Venda de vinil surpreende e cresce 89% nos EUA em 2008

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor enigmabox » 13 Jan 2009 13:34

Djalma Toledo Rodrigues
PostPosted: Tue Jan 13, 2009 1:15 pm Post subject:
enigmabox wrote:
Segundo os audiofilos de plantao....
A partir do momento que é feito uma compactação do audio, já se perde qualidade.
Já trabalhei com som profissional, e ná epoca, quando comecei a usar o cd, notava que perdia algo, não sei se era o tipo de equipamento usado ou qualidade da gravação, pois estava acostumado a usar vinil e fita de rolo.
Hoje não é só o vinil que esta voltando, tem varios amplificadores valvulados que estao sendo fabricados e vendidos.
Tudo isso para alegrar a velharada... Very Happy

Concordo plenamenta, nada supera o Som de um Amplificador a Válvula, especialmente os que não usam Transformador de Saída, como o Philips com seus altofalantes de 800 Ohms de impedância (*) e outros.
Vejam as Caracteristicas do Philips:
Resposta de frequência 10 a 100 K Hertz (**)
Potencia 12 Watts (***)
Distorção < 0,01 %
.
(*) Nunca lançado no Brasil. Na Argentina sim .
(**) Resposta de Frequência além de 20 K Hertz não contribui para o Som mas, indica a Velocidade do Amplificador, ou o atual Slew Rate.
(***) Pode parecer atualmente que é uma potência irrisória, mas é muito som .

Djalma,

A qualidade deste amplificador HI-FI é devido a dois fatores, o uso de valvulas e o tipo de trafo de saida, que neste caso contém varios enrolamentos intercalados entre primario e secundario. Não é como um trafo simples onde vc enrola o primario, depois o secundario por cima.
Assim vc consegue frequencias altas de resposta com baixa distorção.
No caso de amplificadores para guitarra não é utilizado este tipo de trafo, o enrolamento é feito de modo convencional, pois o desejado é a distorção suave dos picos na amplificação e não rapida como é feita com os semicondutores bipolares.
Já testei amplificadores HI-FI com FET, estes se aproximam bem das valvulas.
Já construi alguns amplificadores a valvula, tenho até hoje um clone de Marshall 2204, que mesmo fabriquei.
Concordo que a qualidade do video na compactação digital tem qualidade superior a um analogico devido a varios recurso digitais utilizados.
Mas em audio, quanto mais vc compacta, mais perde informação. Se não me engano, numa compactação agressiva, as frequencias graves dos dois canais são transformados em mono, assim tb como as mais agudas, ficando as frequencias medias com menos compactação. Isso vai depender do algoritmo utilizado.
Mesmo usando disco de vinil, sem um filtro adequado o audio não fica bom.
Tenho alguns CDs de musica e regravaveis desde 1992 que ainda estão em perfeito estado.
Este problema de descolar a camada de verniz ou aparecerem manchas, é devido a má qualidade da midia e aos fungos.
enigmabox

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Jan 2009 16:25

Marcelo Samsoniuk escreveu:...a) sistemas digitais sao infinitamente superiores a sistemas analogicos...

Se o Sistema digital captou o Som que é Analógico , complexo e com resolução infita, não poderá nunca o digital ser melhor.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Jan 2009 17:24

enigmabox escreveu:
Djalma Toledo Rodrigues
A qualidade deste amplificador HI-FI é devido a dois fatores, o uso de valvulas e o tipo de trafo de saida, que neste caso contém varios enrolamentos intercalados entre primario e secundario.
Mesmo usando disco de vinil, sem um filtro adequado o audio não fica bom.

Pois é. Mas, o Transformador de Saída introduz intermodulação, por isso a qualidade dos Amplificadores a Válvula sem Tr de Saída é muito superior.

Quanto ao Filtro adequado para o LP há que se observar a norma RIAA.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 13 Jan 2009 17:43

mas do microfone ateh o LP vc tem distorcao e perda! :)

de fato, e cada vez que vc toca o LP, a agulha e os sulcos estragam um pouco e vc tem mais distorcao e perda... em um sistema digital, se vc plugar o microfone no AD jah era: nao existe mais perda em nenhum ponto do processo. vc pode armazenar, copiar quantas vezes quiser e executar quantas vezes quiser e vai ter exatamente o mesmo resultado! sobre a perda da compressao de dados, acho que se os dados sao redundantes nao faz sentido falar em perda neh... o que ocorre neste caso eh uma eliminacao sistematica de dados redundantes que realmente nao fazem falta.

acho que na medida que 70% do nosso cerebro eh usado para a visao, nada mais simples do que comparar um VHS com um DVD... o DVD usa compressao destrutiva, mas esconde bem... o VHS simplesmente se degrada mais e mais a cada execucao, pq as cabecas praticamente vao destruindo a fita aos poucos. acho um excelente exemplo! :)

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:...a) sistemas digitais sao infinitamente superiores a sistemas analogicos...

Se o Sistema digital captou o Som que é Analógico , complexo e com resolução infita, não poderá nunca o digital ser melhor.
.
Editado pela última vez por msamsoniuk em 13 Jan 2009 17:49, em um total de 1 vez.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Jan 2009 17:47

O SOM é uma coisa muito complexa.
Por exemplo:
Para igual densidade de energia a amplitude do sinal de audio é inversamente proporcional a frequência. Isto significa que as Frequências Baixas ( os graves ) tem alta amplitude e que as Frequências Altas ( os agudos ) tem amplitude bastante inferior.
Esta é a principal razão de ocorrer a intermodulação no Tr. de saída e no próprio amplificador .

E existe ainda muitas outras particularidades sobre o Som e sobre os Sinais de Áudio que gostaria de colocar aqui mas, não posso no momento me estender mais.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor enigmabox » 13 Jan 2009 20:56

Djalma,

Como vc disse o som é complexo e somente um ouvido treinado consegue perceber quase todos os detalhes.
Já vi alguns circuitos que não usam trafo de saida para valvula, mas sim usam a saida pelo catodo da valvula, onde apresenta impedancia muito mais baixa do que fazer a saida do ckt pela placa da valvula.
Dependendo do ckt utilizado com trafo de saida, já vi varias alterações na montagem do nucleo do trafo, ou seja, alguns transformadores E I, onde todas as placas E são montadas em paralelo, assim como as placas I, existindo tb um isolante para o GAP entre o conj. de placas E e I. Isto é diferente de um trafo convencional onde monta-se as placas E intercaladas e os espaços vagos são preenchidos com as placas I.

Uma coisa que eu percebo em um som analogico bem gravado, não é somente a intensidade de cada instrumento dentro da musica, mas sim como estão equalizados cada instrumento dentro da gravação.
Quando começei a usar os primeiros CDs com gravação AAD, eu percebia uma perda na qualidade, dependendo da frequencia, aparecia como um ruido ou distorção, creio eu devido ao sampling utilizado para aquisição. Mas o CD tem a vantagem de não ter o ruido da cabeça atritando no vinil e nem as perdas de gravação de uma fita magnetica, que depois de uma semana gravada, já apresentavam problemas com alguns detalhes nas frequencias mais agudas e tb sem o uso do filtro Dolby, dependendo do tipo da fita, apareciam ruidos da cabeça magnetica ou som metalizado.
Bom, hoje em dia o segredo tá na gravação, já escutei varios CDs novos com gravações DDD ruins, acho que o excesso de filtros deixou a gravação "seca" sem harmonicos. Outra coisa se algo saturar ou tiver equalização errada no meio da masterização não adianta ter um equipamento top de linha digital que o resultado vai ser lixo...
Pra mim o vinil dura mais tempo que um meio magnetico de gravação. Tanto que a philips abandonou o DAT e a Sony o minidisc magneto optico.
Agora um CD DDD bem gravado, acho que supera no geral um disco vinil novo, desde que bem masterizado, bom só comparando pra ver.
enigmabox

Mensagempor Carlão » 13 Jan 2009 22:20

Ainda são fabricados vários modelos de "toca discos", para áudio hi-end.
Veja fotos/links abaixo, de uma feira especializada, em Munique, na Alemanha:

http://www.tnt-audio.com/shows/munich07a_e.html
http://www.enjoythemusic.com/high_end_s ... /page2.htm
http://www.enjoythemusic.com/high_end_s ... /thursday/
http://www.enjoythemusic.com/high_end_s ... /saturday/
http://www.enjoythemusic.com/high_end_s ... /page2.htm
http://www.avreview.co.uk/news/article/ ... 99/v/1/sp/

Que tal esse:
http://www.avreview.co.uk/news/images/B ... ble_bg.jpg
"Baasner turntable
The vinyl nutballs on LP magazine bring along a reader's turntable to each High End show and this time around they had the most extreme example yet. The Baasner turntable is a festival of stainless and acrylic and features a parallel tracking arm that floats in water, a syringe is supplied in order to adjust VTA, naturally. Other features include shields to deflect air movement and nylon thread drive via pulleys too numerous to count. "

E, finalmente, o trailer da edição 2009:
http://www.highendsociety.de/english/hi ... railer.php

Isso explica o porquê a venda do bolachão está "aumentando": certamente quem compra o vinil não vai tocá-lo na vitrola da vovó.
Carlão
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 14 Jan 2009 07:36

enigmabox escreveu:Uma coisa que eu percebo em um som analogico bem gravado, não é somente a intensidade de cada instrumento dentro da musica, mas sim como estão equalizados cada instrumento dentro da gravação...

Exatamente isso, muito bem colocado.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais