DIP SW ou EEPROM ?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

DIP SW ou EEPROM ?

Mensagempor j.silvestre » 28 Set 2008 10:51

no mundo atual dip SW ou EEPROM ?? exemplo preciso colocar um ID em um equipamento.Em matéria de custo a EEPROM é mais barata pois já vem
no microcontrolador , um DIP aumenta o custo, mas também aumenta a flexibilidade para a configuração do equipamento por terceiros . por favor
deem a sua opinião ..

j.silvestre
j.silvestre
Byte

Mensagempor RobL » 28 Set 2008 17:42

Colocar ID na eeprom pode ser um problemão se esta tiver muitas gravações, seu ID pode ser alterado quando chegar acima de 100k escrita/leitura, dependendo do fabricante.
Se tiver entrada de dados, seu ID poderá ser alterado tão facilmente, ou mais ainda que em uma chave dip e gravado na eeprom.
Só para acrescentar e ficar registrado, o local mais seguro seria gravar ID na flash de programa.
Neste caso um chip com autoprogramação (boot loader)seria bom o mais seguro e prático.
RobL
Dword

Mensagempor xultz » 28 Set 2008 23:47

Cara, 100.000 mudanças num dip switch faz ele virar geléia.
Minha opinião: fuja dos dip switch que nem o diabo da cruz. Qualquer ítem mecânico (como chaves, potenciômetros, conectores) são uma bomba relógio no aparelho, que vão dar pau muito mais cedo que qualquer outro componente eletrônico. Se você consegue eliminar algum do projeto (como trocar os dips por EEPROM, potenciômetro por pot digital, chave por sensor capacitivo, conector por solda) o faça. Eu fiz um projeto deep embedded que ficava instalado num trilho de trem. Como resultado, não tem nadica de mecânico nele, até mesmo todos os fios (e eram vários) foram soldados direto e a placa resinada.
Você só tem que bolar um jeito de gravar os dados na EEPROM pelo primeira vez, isso pode ser um pepino, mas se teu projeto consegue resolver isso, nem pensa duas vezes, e usa a EEPROM.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor RobL » 29 Set 2008 08:15

O alerta que coloquei não foi entendido.
Se um ID ou qualquer outro valor fixo for gravado em eeprom, deve-se antes de decidir, saber se a eeprom receberá gravações acima de 100K escritas. Se sim, dependendo do fabricante, temperatura, etc, o ID poderá ser perdido. Pode-se neste caso usar refrescagem para aumentar o número de gravações em pelo menos 3x, mas depende do fabricante e da temperatura.
Não se trata de mexer do dipsw 100K vezes.
Portanto desde que a eeprom não venha a receber mais de 100K gravações durante a vida útil do aparelho, ter este valor por lá é possível mas não é a alternativa mais segura.
RobL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais