Abrir empresa de Projetos Eletrônicos

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Abrir empresa de Projetos Eletrônicos

Mensagempor luiz_os » 02 Jul 2007 21:44

Olá,

Estou meio que desenvolveldo alguns projetos de equipamentos eletronicos mas sei que para comercializá-los tenho que abrir uma empresa. Alguém poderia me dar algumas dicas a respeito do assunto. Tenho que ter 1 local especial para ser a sede ou posso trabalhar em casa mesmo? Não sei se é permitido trabalhar confeccionando placas e montando circuitos em casa.
Sou formado Técnico Eletronico, tecnicamente posso desenvolver mas e legalmente?

Luiz
luiz_os
Bit

Mensagempor Red Neck Guy » 02 Jul 2007 22:14

Não tem frescura não. No mercado de eletrônica o que mais tem é fuleragem...
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor gibim » 02 Jul 2007 22:16

->Para abrir uma empresa, o processo é o mesmo de qualquer outra empresa, muito te ajuda, procurar o SEBRAE para isso, eles não cobram nada para abrir, mas são exigentes nos documentos.

->Você pode também, apenas emitir nota de serviço, ai vai ter que se encaminhar para a prefeitura da sua cidade, fazendo o pedido disto. Neste caso vão lhe cobrar sobre o faturamento, de 3% a 12%¨, isso quando não acharem melhor te cobrar por lucro presumido. Uma vez na minha vida, morri com 2mil reais por causa dessa brincadeira.

->Como seu caso é industrialização, pela minha pouca experiência, vai precisar abrir uma micro empresa, neste caso, vão te exigir um sócio, pode ser sua mão por ex.rs Mas já vou te avisando... É bem burrocrático, custará uns 500 pilas e a partir dai, vai ter que dar GRANA todo mês para um contador. Em média, pedem 1/2 salário mínimo, só pra manter sua empresa viva. Procure o Sebrae, ele te ajuda com a burrocracia para abrir.

-> Vai ter que começar a declarar imposto de renda todo ano. Sua mãe também.

->Enquanto o crea não descobrir vc, vai poder ficar "de boa" fazendo as coisas... Mas quando começar a incomodar a concorrência, ai vão te denunciar e o crea vai fechar sua empresa.

->Também você terá a opção de arrumar mais um sócio laranja, apenas para assinar seus projetos. E com isso abocanhar, em média uns 5% de tudo que vc sempre batalhou na sua vida.

Deixa o Fenix aparecer por aqui e ver seu post. Ele sente na pele oque estou tentando descrever.

Abraços e boa sorte.
gibim
Byte

Mensagempor sandei » 03 Jul 2007 06:37

Para desenvolvimento de Equipamentos Eletronicos vc se encaixa em Uma Empresa de Porte de Industrialização ou seja vc tem que pagar ICMS,FINS,CONFINS E uma porrada de imposto para pequenos desenvolvedores não da poisno lucro para só o imposto , então oque o peaasol faz é abrir uma empresa de comercio mesmo e ai vai dando umjeito brasileiro e disfarçando nas notas tenho bastante amigos que fazem assim vai na boa a maioria é empresa de manutanção de Radio e tv ou comercio de produtos de Informatica.

Vai por Mim.

FAbio
sandei
Byte

Mensagempor sbrianti » 03 Jul 2007 08:11

Se vc pretente abrir um empresa de fabricação no estado de São Paulo.
Tem:
CETESB -->3000,00
Custas de Abertura -->200 a 500,00
Imoveis para isso ->Aluguel ou proprio.

Hj está mundando por causa do super simples. Más até uns meses atras se encaixa no Simples Federal que paga sobre o faturamento.

ICMS esse não tem como escapar 18% para SP, más ele funciona como conta corrente. Debido e Crédito.

GPS- da Empresa

Honorário do Contador.

E os fixos (Telefone, Agua, Luz, .....)

E o mais importante ter faturamento para pagar tudo isso!!!

Digo isso pois aqui é assim.

Sidnei
sbrianti
Bit

Mensagempor andre_luis » 03 Jul 2007 08:45

Desenvolvimento x Producao

Se for firma de desenvolvimento, pode ser em casa mesmo, só precisando de alvará da prefeitura, depois de constituída.

Já se for de produção o buraco é mais embaixo, especialmente na questão dos funcionários; voce terá de definir tratamento para rejeitos químicos, sob risco de multa da Feema, se nao me engano. Terá de providenciar iluminação e ventilação adequada, além de rotas de fluxo de material/pessoal.

Eu conheço uma empresas aqui da minha cidade que monta cada placa pra mim por cerca de 10 reais; isso compensa de sobra o stress que eu teria se eu tivesse de montar. Eles se encarregam - também - de comprar material e fabricar o impresso, se eu quizer.

Existem muitas empresas pelo Brasil assim, sobretudo em SP.

Por isso, sugiro que voce pense bem nisso, e veja se voce vai ter producao por tempo suficiente para amortizar o gasto inicial.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 03 Jul 2007 12:46

e ainda tem o problema de homologacao: diversos segmentos de mercado exigem que vc faca homologacao em empresas credencias pelas agencias de regulamentacao, para poder comercializar os produtos. nao apenas custa caro homologar, como para passar na homologacao vc vai ter q gastar outra fortuna adequando os produtos para atender a legislacao.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor luiz_os » 03 Jul 2007 12:49

Valeu pelas dicas pessoal!
Agora pelo menos tebho uma noção de como funciona. Estava querendo largar o emprego e ja partir para o empreendedorismo mas parece que é um pouco mais complicado do que eu pensei. Talvez indo devagar seja o melhor caminho, e ai vou vendo no que que dá.

A respeito do que o gibim disse sobre sócio laranja, ao invés de sócio, não posso arrumar alguém que só assine os projetos mas não tenha vinculo com a empresa?

E sobre a sugetão do andre_teprom de mandar as placas para serem montadas em outro lugar, se fizer deste jeito não será industria? mas e o resto como arrumar uma caixa para o seu projeto e montar a placa lá dentro, é um trabalho de produção também não é?
luiz_os
Bit

Mensagempor silverbolt » 03 Jul 2007 12:57

luiz_os escreveu:Valeu pelas dicas pessoal!
Agora pelo menos tebho uma noção de como funciona. Estava querendo largar o emprego e ja partir para o empreendedorismo mas parece que é um pouco mais complicado do que eu pensei. Talvez indo devagar seja o melhor caminho, e ai vou vendo no que que dá.

A respeito do que o gibim disse sobre sócio laranja, ao invés de sócio, não posso arrumar alguém que só assine os projetos mas não tenha vinculo com a empresa?

E sobre a sugetão do andre_teprom de mandar as placas para serem montadas em outro lugar, se fizer deste jeito não será industria? mas e o resto como arrumar uma caixa para o seu projeto e montar a placa lá dentro, é um trabalho de produção também não é?

vc. tb pode optar por abrir uma empresa individual.
Assim não precisa de sócio.
depende do ramo de atividade, ela pode ser EPP ou ME.
Quem vê isso é o contador.
Se eu fosse vc. ficava mesmo é trabalhando em casa e fazendo isso como um bico.
Uma alternativa seria vc abrir na sua propria casa um ME de prestação de serviços.
Dai vc emite NF de serviços e paga o basicão de 5% ISS (imposto sobre serviços) e + umas outras coisas.
Symphony Robotica
gravador usb, icd2 PIC, AVR e ARM.
Distribuidor BASCOM no Brasil.
www.roboticafacil.com.br
Locação de robos para eventos
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor andre_luis » 03 Jul 2007 13:51

Poisé....eu mencionei apenas a questão de viabilidade financeira.

Realmente, baseado no que o sandei falou, mesmo que terceirizando, talvez voce não pudesse se descaracterizar como indústria.

E lembrando tambem o que o marcelo disse, eu já conheci uma empresa de MG ( a MIC suporte ) que desenvolveu um equipamento para a área médica, porém como os custos de homologacao e adequacao ( ANVISA, INMETRO, ISO9001 ) ultrapassam os 50.000 reais, eles optaram por fornecer o equipamento desenvolvido por eles como um OEM ( original equipment manufacturer ) para uma empresa que já estava enquadrada nessas regulamentaçoes.

De certa maneira, é o que eu faço ( de modo informal ) do ponto-de-vista do desenvolvimento. Eu projetei um No-break, e recebo royalties por cada placa produzida pelo fabricante. Não preciso botar a mao-na-massa pra montar nada, apenas gravo os microcontroladores e recebo por isso.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Adauto sampaio » 03 Jul 2007 14:42

andre_teprom escreveu: Eu projetei um No-break, e recebo royalties por cada placa produzida pelo fabricante. Não preciso botar a mao-na-massa pra montar nada, apenas gravo os microcontroladores e recebo por isso.

+++

Faço minhas as palavras do nosso amigo Andre. Conheço várias pessoas que fazem o mesmo. Não precisa do governo como sócio majoritário, sem muita burocracia, papelada....
Abraços!!!
É tudo uma questão de sorte; pergunte a qualquer perdedor
Adauto sampaio
Byte

Mensagempor luiz_os » 03 Jul 2007 18:10

andre_teprom escreveu:
Eu projetei um No-break, e recebo royalties por cada placa produzida pelo fabricante. Não preciso botar a mao-na-massa pra montar nada, apenas gravo os microcontroladores e recebo por isso.

+++

Mas como se inicia esse tipo de negócio? A empresa procura o desenvolvedor ou o este é que procura a empresa com o projeto já pronto?

No meu caso fui procurado por uma empresa que é somente prestadora de serviços, por isso ela tambem não conseguiria produzir.
luiz_os
Bit

Mensagempor andre_luis » 04 Jul 2007 09:35

Bom....no meu caso nada cai do céu.... :)

Quando decido partir pra um negócio, busco listagens de empresas do ramo e faço contato, ora por currículum, ora por E-mail. O segredo, é contactar diretamente o dono, diretor, gerente...ao invéz do pessoal de RH ( a/c Dep. de Engenharia, por exemplo ), pois assim, o retorno é sempre positivo.

Os melhores cadastros que tenho utilizado tem sido : SEBRAE, FIEE, NEI, OESP, e Internet ( Sei que estou esquecendo alguns ). Foi graças a eles que consegui arrumar um emprego em MG e um cliente aqui mesmo.

Luiz, é bom lembrar que é preciso ter alguma experiencia no ramo pra que seu produto tenha algum diferencial, sobretudo se for numa área onde a competição seja agressiva no prêço. Além disso, também conto com a participação informal de 2 camaradas que já trabalharam comigo numa empresa do ramo.

Resumindo, voce tem que saber direitinho onde tá pisando.

+++
andre_luis
Dword

Voltar para Assuntos Gerais