Djalma Toledo Rodrigues
PostPosted: Tue Jan 13, 2009 1:15 pm Post subject:
enigmabox wrote:
Segundo os audiofilos de plantao....
A partir do momento que é feito uma compactação do audio, já se perde qualidade.
Já trabalhei com som profissional, e ná epoca, quando comecei a usar o cd, notava que perdia algo, não sei se era o tipo de equipamento usado ou qualidade da gravação, pois estava acostumado a usar vinil e fita de rolo.
Hoje não é só o vinil que esta voltando, tem varios amplificadores valvulados que estao sendo fabricados e vendidos.
Tudo isso para alegrar a velharada... Very Happy
Concordo plenamenta, nada supera o Som de um Amplificador a Válvula, especialmente os que não usam Transformador de Saída, como o Philips com seus altofalantes de 800 Ohms de impedância (*) e outros.
Vejam as Caracteristicas do Philips:
Resposta de frequência 10 a 100 K Hertz (**)
Potencia 12 Watts (***)
Distorção < 0,01 %
.
(*) Nunca lançado no Brasil. Na Argentina sim .
(**) Resposta de Frequência além de 20 K Hertz não contribui para o Som mas, indica a Velocidade do Amplificador, ou o atual Slew Rate.
(***) Pode parecer atualmente que é uma potência irrisória, mas é muito som .
Djalma,
A qualidade deste amplificador HI-FI é devido a dois fatores, o uso de valvulas e o tipo de trafo de saida, que neste caso contém varios enrolamentos intercalados entre primario e secundario. Não é como um trafo simples onde vc enrola o primario, depois o secundario por cima.
Assim vc consegue frequencias altas de resposta com baixa distorção.
No caso de amplificadores para guitarra não é utilizado este tipo de trafo, o enrolamento é feito de modo convencional, pois o desejado é a distorção suave dos picos na amplificação e não rapida como é feita com os semicondutores bipolares.
Já testei amplificadores HI-FI com FET, estes se aproximam bem das valvulas.
Já construi alguns amplificadores a valvula, tenho até hoje um clone de Marshall 2204, que mesmo fabriquei.
Concordo que a qualidade do video na compactação digital tem qualidade superior a um analogico devido a varios recurso digitais utilizados.
Mas em audio, quanto mais vc compacta, mais perde informação. Se não me engano, numa compactação agressiva, as frequencias graves dos dois canais são transformados em mono, assim tb como as mais agudas, ficando as frequencias medias com menos compactação. Isso vai depender do algoritmo utilizado.
Mesmo usando disco de vinil, sem um filtro adequado o audio não fica bom.
Tenho alguns CDs de musica e regravaveis desde 1992 que ainda estão em perfeito estado.
Este problema de descolar a camada de verniz ou aparecerem manchas, é devido a má qualidade da midia e aos fungos.