Geração de Patentes

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Geração de Patentes

Mensagempor joao » 13 Out 2008 07:44

Ola a todos,

Então, alguém ai pode explicar um pouco mais sobre patentes? Como funciona, quanto custa, o que está protegido? Quando vender, como fazer a mudança e etc?

Eu me lembro que isso foi discutido aqui, mas acho que no outro fórum, porque não achei mais o tópico.

Se alguém puder dar uma pincelada sobre os assuntos em geral, garanto que vai ajudar muitas pessoas e não só a mim! :)

Valeu pela ajuda!

[]'s
joao
Byte

Mensagempor albertorcneto » 13 Out 2008 10:17

Joao,

Como ex-empresario com alguma experiencia (no ramo de borracha) devo dizer que patente no Brasil nao significa nada.

1) Voce vai gastar uma boa grana pra ter a patente.
2) Vai demorar uns bons anos pra voce ter o direito a patente (a patente requerida virar patente de fato)
3) Seus concorrentes que nao forem eticos vao pegar a patente e fazer o produto deles bem similar, mudando o detalhe da lingua da formiga. Ai, SE voce desconfiar que eles copiaram seu produto, SE voce conseguir juntar (muitas) provas contra eles, SE contratar um bom advogado pra processar eles e SE eles nao contratarem um bom advogado pra defender eles, ai sim existe alguma possibilidade de voce ganhar alguma coisa.
4) Eu so acho que seria interessante voce ter uma patente se for realmente alguma coisa grande.

Falo isso porque eu mesmo ja tive muita dor de cabeca com isso. A minha melhor dica eh: proteja os seus produtos de outra forma e fique com os dois pes atras com todos os seus funcionarios e socios tambem.
albertorcneto
Byte

Mensagempor renatokodaira » 13 Out 2008 10:50

Joao,

Um bom começo é dar uma pesquisada no site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial):

http://www.inpi.gov.br/principal?navega ... altura=600
renatokodaira
Byte

Mensagempor joao » 13 Out 2008 11:22

Valeu pessoal!

Então, já tinha ouvido falar também que a patente é só valida no País que foi pedida, não existe algo internacional. Correto?

Então quer dizer que iremos gastar uma fortuna, mas não irá adiantar de nada? O nosso software é para ser quase que 80% em software, e seria muito fácil mudar ele...

Que sacanagem isso heim!

[]'s
joao
Byte

Mensagempor albertorcneto » 13 Out 2008 11:46

Nao eh que as patentes brasileiras nao sejam validas la fora. Se fosse isso, copiar usar software pirata nao seria crime, pois a patente nao seria valida no Brasil. Tratados internacionais assinados pelo Brasil garantem o direito de propriedade em outros paises tambem.

O grande problema eh a pirataria e a espionagem industrial, que no Brasil eh descarada.

Mas, ja que o seu produto eh mais software, voce nao pode proteger o firmware com fuses ou sei la o que?

Se for software pra PC, existem empresas especializadas em protecoes contra pirataria para programas "porretas". O programa que eu uso para algumas simulacoes, COMSOL, eh bem caro e tem uma protecao muito porreta contra copias. Mesmo assim o pessoal ainda consegue burlar alguma coisa.

Se seus clientes nao forem muitos fica mais facil controlar, colocando no software uma verificacao periodica em algum servidor, como eh o caso do Windows Genuine Advantage. Voce pode usar a ideia deles e implantar algo semelhante.
albertorcneto
Byte

Mensagempor joao » 13 Out 2008 11:56

Entendi...

Bem, com certeza terá proteção. Não pensei em nada muito complicado, já que ele só ira funcionar com o hardware também, logo, nada adianta copiar se não tiver o hardware.

Mas vamos ver, é que temos alguns projetos que a idéia é vender a patente/idéia para uma empresa maior, já que ficaria muito caro para nós fazermos todo o projeto e ainda vende-lo.

[]'s
joao
Byte

Mensagempor ernande_filho » 16 Out 2008 22:29

João, eu nem li as respostas anteriores para não induzir a minha.
Segundo um amigo meu, que tem umas 10 patentes, a patente só serve para dizer que vc foi a primeira pessoa que fez e mais nada.
Os inventos dele agora não tem mais patente, pq segundo ele, o custo é alto e nao adianta nada, pq se mudar um parafuso, é outro projeto.

Como não tenho nenhuma patente, nao posso opinar mais sobre isso.

Abração e boa sorte!
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Voltar para Assuntos Gerais