Novo no forum...

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Novo no forum...

Mensagempor Mancrius » 08 Jul 2008 12:27

Olá Pessoal,

Sou novo no forum e não encontrei o local apropriado para apresentações...
Assim resolvi postar nos assuntos gerais mesmo... Espero ter acertado :)

Bem, alem de novo no forum estou começando agora a aprender algo sobre programação de PICs.

Instalei na minha máquina o PROTEUS, MPLAB e MikroBasic...

Ja consegui a façanha de fazer um led piscar em um bit de uma porta do uC - PIC-16F628A :)

Estou estudando programação pois gostaria de fazer um projeto que lê pulsos em um pino do uC e conte quantas variação ocorem em 80ms (a frequencia varia conforme a rotação de um motor).

Quero fazer várias leitura em certo intervalo de tempo para verificar se o motor está acelerando ou desacelerando...

Com estou bem no começo, sem manjar nada de programação, ja estou ha duas semanas estudando datasheets de uC e manuais do MPLAB e MikroBasic. O proteus já peguei bem as manhas de seu funcionamento...

Estou com várias dúvidas, mas por hora não vou perguntar nada pois a cada dia que estudo vejo que várias dúvidas estão sendo sanadas... assim não vou ficar incomodando a galera com perguntas obvias ou que podem ser sanadas lendo mais alguns dos manuais...

De qualquer forma, como estou bem bo começo, agradeceria se vcs tivessem um pouco de pasciência com algumas perguntas que vou acabar fazendo e se for possível, indicarem algum material didático (de preferência "for dummies") para que eu possa ir estudando sem fazer perguntas tolas...

Espero poder aprender um pouco de programação e quem sabe contribuir futuramente compartilhando experiências...

Abraços a todos !!!!

Roberto
Mancrius
Bit

Mensagempor xultz » 08 Jul 2008 12:34

Seja bem vindo, Roberto.

Eu não lembro de ter visto ninguém responder aqui algo do tipo "sua pergunta é cretina, vá pesquisar". Porém, perguntas simples demais podem ficar sem resposta. Perguntas difíceis também. De qualquer maneira, sinta-se a vontade, logo logo você estará respondendo perguntas de outros iniciantes também.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor joao » 08 Jul 2008 12:58

Dae!!!

Bem Vindo!

No que pudermos ajudar, estamos ai!

E aproveita e começa a usar bastante o boteco! É que o pessoal gosta de conversar sobre assuntos diversos que nao estao diretamente ligados a eletronica...

[]'s
joao
Byte

Mensagempor Maurício » 08 Jul 2008 13:24

Salve, Mancrius!

Bem-vindo.

Veio do Clube do Hardware, não é isso?

Eu não conheço PICs, mas, no seu caso, estude o CCP (Capture, Compare, PWM), e poste aí suas dúvidas. No fórum do PIC, claro!

Nós assustamos, mas, não mordemos! Pelo menos, enquanto falamos, ehehehehehehe

Precisando, tamos aí!

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor Mancrius » 08 Jul 2008 14:30

Olá Maurício,

Eu me cadastrei no clube do hardware sim, mas lá parece ser algo mais voltado a computadores em geral... Achei que aqui o assunto é mais específico... :)

João, vou dar uma olhada no boteco sim... agora tá na moda tomar uma virtualmente pra não ser pego no bafômetro !? rsrsrs

Xultz, essa é pra vc então (mas os outros podem responder :) )...

Pelo que entendi no MPLAB a programação é feita em assembly. Nos outros editores como MikroC ou MikroBasic é usada uma linguagem de programação específica.

A pergunta que fica é: pra quem tá começando vale a pena dedicar tempo ao assembly ou vale pegar uma linguagem tipo basic, pascal, C, ou alguma outra?
To quase abrindo uma enquete pra ver qual linguagem a galera usa e qual ganhar eu embarco nessa :) rsrsr

Abraços !!!
Mancrius
Bit

Mensagempor mastk » 08 Jul 2008 14:37

ASM e C, mas independete disso, não use nada de POO "programação orientada a objetos" mas sim POA "programação orientada a atrito".

Se me permite:

MPLAB, compila ASM e tem um path se não me engano para compilar C.

MikroC e BASIC são respectivamente para liguagem C e BASIC.

Para MCU, popularmente temos apenas 3 liguagens ASM(mais usando por estudante e hobbysta), C (mais usando profissionalmente) e BASIC (pelo que sei, pouco usando).
mastk
Dword

Mensagempor Mancrius » 08 Jul 2008 19:34

Ola Mastk,

Acho que ainda não estou apto a compreender o que é POA :) rsrsrs Acho...

Por enquanto estou estudando a arquitetura dos uCs e tentando entender seus registradores, flags, etc...

Como não entendo nada de programação estou nessa duvida de qual programa usar...

O MPLAB ou tentar um MikroC ou CCS...

E pra começar as perguntas bestas, vai aí uma...

Usando uma entrada schimitt-triger conectada a uma chave... é necessário colocar um resistor e capacitor (hardware externo) pra remover o ruido da chave, ou o uC resolve isso internamente ?

Valeu !!!

Abraços !
Mancrius
Bit

Mensagempor Maurício » 08 Jul 2008 23:14

Salve, Mancrius.

A maioria usa C, mas claro, tem os adeptos do ASM, Basic e outras. Mas, eu tenho certeza que quando não tem ninguém olhando, todo o mundo aqui usa POG (Programação Orientada a Gambiarras).
E discutir linguagens aqui, dá altos quebras! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ASM permite um controle bem mais direto da máquina, economiza memória, mas, é chata pra caramba! É melhor vc conhecer o hardware da máquina e passar direto pra uma linguagem de alto nível.

Eu sempre recomendo C. E creio que com C, vc vá ter um feedback bem maior!

E com relação ao debouncing (num sei se é assim que se escreve, eu nunca acerto), eu nem me preocupo com isso. Faço varredura a cada 100, 120ms ou menos, e se for detectado pressionamento é porque realmente a chave foi pressionada, ehehehehehe
Não uso nada externo, só a chave mesmo.

[]'s
Maurício
Word

Mensagempor Mancrius » 08 Jul 2008 23:29

Cara, dá uma dica pra eu achar um material legal pra aprender C voltado pra programação de PICs... Ou não tem nada melhor que o manual do MikroC ?

Valeu !
Mancrius
Bit

Mensagempor Maurício » 09 Jul 2008 00:12

Sem dúvida os livros do Fábio, que tb é forista aqui!

http://www.editoraerica.com.br/buscafinal.asp?cod=9352

[]'s
Maurício
Word

Voltar para Assuntos Gerais