555 astavel - 38Khz

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

555 astavel - 38Khz

Mensagempor Fugem » 20 Set 2007 01:16

ola,
Sou um pouco leigo no assunto eletronica! e estou fazendo um sensor de distancia IR, e preciso de uma distância razoavelmente grande! (na verdade, quando maior melhor, 1m pra mais)
Para isso fiz teste com um receptor IR ligado a um bc337, mas a distancia ficou muito pequena! Porisso estou pensando em usar um TSOP1738 ou 2238 (se alguem puder me dizer a diferença), e usar um 555 astavel pulsando o Emissor IR.
Antes de tudo gostaria de saber se vale a pena, pois pelo que li é dificil achar esse TSOP1738! e eu preciso com uma certa urgência.
Se vale a pena eu tentar, alguem sabe fazer o 555 gerar pulsos a 38Khz? Já li em varios posts aqui, e todos apenas falam para usar o 555 a 38Khz, junto com um BC, mais não explica como! =/ (deve ser fácil)
Já procurei um monte e não achei algo explicando como montar esse pulsador de 38Khz!

O unico objetivo desse sensor é identificar quando tiver algo na sua frente! quanto maior for a distancia que ele puder identificar um objeto melhor!

Desde já agradeço!
Fugem
Fugem
Bit

Mensagempor fabim » 20 Set 2007 08:24

olha voce até pode usar um 555, pra gerar os 38khz. Facinho de calcular e montar, só olhar no datasheet do 555 que tem modos de oscilação e calculos para cada módo.

Eu quando fiz algo do tipo.. usei um HEX inverter HCT. 1 porta eu usei para oscilar, usando um cristalzinho de 38khz, parece aqueles de 32768 usados em relógio.
E os outros 5 inversores eu liguei em paralelo, 35mA * 5= 175mA..
solução simples pequena barata e não tem frescura de tensão humidade etc.

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 20 Set 2007 08:28

No datasheet do 555 tem o esquema de polarização dele em modo astável e as fórmulas para calcular os componentes.
Além de pulsar o 555 nesta frequência (que é a frequência típica de resposta dos sensores de IR) tem que levar em conta o duty cicle e a potência média e máxima que você usar. Explico:
o transmissor IR tem uma potência máxima de transmissão, que normalmente é ditada pela corrente que você enfia nele. Vamos supor que uma corrente segura para trabalhar sejam 10mA (isso varia conforme o emissor, mas este é um valor típico). Se você fizer uma onda com 50% do tempo ativando o emissor e 50% desativando, numa frequência de 38kHz, você pode enfiar 20mA com segurança no teu emissor, porque a corrente média vai continuar sendo 10mA, mas o receptor vai receber picos com o dobro da potência. Se você fizer ele ativo 25% do tempo e desativado 75% do tempo, pode enfiar 40mA, que a corrente média continua sendo 10mA. Mas o receptor vai receber picos com o quádruplo da potência, e você tem o dobro de alcance em relação a um duty cicle de 50%. Conseguiu pegar esta parte?
Existem vários macetes para gerar duty cicles específicos no 555, você vai ver uma configuração que você varia uma tensão e o duty cicle varia proporcionalmente, é esta que você vai tentar fazer. Procure gerar uma onda com duty cicle de 25% alto/75% baixa, esse sinal comande um transístor BC337, e o transístor comanda o emissor IR polarizado com um resistor que toque 40mA nele. O alcance vai ser bastante bom. E você pode diminuir o duty cicle ainda mais e aumentar ainda mais a corrente.

Quanto ao receptor, realmente pode ser um pepino de encontrar, a última vez que mexi com isso eu me bati um monte e um cara do RS me vendeu umas peças, mas dá uma procurada na Farnell, e se não tiver jeito, vai ter que importar da Digikey ou da Mouser mesmo.

Boa sorte!
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 20 Set 2007 08:44

Uma coisa que deve ser dita, é que em sistemas pulsados, a corrente de trabalho é ajustada para valores muito maiores do que a nominal, isto só é possivel pois o acionamento é realizado apenas em uma fração do tempo, porem se o oscilador parar ou o transistor entrar em curto, "bye-bye" emissor.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Pacheco » 20 Set 2007 10:24

No site http://www.schematica.com/ tem uma versão free de um programa para calcular os componentes do 555
Pacheco
Bit

Mensagempor Fugem » 21 Set 2007 03:45

Poo, legalzaço!!!
Ainda não fiz os testes reais, mais pelo simulador ta funcionando!!
Vlws xultz! Me exclareceu totalmente!! Mais se eu não achar o TSOP, vou ter que usar um receptor IR mesmo! ai será que com duty de 25% ele vai acionar??

Bom vo posta aqui o circuito que eu fiz, não liguem para os leds, eu botei como capacitores por causa do package!

Esse primeiro e com o TSOP!
Imagem

Este é com receptor IR ligado e um schmitt trigger!
Imagem

Vlw Pacheco, pelo programinha! muito bom em, axo que numca ia chega nessa precisão na mão!! hehe

Abraço
Fugem
Fugem
Bit

Mensagempor brasilma » 21 Set 2007 08:22

He, he, agora só não esqueça de usar um capacitor bom - tantalo, por exemplo - pois os eletrolíticos normais possuem tolerâncias que podem chegar a 20% e variam muito com a temperatura.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 21 Set 2007 09:38

Receptores IR (ou fotodiodos ou fototransistores) e módulos receptores IR são completamente diferentes. O segundo é um circuito integrado, que possui um detetor de portadora (de 38kHz), filtro nesta frequência, etc etc, o que dá um ganho de recepção enorme nesta frequência, enquanto os primeiro são componentes passivos. Ou seja, se você usar um fototransistor e não fizer um circuito detetor de portadora que nem no módulo, modular a transmissão vai ajudar pouca coisa (vai ajudar, mas pouco).
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Fugem » 21 Set 2007 21:42

humm, massa!
Será que podes me ajudar com mais algumas informações desses módulos?? Pretendo fazer um! só não tenho a minima ideia de como! =/

Esse modulo seria um compensador que ligado ao receptor IR??
Tipo o que me vem a cabeça agora seria usar denovo um 555 agora no modo monoastavel! Funcionaria? Ou o que seria melhor??

Vlwss
Fugem
Fugem
Bit

Voltar para Assuntos Gerais