o primeiro problema sao os device drivers: teclado, mouse e dispositivos de armazenamento (pendrive, camera, celular, mp3, etc) funcionam legal pq eh algo bem padrao e vc nao precisa de nenhum device driver idiota para fazer funcionar na sua maquina.
o segundo problema eh performance: no caso de dispositivos de armazenamento, usb eh uma solucao amadora... vc concebe um storage com interfaces gigabit full-duplex, mas usb eh algo chinelao, nao tem nem comparacao em termos de infra-estrutura externa e interna.
no caso do adaptador usb/serial, comprei um profilic e me lasquei. nao funciona no OSX, nao funciona no windows. pouco antes de jogar ele na pilha de m**** (dispositivos usb q eu comprei e nao funcionam e servem para comprovar minha teoria que usb eh uma m****), testei ele no linux.
funcionou perfeitamente.
o adaptador nao requer performance, entao posso ateh descartar a critica que usb oferece uma performance de m****. mas o maldito adaptador soh funcionou perfeitamente no linux, entao cai naquela historia do device driver mal feito.
bom... e como resolve isso ?
pela decisao da intel, as maquinas modernas nao possuem serial, entao a solucao mais simples eh eu reescrever o device driver no macintosh. quem usa windows provavelmente vai precisar fazer o mesmo, dae resolve, mas acho um desrespeito para os consumidores.