Pesquisei sobre o assunto no google e encontrei bastante teoria, só que não encontrei nada que explicasse exatamente o que eu quero saber, pois bem, ai vai.
Eu sei que tem a ver com o choque que você toma na porta do carro, na maçaneta da porta da geladeira, no elevador e também tem a ver com os estalos que você ouve quando tira uma blusa de lã ou quando passa o braço na tela da TV (a minha ainda é de TRC).
Sei que é a explicação para os relâmpagos, para as correntes que os caminhões tanque arrastam pelo chão, do flash que aparece algumas vezes embaixo do avião quando ele esta pousando e provavelmente foi a causa do acidente da base aeroespacial de Alcântara.
Também sei que este é o mesmo motivo para a o alerta da necessidade de se usar pulseira ant-estática antes de trabalhar complacas eletrônicas, mas é exatamente aqui que mora a minha dúvida e finalmente cheguei onde eu queria....
Tudo bem que é uma alta tensão que não temos condições de detectar se estamos portando ou não, mas porque alguns componentes suportam descargas eletrostáticas e outros não? O que impede de usar a mesma tecnologia de proteção em todos os componentes? Até onde sei basta instalar um Zener dentro do chip no terminal de I/O e esta resolvido o problema, não é isso? Essa solução ja esta sendo usada a anos, porque até hoje fazem componentes sensiveis a eletricidade estática?
Estou revoltado pois acho que mandei para o espaço um acelerômetro de R$20,00 por falta de uma pulseira ant-estática.

Um abraço a todos e desculpe pelo tamanho do texto.