AVR 32 bits com linux kernel 2.6

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

AVR 32 bits com linux kernel 2.6

Mensagempor RobL » 05 Jun 2007 17:03

Um ARM mesmo desses com poucos periféricos já dá e sobra.

O que pensam desse AVR32? O core ARM nem nasceu propriamente e já dispomos de outra opção.

Parece que para quem quizer multmídia esse é o mundo no momento. Linux Kernel 2.6, etc...

http://www.atmel.com/dyn/resources/prod ... oc7902.pdf
RobL
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 06 Jun 2007 08:13

Olá Robl,

Os ARMs já estão por aqui há bastante tempo ... Não são tão novos assim ... Apenas os microcontroladores ARM é que são relativamente recentes.

Sobre o AVR32, parece realmente uma máquina poderosa e superior aos ARM9 em muitas coisas. O grande problema é que AVR32 é arquitetura proprietária.

O mais estranho é que recentemente a Atmel lançou um novo chip voltado para aplicações high-end embarcadas (o AT91CAP) e o core dele é ARM926EJ-S ... Será que eles não acreditam muito no AVR32 ?

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor RobL » 11 Jun 2007 19:03

Me referia aos micros que estão iniciando no mercado recentemente com a antiga arquitetura ARM.

Tudo leva a crer que o AVR32bits seja opção da ATMEL de obter um produto com core desenvolvido por eles mesmos (ou terceiros???) que visa dentre outros features, baixo consumo em 32 bits.
Colocam como "de lambuja" : one of the major benefits of this new core
is to rely on a license-free model. Não tenho precisão para traduzir este trecho meio jurídico. Eles apenas afirmam ser uma propriedade intelectual deles, mas não necessariamente que outros não poderiam incorporar o core AVR32, mas como coloquei acima não entendí (não tenho alcance) bem o significado de "license-free model.

Quanto a usarem core ARM em produtos como AT91CAP o mais provável é lead time para "conectar" periféricos, no caso "trocentas" combinações de portas lógicas programáveis. Como se sabe, é bem complicado, mesmo tendo um core pronto, fundir quimicamente toda a trapezunga numa única pastilha ou optar por mais de uma. Por outro lado, normalmente esses produtos (desenvolvimento) são quase sempre adquiridos de terceiros os quais já tem todo o gerenciamento do processo pronto. no caso, junto a um ARM. Portanto não deve ser por não acreditar no AVR32 que aliás é um produto muito novo e não devem ter tido tempo de criar algo mais com esse core.
RobL
Dword

Mensagempor xultz » 12 Jun 2007 08:41

O texto marketeiro diz que o fato do AVR32 usar um core feito pela Atmel vai reduzir seu custo porque a Atmel não tem custos de licensiamento no chip (como no caso de um ARM). Mas qualquer um que tenha dois neurônis sabe o quanto custa desenvolver um core, e que isso vai ser amorizado no preço dos chips, e no fim das contas dá no mesmo. Talvez lááááá na frente isso posse oferecer alguma vantagem, porém as ferramentas de desenvolvimento também serão caras por serem feitas exclusivamente para esta família.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor RobL » 13 Jun 2007 11:56

O preço de um AT32AP7000 com USB e Ethernet, DAC, etc gira em torno de US$14.13 para 100 peças, por exemplo Digikey. Me parece um preço razoável comparado aos LPCs Philips sem USB e Ethernet.
RobL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais