Cartão SD

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Cartão SD

Mensagempor daniellp » 28 Jan 2009 14:05

Caros.

Preciso da ajuda dos entendidos em cartão SD. Quais os parâmetros críticos para definir o funcionamento de um cartão SD?

Tenho um equipamento que utiliza um cartão SD para backup de parâmetros e firmware e, por algum motivo desconecido por nós pobres mortais utilizadores, apenas os cartões de uma determinada marca funcionam no equipamento. O pessoal do desenvolvimento me deu uma resposta do tipo "veja bem" quando eu questionei a situação.

Imaginei, de início, que o problema fosse apenas com marcas genéricas, algum problema de velocidade ou algo assim, mas quando tive problemas com cartões SD da Kingston (originais) e um Panasonic Classe 6 (alta velocidade) ví que o buraco é mais embaixo.

Os que vem com o equipamento são da SanDisk e funcionam com capacidades desde 16M até 1G, sem problemas. Já testei diversos de outros fornecedores, originais e "paralelos" de diversos tamanhos sem sucesso.

Já experimentei até clonar um SanDisk em um Kingston (clone bit a bit) e nào funcionou. Logo acredito que seja algum bit do mal que esteja impedindo a comunicação.

Alguém terial algum palpite do que pode estar causando este problema?

Grato.

Daniel.
daniellp
Byte

Mensagempor proex » 28 Jan 2009 20:14

Cartão SD é padrão, nào deveria funcionar apenas com uma marca especifica.

Já usei cartao SD em projeto. Testei com cartoes de diversos fabricantes sem problema algum.

Podeira nao funcionar se o cartão que vc colocou tem tamanho superior ao que foi previsto para o projeto pois o ponteiro de memoria irá limitar o endereçamento maximo a ser acessado.

O cartão original do equipamento pode vir com algum código ou comando protegido por senha, numa regiao de memoria. Entao o equipamento só irá trabalhar se for com o cartão original.
proex
Dword

Mensagempor chipselect » 29 Jan 2009 06:26

pois é proex, os cartões SD deveriam funcionar tudo igual, mas eu tô com o mesmo problema aqui...

Tenho vários cartões SD de 2GB e apenas 1 funciona direito na placa. Outro cartão igualzinho, de mesma marca que comprei também não funciona.

Estou procurando cartões da SanDisk ou Dane Elec pra comprar (ouvi dizer que são as melhores marcas de cartões de memória), pq Kingston e demais marcas ficou meio como roleta-russa. Acho que é alguma coisa com temporização da comunicação do equipamento com o cartão mas não testei isso ainda.
chipselect
Word

Mensagempor joao » 29 Jan 2009 06:41

Bom,

O que eu vejo é que se vc tentar usar o cartão SD em um notebook com entrada para Cartões, ele será reconhecido como um simples pen drive da vida(mass storage), mas depois disso, ele mostra a marca do dito cujo, que nem acontece com os pen drives.

Aonde eu gostaria de chegar é que eu acho que ele está verificando o tipo de cartão SD usado e só está aceitando o que ele consegue ler como sendo SanDisk. Talvez fizeram de propósito para não poder usar genéricos no aparelho?

Essa clonagem bit a bit realmente copiou toda a memória? Quando vc testa ele no notebook realmente é identico todos os dados? Até o nome da marca?

Existe esse programa que é free:
http://mh-nexus.de/en/hxd/

Ele consegue abrir todo o seu cartão SD e dai vc pode comparar para ver se ele realmente copiou td nessa clonagem bit a bit.

[]'s
joao
Byte

Mensagempor daniellp » 29 Jan 2009 11:11

Caros.

Depois da cópia não cheguei a verificar a marca do SD no Windows... nem sabia que isso é possível, mas acho que não chega nese nível não... vou baixar este hex editor e tenter ver se chego a alguma conclusão.

estou com 100 SD Kingston de 1G no estoque que não servem para mais nada... pelo menos até eu conseguir fazer funcionar...

Valeu pela ajuda.
daniellp
Byte

Mensagempor proex » 29 Jan 2009 11:45

Se vcs estao acessando o cartao via SPI, tentem baixar a velocidade do clock nesses cartoes que nao estao funcionando.
proex
Dword

Mensagempor jeanfernandes » 30 Jan 2009 20:27

EU notei uma coisa
Inicialmetne eu fui pela especificação de tuxar velocidade spi nos caras (tipo uns 10 Mbits). Depois eu vi que isso funfava para uns e nao para outros.

Dai baixei para 6 Mbits, ai tudo ficou joinha.
Eu tive problemas na determinacao de setores com cartoes acima de 1gb. Dava uns paus imensos. To usando FAT16 nos bixim. Nao Testei com FaT32 e nem em formato caseiro.

Outra coisa que notei eh que o layout da placa interfere na velocidade maxima. Trilhas muito grandes limita a velocidade de clock.
Isso de 6 Mbits foi para uma placa (creio que foi layout). Noutra placa tuxei 10 Mbits e funfou legal com cartoes de ate 2 GB. Nao testei com cartoes acima disso.

Usei Sandisk, Kingston, Dan.... o resto nem comprei porque sao bomba.

Outro ponto importante que eh na inicializacao do cartao. Eu uso SPI em baixa velocidade (250 KBits) ate configurar tudo. Depois eh tuxada geral.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor mastk » 30 Jan 2009 20:46

Aproveitando, pelo que percebi os SD estao limitados a 4GB pelo tamanho do cluster vs o endereçamento certo, serao que havera um upgrade compativel de alguma forma para os possiveis modelos maiores que lancarem futuramente?
mastk
Dword

Mensagempor EvandroPic » 31 Jan 2009 12:12

mastk escreveu:Aproveitando, pelo que percebi os SD estao limitados a 4GB pelo tamanho do cluster vs o endereçamento certo, serao que havera um upgrade compativel de alguma forma para os possiveis modelos maiores que lancarem futuramente?

O que? :roll:
Tem cartões SD de 16 GB a tempos... os de 8 GB então nem se fale...
E a Sandisk anunciou o de 32 GB recentemente.

Imagem

Imagem

http://meiobit.pop.com.br/meio-bit/hard ... sd-de-32gb
EvandroPic
Byte

Mensagempor Fernando Guimarães Aguiar » 31 Jan 2009 15:21

Evandro, os cartões que vc postou são SDHC, e os bytes de inicialização dele é diferente dos cartões SD.

Mastk, eu utilizei cartões SD em um projeto, no final de 2007 e só tinha encontrado cartões SD de 2GB. Os de 4GB que eu encontrei foi SDHC, e o endereçamento máximo para os SDs, é msmo 4 GB.
Fernando Guimarães Aguiar
Nibble

Mensagempor EvandroPic » 31 Jan 2009 16:07

Fernando Guimarães Aguiar escreveu:Evandro, os cartões que vc postou são SDHC, e os bytes de inicialização dele é diferente dos cartões SD.

Mastk, eu utilizei cartões SD em um projeto, no final de 2007 e só tinha encontrado cartões SD de 2GB. Os de 4GB que eu encontrei foi SDHC, e o endereçamento máximo para os SDs, é msmo 4 GB.

Sem dúvida os SDHC ( Secure Digital High Capacity) são uma evolução do SD e mantém compatibilidade com os mesmos. Foi sobre compatilibilidade e maior capacidade que o Mastk perguntou não foi?
Pelo menos em notebooks, câmeras e celulares, acho que tanto um quanto o outro funcionam não?

MASTK perguntou:
Aproveitando, pelo que percebi os SD estao limitados a 4GB pelo tamanho do cluster vs o endereçamento certo, serao que havera um upgrade compativel de alguma forma para os possiveis modelos maiores que lancarem futuramente?

http://www.guiadohardware.net/termos/sdhc

GUIA DO HARDWARE

Inicialmente, o padrão de cartões SD previa o desenvolvimento de cartões de até 2 GB, formatados por padrão em FAT16. Você pode reformatar o cartão em outros sistemas de arquivos, mas nesse caso a maior parte das câmeras e outros dispositivos deixam de conseguir acessá-lo, embora você ainda consiga acessar o cartão normalmente se conectá-lo a um PC usando um adaptador USB.

Quando o limite de 2 GB foi atingido, os fabricantes passaram a criar extensões para permitir a criação de cartões de 4 GB, usando hacks para modificar o sistema de endereçamento e passando a usar o sistema FAT32 (no lugar do FAT16) na formatação. Estes cartões de 4 GB "não-padronizados" são compatíveis com a maioria dos dispositivos antigos, mas você pode enfrentar problemas diversos de compatibilidade, já que eles não seguem o padrão.

Para colocar ordem na casa, foi criado o padrão SDHC (Secure Digital High Capacity), onde a tabela de endereçamento foi expandida e passou a ser oficialmente usado o sistema de arquivos FAT32. Todos os cartões que seguem o novo padrão carregam o logotipo "SDHC" (que permite diferenciá-los dos cartões de 4 GB "não-oficiais") e trazem um número de classe, que indica a taxa de transferência mínima em operações de escrita. Os cartões "Class 2" gravam a 2 MB/s, os "Class 4" a 4 MB/s, os "Class 6" a 6 MB/s e assim por diante. O mesmo se aplica também aos cartões miniSD e microSD. Note que a numeração não diz nada sobre a velocidade de leitura, mas ela tende a ser proporcionalmente maior.
EvandroPic
Byte

Mensagempor mastk » 01 Fev 2009 13:14

Sim, evandro, mas os produtos que foram feitos para SD normais nao serao compativeis com os SDHC e fica o desconforto para o cliente, daqui ha alguns tempo ir comprar um SD e soh encotrar SD-HC.

Outra coisa, errei cluster nao, setor de vs enderenço, e o sistema de arquivo a ser usado eh alto nivel, nao influenciando o protocolo de baixo nivel, bem tem q se pesquisar o que mudou :)
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 23 Fev 2009 10:11

Acabei de comprar uns cartões para testar e vi que os que tem menos de 2GB vem formatados em FAT16, tornando mais compativel com os celulares e cameras digitais.
Comprei um Kingston de 4GB, este veio em FAT32 e é SDHC, fui tentar usar no celular N73 e nem reconhece, diz que está com problemas, mas eu acho que é devido a formatação em FAT32.
Outra coisa, Daniellp, os cartões novos que vc usou, depois de formatar, vc inseriu o nome do VOLUME, pois eles vem em branco. Pode ser que seu firmware reconhece o cartão pelo nome.
Já vi tb alguns cartões que são formatados de modo diferente, não pelo sistema FAT, mas sim por algum sistema proprietário.
Usando o programinha que o Joao sugeriu, verifiquei varios cartões e não há diferença entre eles, somente muda a formatação FAT16 ou FAT32.
Conforme o oraculo Wikipedia, diz que são compativeis entre ambos e aceitam SPI, podendo diferir na velocidade de comunicação:

http://en.wikipedia.org/wiki/SD_card

Agora cartões MMC tem o modo SPI como opcional, como pode ser visto na tabela:

http://en.wikipedia.org/wiki/MultiMediaCard
enigmabox

Voltar para Assuntos Gerais