Problema sinistro, microondas desligando

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor lgobbo » 21 Jul 2009 11:58

O forno está com eficiência normal, não tem perda de potência.

Mencionei sobre interferencia no trafo pois poderia ser o problema, eu afasto o painel funciona.

Detalhe, não tem filtros na entrada no trafo da placa, somente na entrada do forno.

Já fiz teste sem e com aterramento...

Vou alimentar a parte da fonte do microcontrolador antes do regulador de 5V com uma fonte de bancada.

Queda de tensão, talvez, não consegui perceber queda, mas numa rápida medida eu veirifiquei que as duas tensções AC ( 10V e 24V ) no secundário do trafo aumenta um pouco quando acionado o aquecimento, estranho ?
lgobbo
Bit

Mensagempor enigmabox » 21 Jul 2009 12:27

Se aumenta a tensão é porque tem retorno de RF. E a RF está sendo captada pelos fios. Dentro do multimetro, tem diodo para converter a tensão AC em DC, para depois apresentar a leitura.
Penso que a RF está entrando pelo cabo dos sensores que vão a placa. Pela alta frequencia envolvida, é poco provavel que passe pelo trafo de alimentação. Mas no secundario, pode ser colocado alguns capacitores cerâmicos a massa de 10nF, 1nF, etc
Acho que tem RF dentro do painel do microondas e a fiação está captando.
Será que não está tendo vazamento de RF da valvula?
Entre o compartimento de aquecimento e a valvula tiratron tem uma pelicula, parece de mica, ela não está suja?
A valvula tiratron está bem montada?
enigmabox

Mensagempor lgobbo » 21 Jul 2009 16:00

Vou fazer mais alguns testes com uns capacitores na entrada AC, testar com o trafo ligado ele com fios e fora da placa.
Sobre o guia de ondas ( a placa de fibra na saída da magnetron ) está ok, nunca foi tirado a magnetron, talvez seria interessante verificar a saída da magnetron se não tem alguma trinca ou furo ou problemas de vedação, mas como o forno está muito bem conservado acredito que esteja tudo ok,
O ideal seria medir se não tem vazamentos de microondas
lgobbo
Bit

Mensagempor lgobbo » 30 Jul 2009 10:12

Desmontei todo as partes do forno... limei todos os pontos de aterramento no chassis onde circula corrente ( trafo, magnetron, terminal diodo )
Abri todos os conectores e soldei com estanho...

Agora o problema acontece esporadicamente como antes, tipo a cada 30 usos ele desama uma vez, vou deixar assim pois esse forno já me tomou o tempo..
lgobbo
Bit

Mensagempor MOR_AL » 31 Jul 2009 16:04

lgobbo escreveu:Desmontei todo as partes do forno... limei todos os pontos de aterramento no chassis onde circula corrente ( trafo, magnetron, terminal diodo )
Abri todos os conectores e soldei com estanho...

Agora o problema acontece esporadicamente como antes, tipo a cada 30 usos ele desama uma vez, vou deixar assim pois esse forno já me tomou o tempo..

Bom.
Pelo menos você conseguiu descobrir que parte do problema era mau contato.
Tem um microondas aqui que vai me dar trabalho. Vou procurar logo os contatos. :lol:
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 31 Jul 2009 20:48

O problema não estária no teclado ?
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Ago 2009 14:45

Resolvi acrescentar algumas informações neste tópico, pois acredito que se todos nós, que tivemos problemas com micro ondas, postarmos os casos, talvez possamos criar um quadro das possíveis ocorrências, e com isso, direcionar o conserto para o estágio correto.

Por incrível que possa parecer, o meu micro ondas (o que estava funcionando...) passou a não funcionar. :(
A tecla de 1 minuto+ não respondia. Só faltei furar a membrana para saber se era mau contato. :x Não era. :(
Observei que as outras teclas funcionavam. :) Então cliquei Time Cook, 1, 0,0 (um minuto e zero zero segundos). Depois Start.
Aí o infeliz começou a funcionar. :!:
Durante este período, me lembrei de testar a tecla de 1 minuto+. Toquei-a suavemente, desta vez, e surpreso, observei que o mostrador incrementou um minuto. :P

Concluí (obviamente) que o problema não era mau contato, pois durante a operação, ela funciona. :idea:
Se ela funcionasse quando o micro ondas estivesse em stand by e não funcionasse quando em aquecimento, poderia supor que o problema podia ser ruído, mas ocorre justamente o oposto. Daí concluí que não era ruído também. Além disso, se fosse ruído, o problema surgiria para as outras teclas também.

Estou formulando a hipótese de que a radiação gerada pelo micro ondas, com o tempo, pode alterar alguns bytes do programa do microcontrolador do micro ondas. Será? :?:
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor tcpipchip » 02 Ago 2009 19:17

O meu microondas parou de trabalhar por causa da membrana. O vapor da cafeteira que ficava proximo ao MO estragou o teclado com o tempo...ou seja..colou a tecla de liga/desliga...só trocando a membrana....
tcpipchip
Dword

Mensagempor enigmabox » 04 Ago 2009 07:49

Para acabar com os problemas do circuito eletronico, o melhor é voltar no tempo e usar timer mecanico. hehe :shock:
enigmabox

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais