Solda "Beleza" e retirada de componente fácil.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Solda "Beleza" e retirada de componente fácil.

Mensagempor MOR_AL » 17 Mai 2009 08:43

Vai uma dica para soldar componentes eletrônicos, de modo que a solda fique perfeita, e retirar um componente soldado facilmente.

- Compre umas 100g de breu nas casas de material para pintura.
- Triture algumas gramas e misture com álcool. A quantidade é, por exemplo, meio volume de breu em um vidrinho e complete com álcool. Eu uso vidrinho de esmalte. Jogo fora o conteúdo e limpo o interior com Thinner.
- "Chaqualhe" o vidrinho por cerca de um minuto, para dissolver o breu. Vai ficar um pouco no fundo, mas é porque a mistura está saturada de breu. Não importa.
- Passe um pouco do líquido, com o pincel do esmalte, no local onde você deseja retirar a solda. Dê uma sopradinha para que o álcool evapore um pouco. Uso muito para "molhar" a solda. Fica uma soldagem de profissional, mas não use em toda a placa, pois com o tempo fica uma meleca no local onde sobrou o breu.
- Se você precisa retirar algum componente soldado, sem perigo de ficar muito tempo aquecendo a solda e se arriscando a descolar a ilha, pincele um pouco do líquido na solda e aqueça-a até derreter e sugue com o sugador. Sai todo excesso da solda. Fácil, fácil.
Experimente e me digam se facilitou seu trabalho.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 17 Mai 2009 12:34

Mestre ...

Eu já utilizo breu para fazer soldagem nas PCI´s, inclusive preciso fazer a mistura porque o meu acabou e desta vez comprei breu para instrumentos de arco (violino, viola, violoncello e por ae vai).
Por acaso você saberia me dizer o que acontece para que o breu facilite essa soldagem e dessoldagem?
Nem imaginei que isso facilitaria a dessolda do componente, apesar de no mercado existir um produto que facilita a dessolda de componentes SMD de muitos pinos ... até alguns vídeos no Youtube tem ...

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 17 Mai 2009 14:07

Olá _blackmore_
Realmente eu não sei qual é o processo (físico-químico?) que faz a solda ficar bem fluida.
Ela fica tão fluida que uma pequena pancadinha na placa faz ela escorrer. Se a placa for pro lixo, eu "deixo" ela cair no chão. A solda pula quase que toda.
Acredito que o breu comprado nas casas de tintas saia bem mais em conta.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Abuda » 17 Mai 2009 21:16

Provavelmente a tensão superficial é alterada, facilitando a soldagem ou desoldagem.
Abuda
Byte

Mensagempor pbernardi » 17 Mai 2009 21:52

Pô, ninguém aqui usa malha de solda?

Soldar e dessoldar pra mim se resume a duas épocas distintas: antes de conhecer malha de solda e depois de conhecer malha de solda.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Voltar para Assuntos Gerais