Gerador com carregador de bateria.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor MOR_AL » 24 Set 2008 19:31

Olá RobL. Tudo bem?

O problema da descarga em uma bateria chumbo-ácida é deixá-la descarregada por certo tempo, isto dá margem a sulfatação nas placas.
O correto é: descarregou, carregá-la imediatamente, tal como em um automóvel.
O que normalmente ocorre é uma descarga muito lenta quando lembramos da bateria ela já está sulfatada. Tem jeito de salvá-la com lavagem do sulfato e nova carga.

Tenho uma bateria de 150 AH, comprada nova e deixada por um ano em uma embarcação com um motor Diesel. Eventualmente dava carga nela. Quando foi necessário ligá-la ao motor de arranque, que consome muitos ampéres, o motor Diesel não conseguia dar um giro completo. O motor de arranque é novo. Recentemente a bateria se descarregou completamente. Acredito que esteja sulfatada.

Você saberia como "lavar o tal sulfato" de forma eficiente? Ou onde poderia obter dicas deste procedimento?
Grato.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 24 Set 2008 19:37

Tente antes carrega-la com baixa corrente, carga lenta.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Set 2008 14:31

Olá Djalma. Tudo bem?

Fiz isso com o meu carregador para 2,5A médios. Após entre 48 horas e 60 horas (dois dias e pouco), o led de meu carregador indicou "Bateria Carregada".
Mas fiquei na dúvida se ela está sulfatada ou se está com a carga nominal de 150AH. O fato do produto 2,5A x 50H = 125AH alcançar um valor próximo da carga total, não quer dizer que a bateria reteve tal carga, né?
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 25 Set 2008 14:44

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
RobL escreveu:.... as pilhas que formam uma bateria estarão em paralelo....

Meu caro RobL, as placas são montadas em paralelo, alternadamente uma negativa outra positiva mas, não formam pilhas em paralelo, simplesmente porque estão contidas em um invólucro (Caixa) logo, todas imersas em um único eletrólito.

Abraço RobL

Sei, quer diser que o eletrolito tem ligação entre todas as repartições?

XII mano ta feio eim.rsrs

uma bacteria em média tem repartições em série com tensões que podem variar entre 1,2 a 1,65V nom e corrente de cada placa proporcional a corrente amostrada pela etiquetosa da bixa.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 25 Set 2008 15:21

Fabim
Acho que não me expressei bem.
Quis dizer que as placas de cada célula não formam pilhas em paralelo já que estão imersas em um mesmo eletrólito.

Temos portanto Placa negativa / Eletrólito / Placa positiva em cada célula.

Se essas placas estão duplicadas, triplicadas, quadruplicadas é questão apenas de construção ou de compactação.
Efetivamente elas são apenas uma de cada. Uma Positiva e Uma Negativa

Abraço Fabim e continue sempre assim. :D
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais