Qual processador tem o melhor custo-beneficio?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Qual processador tem o melhor custo-beneficio?

Mensagempor albertorcneto » 05 Fev 2009 11:34

Estou querendo comprar um outro computador (Ja tenho um notebook com processador Intel Dual Core 1,86GHz), mas nao sei qual a melhor opcao.

Primeiro fiquei em duvida sobre outro notebook ou desktop normal. Nao sei se nao cuidei bem do meu, mas parece que notebook nao tem uma vida util muito longa (bateria ja esta ruim, trava constantemente mesmo depois de formatado, teclado ja tem umas teclas falhando, etc.) Mas o consumo dele eu gostei muito (10W sem aplicacoes pesadas, 20W em aplicacoes pesadas e 70W quando carregando a bateria, medidos). Qual a experiencia de voces com relacao a notebooks, netbooks e desktops?

Depois pensei em comprar um quase-top-de-linha, tipo Intel Core 2 Duo ou mesmo um Quad Core, mas acho que seria um despercidio de dinheiro, ja que o computador sera usado basicamente para exibir video em um monitor enquanto trabalha aplicacoes nao tao pesadas no outro. Entao pensei de um processador Intel Atom mesmo num desktop, que, pela propaganda, consome so 4W e o resfriamento eh passivo (Deve ficar ligado o dia inteiro). Dados da placa com processador:

Technische Daten:
- Format: Mini-DTX, 24-Pin, 200x170 mm
- Chipsatz: Intel 945GC & ICH7
- Onboard CPU: Intel ATOM 230, 1,6 GHz, 512 kB, FSB 533 MHz
- Onboard Grafik: Intel 950, max. 8 MB
- Onboard Sound: 6-Kanal HD-Audio
- Speicher: Sockel für 2x DDR2-RAM, max. 2 GB
- Anschlüsse intern: 2x SATA II, PCI, PCIe x1, IDE, 4x USB 2.0, Audio
- Anschlüsse extern: 2x PS/2, Seriell, LAN, 4x USB 2.0, VGA, 3x Audio
Lieferumfang: Mainboard, Anschlussblende, IDE- und SATA-Kabel, Anleitung, Treiber-CD.

Sera que vale a pena? Sera que um Atom (em um netbook ou desktop com essa placa) consegue rodar um video em um monitor e aplicacoes relativamente leves (Firefox, Office, etc.) no outro?

Devo levar em consideracao tambem velocidade de bus? E memoria cache? E outros aspectos?
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor chipselect » 05 Fev 2009 11:57

eu tenho uma cpu lerda, é um Celeron M410, e roda vídeo normalmente. Divx + office ele pena um pouco mais, mas consegue fazer com um pouco de lag, só não fiz em dois monitores separados.

A velocidade da cpu é importante, mas o chipset, o tipo de vga e a quantidade de memória também.

Em testes que eu fiz, diferentes chipsets provocaram diferença de performance de até 30%, considerando mesma CPU, memória, hd e sistema operacional instalado do zero.

A diferença de velocidade de memória é bem menos relevante que a diferença de chipset (não adianta vc usar memória de fórmula 1 num chipset carroção...)

A velocidade de memória vai influenciar mais em sistemas onde a memória do vídeo é compartilhada com o sistema.
chipselect
Word

Mensagempor joao » 05 Fev 2009 12:09

Tenho um Notebook bem parecido com o que vc está descrevendo ai emcima, mas não o que vc quer comprar e sim o que vc já tem.

Eu consigo fazer td o que vc falou em duas telas distintas sem problemas. Claro que de vez em quando rola de ter lags nas imagens, principalmente quando estou compilando algo ou rodando algo muito pesado.

Acho que para esse seu problema, o melhor seria vc colocar bastante RAM e ter uma placa de video boa.

Na minha opinião, acho que um notebook sempre é mais "legal" (Não consegui achar uma palavra melhor. :) ), pois vc pode se movimentar com ele. Mas tive que fazer a minha dissertação nele e dai sim os problemas começaram. Parece que o teclado é minusculo. Normalmente o notebook não tem teclado numérico, a tela parecia que sempre estava muito perto e eu não poderia colocar mais para trás porque senão eu não digitava. :)
Sei que comprando um teclado USB resolveria o problema, mas não tinha $tempo$ para isso.

Opinião minha: Eu deixava o notebook sempre ligado e normalmente no emule na parte da noite e nunca tive problemas com a luz(economicamente falando). Posso estar enganado, mas isso realmente irá fazer muita diferença para vc? Eu acho que não dará mais do que 5 reais por mes de diferença, mas posso estar enganado...

[]'s
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Mensagempor albertorcneto » 06 Fev 2009 06:14

Bom, com relacao a energia. Certa vez medi o consumo do computador da casa da minha mae, que eh um Celeron 2,8GHz, e chegava a picos de 202 W com programas pesados, sendo que, normalmente, o consumo era de 178 W. Claro que o monitor CRT de 14'' bem antigo era o maior problema, mas, fazendo as contas, a diferenca chega a ser grande quando o uso eh continuo.

(0,178 KWh/h - 0,010 KWh/h) * 24 h/dia * 30 dias/mes = 120,96 KWh/mes

Acho que o KWh da regiao da casa da minha mae eh algo como R$ 0,56, entao a diferenca por mes seria de R$ 67,74/mes.

De qualquer forma, por outros motivos tambem, estou bem inclinado a comprar um notebook mesmo. Mas nada excepcional nao.

Alguem ja chegou a medir o consumo de um computador sem monitor? E com monitor LCD?
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor joao » 06 Fev 2009 07:33

Hmmm

Não querendo desmerecer a sua conta, mas eu também deixava o computador ligado o dio inteiro na casa do meu pai e a conta nunca foi tão alta assim!

Veja só:
- Eramos em 4 pessoas. Todos tomavam banho em casa. Tinhamos geladeira e freezer. Minha mãe passava e lavava roupa em casa. Tínhamos 2 tvs que eram ligadas normalmente apenas de noite. E mesmo assim a conta nunca passou de 110. Isso que o comp era ligado direto, usando e-mule.

Ok, eu morava em Curitiba, então não sei se o valor era diferente.

Mas, voltando ao assunto, Eu acho um notebook uma boa idéia. Compra um normalzinho que irá suportar o que vc precisa provavelmente! :)

[]'s
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Mensagempor enigmabox » 06 Fev 2009 08:01

As melhores comfigurações de PCs são aquelas que possuem placa de video separada do chipset da placa motherboard. Procure as que tenham placa de video Nvidia ou ATI que apresentam melhor desempenho.
Também é importante a velocidade do barramento do processador com a memoria, não adianta ter um foguete de CPU se a comunicação com a ram é lenta.
Em relação a consumo baixo os notebooks tomam a dianteira, mas se necessitar de grande processamento o jeito é usar um PC de mesa com placas offboard.
enigmabox

Mensagempor chipselect » 06 Fev 2009 12:19

só uma observação, acho que a comunicação da cpu com a RAM depende muito da controladora de memória, que está no chipset.

A exceção fica por parte das cpus da AMD de 64 bits, cuja controladora de memória está na CPU e não no chipset.
chipselect
Word

Voltar para Assuntos Gerais