Fórum sobre desenvolvimento de sistemas embarcados: Hardware e Software, Tecnologias: Eletrônica digital e analógica, Microcontroladoras, Microprocessadores, Sistemas *NIX (Linux, BSD), Software embarcado Baremetal. Sem fins lucrativos.
Alguém sabe como funciona esse tipo de touch screen? Mais especificamente o tipo 4 fios.
Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Na verdade, pelo que eu entendi, existe uma resistencia em um sentido e outra em outro. Dai eh so ler a resistencia, seja por fonte de corrente e leitura de tensao, seja por ponte de wheatstone, em x e em y.
então para fazer a leitura basta voce ter dois pinos de AD
1 para o X e 1 para o Y como o colega acima disse
Jogar no microcontrolador as rotininhas e ser feliz!
O problema vai ser se voce pressionar 2 lugares por exemplo, dai acho que da um probleminha...... não sei como funciona o do iphone que voce da zoom na tela com o dedao e o dedo indicador...
Na verdade, veioloko, acho que nesse caso a interpretacao eh por software.
Os dois dedos nunca tocam o Touch exatamente ao mesmo tempo. Sempre um, depois o outro. Entao, o que tocar primeiro eh o "base" e o outro eh o que expande. Entao, como dois toques diferentes sao o equivalente a duas resistencias diferentes em paralelo. Tipo:
Base: X = 400 ohm
Segundo Toque: X = 500 ohm
Equivalente: 222 ohm, que eh menor do que o range 390-545 ohm.
Valeu pelas dicas.
Estou para iniciar um projeto, caso eu iniciei vou postando aqui as experiências.
Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Pessoal, localizei este link em um tópico aqui mesmo no forum, na real não tem muito mistério, a resistência varia na horizontal e vertical, é só colocar a “muringa” para funcionar: