Procuro empresa que faça manual profissional em PDF

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Procuro empresa que faça manual profissional em PDF

Mensagempor Andre_Cruz » 08 Jul 2009 11:10

Desenvolvi um produto para uma empresa e a empresa quer um manual do usuário, profissional, com desenho do produto, as telas, um manual profissional.

Toda ajuda é bem vinda.

Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 08 Jul 2009 11:54

Os americanos são muito bons nisso. Procure um Manual da HP , atual Agilent , Tektronix etc.. Como modelo claro.

Digitei "Manual Agilent" no Google. Localizou ~ 740 000
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 08 Jul 2009 12:13, em um total de 2 vezes.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 08 Jul 2009 11:54

Eu faço meus proprios manuais, me procure no msn caso queira umas dicas.

Wagner
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor jeanfernandes » 08 Jul 2009 17:59

Depende do produto.
Pega um manual de uma empresa séria.
Dica
Pega um manual da Pelco
veja que eles sao bem detalhistas nas coisas
faz no word mermo e depois manda imprimir numa printer pdf.
Normalmente um manual bem feito tem a versao hlp ou chm, para otimizar as coisas.

Uma coisa que deve ter no manual, eh a arvore de falhas, procedimentos de manutencao preventiva e corretiva (nao sei se eh ocaso). Com a arvore de falhas voce pode por exemplo associar um numero de erro no equipamento (se ele tiver interface para tal) com um procedimento do manual.

Se voce vendeu o produto completo digamos

Objetivo
Normas aplicáveis
Acrônimos, Definições e Abreviaturas
Lista de Tabelas
Lista de figuras
Índice remissivo (até 3 níveis)
Descrição geral
Diagrama em blocos internos e externos (sistema)
Layout do by face (com descrição dos componentes do equipamento)
Especificaçao Tecnica Geral do equipamento.
Procedimento de montagem e alimentação do equipamento
Desenhos técnicos de fixação
Lista de peças que acompanham o equipamento (com código para cada uma, para facilitar a reposição por parte do cliente)
Esquemas elétricos (com descrição dos blocos associados com a localização dos componentes da placa)
Esquemas de placas (com a apresentação da placa e overlay)
Diagrama de conectores internos externos
Diagrama de interligação interna do gabinete (fiação), e identificação de tipo de cabo, diametro de fio e conector.
Lista de material (por placa, e do gabinete, cada item deve ser indentificado unicamente para facilitar a reposição por parte do cliente)
Lista de pontos de testes, e procedimentos de manutenção preventiva e corretiva.
Árvore de falhas
Procedimentos de instalação (pra jumento, sem conhecimento algum)
Procedimento de operação : desenhos de telas, procedimento de instalação de software se existir, procedimento de backup de dados, wizard de funções tela a tela, com detalhes do que o cara deverá realmente fazer tipo: aperte na tecla tal, ira aparecer a janela tal, no campo tal configurar isso (com as opcoes e o feito de cada uma delas)....
Descrição dos protocolos de acesso ao equipamento (com mensagens de testes de exemplo e resultados esperados).
Descrição de giga de testes (se existir uma ferramenta para testar o equipamento).
MTBF, MTTR e Disponibilidade
Lista de contatos da assistencia técnica.
Glossário.

É por ae.
(Se for levado a sério fica um bom manual).
Alguem pode achar um exagero. Mas isso eu faço para cada equipamento que produzo.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 08 Jul 2009 18:18

Faltou garantia.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 08 Jul 2009 21:44

jeanfernandes,

Quanto a texto e norma essas coisas eu dou conta de fazer, o que eu gostaria é daqueles desenhos tipo no data sheet do LM317, o desenho do componente.
Imagine um manual de serviço de um automóvel, o que eu quero fazer é um manual de um acessório que vai ser instalado no automóvel, gostaria do desenho que mostra uma parte do carro e instalando a peça, não queria usar foto.

Tem alguma idéia de como fazer isso?

Abraço
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 08 Jul 2009 23:16

Sugiro recorrer a um bom desenhista.

Isso é complicado e cheio de regras de desenho, perspectiva etc.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 09 Jul 2009 01:06

Andre_Cruz escreveu:jeanfernandes,
Imagine um manual de serviço de um automóvel, o que eu quero fazer é um manual de um acessório que vai ser instalado no automóvel, gostaria do desenho que mostra uma parte do carro e instalando a peça, não queria usar foto.

Tem alguma idéia de como fazer isso?

Abraço

esquece desenhistas super profissas, encontre uma planta 3d de um automóvel, importe-a num programa 3D tipo o Blender faça o desenho de seu objeto no lugar dele e seja feliz.

Se acha a tarefa de conseguir carros em 3D uma tarefa messianica, veja o link abaixo:

http://www.allanbrito.com/2007/11/05/do ... e-blender/

eu faço meus manuais mas sao coisas simples de uma ou duas páginas, tipo datasheet de componente eletronico, eu uso um programa de desenho vetorial chamado Inkscape. ele exporta PDF, mas só trabalha com uma unica página de cada vez pq é um programa criado para fazer ilustraçoes vetoriais, ainda não trabalha com páginas, mas é um adianto e é um programa muito bom para mim pq é simples e gratuito que roda no windows e Linux. O Blender é um programa gratuito 3D como o 3Dmax.

no seu caso, após rendenizar as imagens que quer, geralmente sao arquivos de imagem tipo .JPG ou .PNG que pode colocar onde quiser. O Google tem um programa 3D simples de usar, achei mais simples que o Blender para desenhar peças, mas nao sei se pode atender voce.

Acredito que seria interessante aproveitarmos esse gancho e criarmos um novo tópico no forum sobre criação de manuais, seja de usuário, seja de serviço, com lista de peças, etc. Eu acredito que uma lista de partes deve ser tirada do autocad ou outro programa parecido.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor jeanfernandes » 09 Jul 2009 14:39

Djalma

Garantia nao faz parte do manual do produto. Sao condicoes comerciais que voce impoe quando vende.
Garantia, garantia extendida.
O que vale nesse caso é a nota fiscal e seu conteúdo.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 09 Jul 2009 14:43

Meo

Depende
Tem autocad
tem solidworks (quem manja eh o penga)
tem rinocerous
3d studio

ixe.... eh coisa pra caramba....
eu so sei usar o paint (ehehehe) brincadeira....
melhor pagar desenhista
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 09 Jul 2009 14:45

EU dou uma dica
tente tirar uma foto do buraco do carro onde vai meter o coisa
faca uma foto entrando
e faca uma foto instalado

voce pode usar essas fotos base no autocad para fazer o desenho
que nem a gente fazia qdo era criança

ehehehhehhehe
jeanfernandes
Word

Voltar para Assuntos Gerais