meu pai saiu à procura de um físico. Não achou ninguém. Adivinhem, após muito tempo, com quem ele conseguiu contato? Com aquele físico que havia pedido uns R$ 15.000,00 (em 2002). Ele nem estava mais no estado. Quanto ele queria desta vez? R$ 25.000,00. E disse: É pegar ou largar.
Agora pense em você, formado em eletrônica e física. Quantos equipamentos de raios-x existem por aí? Quantos equipamentos médicos que trabalham com radiação existem no país ou somente no seu estado?
Quantas clínicas médicas são reformadas ou construídas, quantos consultórios? Essas são apenas algumas possibilidades. Se você gosta de física e tem tempo, vá em frente. Além do agradável, poderá ser muito útil ($$).

Abraços,

Yuri.
cmte
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 19 Ago 2009 18:25

pow xultz, eu nem dou aula de yoga...

xultz escreveu:Olha, dos que conheço que fizeram este curso, todos menos um viraram professores. O que não virou professor largou da física e dá aula de yoga. O problema é que como o curso tem pouca procura (ou seja, é fácil passar no vestibular) muitos entram só por gosto pessoal sem saber se é exatamente o que deseja...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor MOR_AL » 19 Ago 2009 21:06

Bom.

Se você gosta das matérias, muitas são comuns com as do curso de engenharia. Talvez você possa unir o útil ao agradável. Além de gostar de eletrônica, das matérias comuns e do dindin$$$.
Mas vai ter que ralar, pois um curso sério começa pela instituição. Se fizer uma faculdade com pouco reconhecimento, vai descobrir o segundo vestibular ao procurar emprego na área. A menos que seja um emprego qualquer, coisa que não é bom, pois em pouco tempo você acaba esquecendo tudo por falta de uso. Aí o emprego bom fica cada vez mais distante.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais