LIGA DE BISMUTO. "PROBLEM SOLVED"

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

LIGA DE BISMUTO. "PROBLEM SOLVED"

Mensagempor fabim » 31 Mai 2009 22:51

Para os conhecedores, ou quem ja trabalhou com esta anarquia.

Pessoal, desenvolvi uma linha nova de protetores com termo fusivel para desacoplamento em final de vida.
Fazendo alguns testes extra destrutiveis, os termo fusiveis da lithel fuse, são mentirosos pacas.
Pois bem, em uma pesquisa rápida com alguns amigos da área um deles me sujestionou a liga de bismuto, a qual eu desconhecia.
Estou a uns 2 meses pesquisando sobre e consegui fornecedor amostras, documentações tecnicas sobre suportabilidade de corrente e tudo mais que precisava.

Pois bem, o grande problema, fazer esta porcaria aderir ao cobre!!
Não pega nem a purrete, ja trabalhei com fluxo, com tudo que pensarem,

Á estanha o cobre fica mais facil para a liga aderir!!!
nãnãninanão, não posso contaminar a liga.
A junção dela com o cobre tem que ser unica, sem nada no meior do campo.

Se aqueço de mais, eu destruo a composição, se aqueço de menos o cobre não enxerga essa porcaria de liga.

Temperatura de "DERRETIMENTO" 100°C.

Fabim
Editado pela última vez por fabim em 04 Jun 2009 12:35, em um total de 1 vez.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 01 Jun 2009 07:11

Na epoca lembro que chegamos a usar bismuto no lugar de chumbo para soldagem , mas a solda ficava muito quebradiça e havia problemas para a maioria dos equipamentos, o ponto de soldagem era de 257 graus, se não me falha a memoria.
Desculpe por não ter mais dados isso foi em 2001 e na epoca cuidava de outra area da empresa.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor fabim » 01 Jun 2009 07:52

Pois é ED, essa liga de bismuto para áplicação em fusiveis é um pouquinho diferente.

A suportabilidade dela sobre a corrente, e sua resistencia, ganham do cobre.
Minha aplicação, é uma tração mecânica em duas chavas de cobre tempera dura, +/- 80...
Uma das chapas faz força no sentido contrário a outra, pois possue um vinco no centro com um curvamento.
Quando o varistor chegar no palitó de madeira +/- 85...90°C, ele vai começar a dissipar uma temperatura autissima, este calor vai escursionar pela chapinha até o arranjo térmico, de forma a desligar a fase do terra.

Minha aplicação é esta, o duro vai ser fazer a porcaria da liga, ligar com o cobre...

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor RobL » 01 Jun 2009 10:29

Fabim, não tenho nehuma experiência direta com solda de bismuto mas vou lhe dar idéia de um caminho químico muito usado.
Procure uma dessas oficinas de banho químico (eletrodeposição, cromação, niquelação, douração, latonagem, etc). Pergunte ao fulano como banhar até chegar ao bismuto ou outra liga no qual o bismuto forme a liga por solda.
Através desses banhos pode-se partir do material base mais conveniente.
Por exemplo se o bismuto se liga facilmente ao elemento ou liga x, o cara sabe como crescer filmes sobrepostos até chegar a essa liga de repente até mesmo bismuto.
Talvez, baste para o seu propósito, a deposição do bismuto e não precisa soldar.
RobL
Dword

Mensagempor brasilma » 01 Jun 2009 15:46

Soldas com base de prata são muito boas para unir materiais diferentes, algumas vezes basta "sujar" o ponto de solda com ela e posteriormente utilisar a outra liga mais barata.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor edison » 01 Jun 2009 16:06

Perguntinhas idiotas:
Já perguntou ao fornecedor ???
Não daria prá conectar com parafusos??

Pequenos pitacos...!

Como já foi dito, tem solda prata e tb a Phoscooper (acho que escreve assim) ela e a base de fosforo e cobre e é usada em tubos de refrigeração.

Pelo que andei pesquisando, o Bismuto é adicionado ao Estanho para baixar o ponto de fusão.

""Solda de bismuto. 1. A que se efetua com liga de bismuto, chumbo e estanho, de ponto de fusão muito baixo, usada na selagem dos extintores automáticos de incêndio e componentes SMD.""

Sugiro contactar algum fabricante de solda e ver se tem.

Té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor fabim » 01 Jun 2009 17:16

Poisé, no Brasil, só existem 2 empresas que dominam a fabricação deste dito cujo.
Uma esta aqui em bebedouro.
A técnica <<<< responsável,,,
Perguntei sobre suportabilidade de corrente na área, X tempo.
Ela disse que pode-se trabalhar com uma área menor do que o cobre, pois a condutibilidade do estanho/bismuto é muito maior.

Falei sobre tipos de ligas para melhorar a união da liga ao cobre,............

Tendeu ?

Por isto estou batendo a cabeça, mesmo que eu contamine os extremos para fazer a liga não tem problema, pois o lid vai conduzir calor da mesma forma e a bridge com a liga de bismuto vai derreter e a chapinha de cobre com tempera dura com tração reversa, vai fazer o desacoplamento.

Falei com um engenheiro de SP velho de guerra e aposentado do setor.
Ele disse, que o ideal seria eu fazer um tratamento superficial da chapa de cobre e do lid com a liga, e para a soldagem, eu utilizar a temperatura em teste.

É froid.

Vou continuar brigando.

Se alguém tiver mais alguma sujestão, agradeço.

fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor RobL » 02 Jun 2009 16:54

Falei com um engenheiro de SP velho de guerra e aposentado do setor.
Ele disse, que o ideal seria eu fazer um tratamento superficial da chapa de cobre e do lid com a liga, e para a soldagem, eu utilizar a temperatura em teste.

É o que pensei. Eletrodeposição seria um caminho. Lembre-se que os caras crescem cobre até em cima de fibra de vidro, fenolite, etc, deve dar para o bismuto de alguma forma.
Não sei se há adesão do bismuto direto sobre o cobre. Se houver é só identificar a solução condutora. Colocar o bismuto em um polo e ligar o outro ao cobre e fazer crescer o bismuto até o ponto desejado.
Para experiência dá para tentar mas não sei lhe dizer qual solução usar para o bismuto. Se houver bismuto em solução, basta ligar um eletrodo de carbono e ou outro no seu cobre. Cabe ainda identificar qual a voltagem de trabalho e corrente . Se vai aderir, repito, não sei. Já fiz eletrodeposição que ao passar o dedo soltou toda a deposição.
Profissionalmente penso que só dá para fazer por um químico que tem prática.
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 04 Jun 2009 12:44

A MALEDIA LIGA DE BISMUTO QUE EU ADIQUIRI.

Tem apenas 22% de estanho e mais 3 componentes.
Fazendo os testes e conversando com um velho de guerra da área, ele me deu uma idéia sem querer .

Ligar o bismuto aos condutores de cobre sem que haja contaminação, pra não ficar a anarquia eutética.

Fiz o seguinte.
Estanhei os dois condutores, soldei a liga de bismuto.
Quando se solidificava eu fazia uma pequena tração e a mesma quebrava ou não aderia corretamente.

Repeti o processo novamente, com um fio tendo estanho puro.
Soldei o fio estanhado À liga de bismuto, mas não apliquei tração alguma a solda. Simplesmente suspirei de raiva e joguei de lado.
Minutos depois eu peguei este arranjo e coloquei tração.
O fio estava estremamente fixado ao fio, e não quebrou, a resistência mecânica estava intacta, praticamente igual ao estanho de eletronica.
Foi quando caiu a ficha, eu estava fazendo o teste de tração mecÂncia enquanto o fio e a liga ainda esta quente 80°C +/-, eu não estava esperando ficar na temperatura ambiênte!!!

Peguei duas chapas de cobre, estanhei com estanho de eletronica 85/15, soquei fluxo de solda e aquecia a uns 350°C, encostei na liga de bismuto que também tinha fluxo, e deixei quietinho no canto. Uns 30 segundos depois, eu fuiz o teste de aderencia aplicando bastante força para que os dois se soltassem@@@..

Aderencia perfeita!! Resistência mecânica perfeita !! contaminou , somente no ponto de liga uns 2mm +/-, mais o restante estava intacto !! :) :) :)

Obrigado a todos !!

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 06 Jun 2009 23:50

Afobado come cru :D

Tem Ejaculação precoce, um monte de outros ocs :D :D :D

---------------------------------------------------------------------------------------

Agora sério:
O Mercúrio também baixa o ponto de fuzão da solda Sn/Pb

É só fundir a solda e adcional um pouco do metal líquido , para obter:

Sn / Pb / Ag

----------------------------------------------------------------------------------------

Uma que já fiz: Em um dia friu a solda fundir na palma de minha mão.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Voltar para Assuntos Gerais