Estou querendo comprar um outro computador (Ja tenho um notebook com processador Intel Dual Core 1,86GHz), mas nao sei qual a melhor opcao.
Primeiro fiquei em duvida sobre outro notebook ou desktop normal. Nao sei se nao cuidei bem do meu, mas parece que notebook nao tem uma vida util muito longa (bateria ja esta ruim, trava constantemente mesmo depois de formatado, teclado ja tem umas teclas falhando, etc.) Mas o consumo dele eu gostei muito (10W sem aplicacoes pesadas, 20W em aplicacoes pesadas e 70W quando carregando a bateria, medidos). Qual a experiencia de voces com relacao a notebooks, netbooks e desktops?
Depois pensei em comprar um quase-top-de-linha, tipo Intel Core 2 Duo ou mesmo um Quad Core, mas acho que seria um despercidio de dinheiro, ja que o computador sera usado basicamente para exibir video em um monitor enquanto trabalha aplicacoes nao tao pesadas no outro. Entao pensei de um processador Intel Atom mesmo num desktop, que, pela propaganda, consome so 4W e o resfriamento eh passivo (Deve ficar ligado o dia inteiro). Dados da placa com processador:
Technische Daten:
- Format: Mini-DTX, 24-Pin, 200x170 mm
- Chipsatz: Intel 945GC & ICH7
- Onboard CPU: Intel ATOM 230, 1,6 GHz, 512 kB, FSB 533 MHz
- Onboard Grafik: Intel 950, max. 8 MB
- Onboard Sound: 6-Kanal HD-Audio
- Speicher: Sockel für 2x DDR2-RAM, max. 2 GB
- Anschlüsse intern: 2x SATA II, PCI, PCIe x1, IDE, 4x USB 2.0, Audio
- Anschlüsse extern: 2x PS/2, Seriell, LAN, 4x USB 2.0, VGA, 3x Audio
Lieferumfang: Mainboard, Anschlussblende, IDE- und SATA-Kabel, Anleitung, Treiber-CD.
Sera que vale a pena? Sera que um Atom (em um netbook ou desktop com essa placa) consegue rodar um video em um monitor e aplicacoes relativamente leves (Firefox, Office, etc.) no outro?
Devo levar em consideracao tambem velocidade de bus? E memoria cache? E outros aspectos?