Ensino de Eletrônica

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor joao » 26 Jan 2009 10:33

Ok.

Pode ser por aqui mesmo, sem problemas.
Na verdade a idéia era só deixar todas discussoes aqui no forum, para que todo mundo pudesse ler e participar...

Então, qual seria a sua idéias para podermos debate-las? :)

[]'s
joao
Byte

Mensagempor fender » 26 Jan 2009 10:59

joao escreveu:Ok.

Pode ser por aqui mesmo, sem problemas.
Na verdade a idéia era só deixar todas discussoes aqui no forum, para que todo mundo pudesse ler e participar...

Então, qual seria a sua idéias para podermos debate-las? :)

[]'s

João, as idéias são várias, e com certeza, ficar debatendo uma a uma aqui, transformando o tópico num livro de 500 páginas não é o objetivo.

Primeiramente, a idéia seria definir os possíveis "cabeças" do projeto.Aqui, eu não faço nenhuma discriminação entre a pessoa ter conhecimento técnico ou acadêmico do assunto, como por exemplo, um excelente layoutista de circuitos eletrônicas não precisa ser formado no MIT.

Essa equipe sim, discuitrá várias maneiras de abordar a questão e o propósito do ensino (que poderá partir do básico ou para o intermediária-avançado).

Essas idéias serão trazidas ao fórum como proposta de trabalho e aí sim,
a participação dos demais será fundamental para a concretização da proposta.

Ok?
fender
Byte

Mensagempor Ander_sil » 26 Jan 2009 13:06

Acabei de ler o tópico e achei a ideia muito boa, uma sugestão é criar um grupo no google, eu mesmo criei um e acho bem limpo e simples.
O bom que pode ser restrito ou não, bom já devem conhecer!

Não sou expert nos assuntos que o fender levantou, mas tenho grande interesse e sou a favor da divulgação do conhecimento.

só para terem uma ideia do grupo do google:
http://groups.google.com/group/developm ... s?hl=pt-BR

falow!
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor fender » 26 Jan 2009 14:02

Opa Anderson, obrigado também pela participação e incentivo.

Só gostaria de esclarecer o que havia escrito no post anterior com relação aos programadores e layoutistas.

Para que este trabalho seja realmente de grande porte e que possa focar além da área de ensino a área de projetos, é necessário que existam pessoas voltadas para:

1) prospeção de novas tecnologias (é a visão de futuro)
2) programadores em linguagem C (sem medo de trabalhar com ponteiros)
3) conhecedores de hardware (analógico(*) e digital)
4) desenho dos projetos (eagle é mais do que suficiente e não precisa de ser 3D)

(*) muuuuuito importante!!!

Fiquem à vontade a colocar suas opiniões, até porque a Constituição Federal assegura a liberdade de expressão.

Abraços
fender
Byte

Mensagempor fender » 26 Jan 2009 20:24

Poxa, não sabia que iria ser tão difícil. Até agora ninguém se pronunciou a cerca do assunto.
fender
Byte

Mensagempor Renie » 26 Jan 2009 22:35

Olá Humberto,

Porque ao invés de Eagle ( que é pago, e a versão free ser bem
restrita), não pensa em incentivar o Kicad?

Se quiser partir para o Kicad, posso tentar ajudar nos layouts.

[]'s
Renie

Ps: e nos 3D também, não são a 8a maravilha mas, servem para seu
objetivo!

Ps2: aqui tem que aguardar um pouco, nem todos acessam todos os
dias e nem todos veem todos os fóruns/tópicos, dê tempo ao tempo!
Renie
Word

Mensagempor fender » 26 Jan 2009 22:56

Opa Renie, blz?

Renie, primeiramente peço desculpas por ter mencionado o Eagle, sei que você é um defensor ferrenho do Kicad e manja horrores do mesmo.Comentei sobre o Eagle pois acho que é um dos softwares mais simples que conheço de layout e há zilhões de bibliotecas de componentes prontos (a idéia não é complicar e sim, facilitar e poupar tempo).

Seria muito bom poder contar com seus conhecimentos!!!

Renie, o que tiver de idéia, crítica, comentário, etc..., favor postar aqui, ou me enviar um pm.

Valeu!!!
fender
Byte

Mensagempor Renie » 26 Jan 2009 23:15

Humberto, tql, e por aí?

Não sou defensor ferrenho do KiCad, é ilusão, sou a favor do que é bom
e de preferência grátis!! ( meu dindim é muito suado e sou só hobbysta!)

E, não manjo horrores, aprendí o KiCad em 5 noites tentando traduzir
para o português com meu "ingreis"meia boca! De lá pra cá, foi apenas
tentar me manter atualizado!

Indico o KiCad por ser além de livre, muuuuiiiiitooo bom! Está quase
chegando a Ótimo!

[]'s
Renie

Ps: e se precisar de espaço, ainda tenho mais da metade do meu
meu espaço no provedor e banda livre!
Renie
Word

Mensagempor msamsoniuk » 27 Jan 2009 00:46

pq vc acha que algo feito de graca por amadores seria melhor que um software comercial desenvolvido por profissionais ? isso me parece um completo absurdo! para usar em escolas talvez seja interessante, mas para usar em uma empresa nao tem jeito. imagina se vc perde tudo por causa de um bug no programa, vai reclamar para quem ? deveria ser ilegal desenvolver e distribuir este tipo de software sem garantia.

e de qq forma, que adianta o estudante aprender em uma plataforma de software que eh inutil em empresas ? acho que tem que investir em ferramentas profissionais, como o eagle. o cara estuda na versao free e depois pode trabalhar com uma versao profissional que tem suporte tecnico e garantia. nao dah para ficar vivendo num mundo de sonhos, tem que acordar para a realidade! :)

o eagle nao eh complexo, de fato tem alguns tutoriais bastante graficos, dummy-like neh, questao de ir vendo as figurinhas:

http://www.hobby-elec.org/e_eagle.htm

eu acho o ponto forte dele as bibliotecas disponiveis. eu jah dei uma fucada no kicad e realmente nao achei o q precisava, dae para ficar fazendo biblioteca tenha paciencia neh...
#innovation #poweredby #riscv https://github.com/darklife/darkriscv
msamsoniuk
Dword

Mensagempor joao » 27 Jan 2009 09:02

Ola Fender!

Então, voltando ao assunto principal:

Posso ajudar no que for preciso em relação a programação. Pode ser qualquer linguagem de programação por mim, mas dou preferência a C/C++ se existir votação! :)

Como vc quer discutir sobre o que vc quer fazer? Pois sou sincero em dizer que não consigo ver o que vc irá precisar programar ainda. :D

Infelizmente sou meio neurotico por controle, porque sempre odiei esta matéria, mas vai que eu consigo aprender algo nisto tudo não é?

Então, para começar, poderiar explicar a idéia do programa que vc estava pensando em fazer? Dai podemos começar a discutir sobre a divisão dos arquivos/classes e dai finalmente propor uma divisão de trabalho.

PS: Opinião minha. O pessoal tem muito tempo para ajudar a resolver problemas porque é fácil e rápido na maioria dos casos. Mas fazer um programa, fazer documentos, fica mais complicado. Então não espere muita ajuda aqui mesmo. Mas isso não sirva de desculpa para não fazer. Tenho sempre impresso no meu monitor este link aqui:
http://www.themillionairesecrets.net/im ... ive-up.jpg
Neste caso, dou como um conselho a você sempre tomar o rumo das coisas e apenas propor aqui. Então, por exemplo, já tem um programa em mente, manda a idéia e vamos discutir. Tem um tópico em mente, manda a idéia e vamos discutir. Mas não espere alguém chegar e dizer que vai fazer o documento X que isso vai ser bem difícil de ocorrer. Dai lembre-se sempre daquele link que eu passei ali em cima! :) . E como eu disse: Isso é opinião minha!

[]'s
joao
Byte

Mensagempor fender » 27 Jan 2009 09:17

Opa João, blz.

É bom poder contar com você também.

João, vou lhe mandar um pm e para o Renie também.

Quem mais quiser participar, favor postar aqui.

Abraços
fender
Byte

Mensagempor fender » 27 Jan 2009 11:13

Bem, acho que o João e Renie gostaram da idéia.

Aguardo a confirmação dos mesmos e tem uma pessoa aqui do fórum que saca muito de analógica, gostaria que o mesmo se pronunciasse.

Abraços,

Humberto
fender
Byte

Mensagempor albertorcneto » 27 Jan 2009 12:20

Nao sei se posso ajudar, mas se puder, estou a disposicao.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor fender » 27 Jan 2009 15:27

Bem, em linhas gerais, tenho como proposta o seguinte:

1A FASE

Projetos envolvendo PIC/8051

2A FASE

Projetos envolvendo arquiteturas de 16bits MSPs ou afins de 16bits

3A FASE

Projetos envolvendo arquiteturas de 32bits LPC/Cortex

4A FASE

Parte Teórica envolvendo Controle Clássico e implementações

5A FASE

Parte Teórica envolvendo Controle Digital e implementações

6A FASE

Parte Teórica envolvendo Processamento Digital de Sinais (com implementações em Matlab)

7a FASE

Parte Prática envolvendo DSP´s

Aceito sugestões e procurso pessoas interessadas em realmente atuar nessas áreas e quem, sabe tocar um negócio que seja seu também e não, dos outros.

Abraços
fender
Byte

Mensagempor Renie » 04 Mar 2009 04:04

Olá Fender,

E aí? desistiu da idéia ou está ocupado com os planejamentos?

[]'s
Renie
Renie
Word

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais