Ele me da a sensação de ser aquela pessoa extremista, que se não for GPLv3 não serve ou recusa contribuição de empresas como Microsoft no mundo open source...
Essa é a parte mais amena e simpática da personalidade dele. Ele surgiu defendendo essa bandeira e ficou famoso por causa dela, e se ele disser qualquer coisa diferente, todo mundo vai achar muito estranho.
O pepino com o Stallman atualmente é muito mais complicado. Eu não acompanhei o desenrolar das coisas, e sei muito superficialmente. O fato é que o Stallman tem uma característica de ser muito sincero em todas as suas declarações. Ele sempre foi assim em relação ao software livre (coisa normal dele), mas ele passou a ser sincero em relação a suas opiniões referentes a outras coisas (como política, sexualidade, religião, drogas, etc), e ele falou umas bobagens bem difíceis de serem perdoados. Ele tocou em assuntos bem delicados (como maioridade legal para sexualidade, sexo envolvendo menor de idade, assédio sexual e moral) porque pessoas próximas dele haviam se envolvido em escândalos referentes a estes assuntos, e ele saiu em defesa, e... as declarações dele e suas opiniões caíram como uma bomba em cima da cabeça dele mesmo. Como a instituição da FSF ficou com a imagem manchada porque o Stallman destruiu sua própria imagem, ele foi afastado da direção. Todo mundo estava puto, mas estava puto somente com o próprio Stallman (e pouca gente sentiu falta dele).
Mas eis que do nada, sem que ele tenha voltado atrás um milímetro em relação a qualquer opinião do passado, ele retorna para a FSF. E então todo mundo ficou putasso não com o Stallman (porque todo mundo já estava), mas com a FSF como um todo, porque foi uma ação sem o menor cabimento.
Eu realmente não sei ao certo que consequência isso vai ter, porque eu não sei mias ao certo a relevância que a FSF possui. Hoje em dia existem dois movimentos distintos, que muito gente acaba misturando e achando que é uma coisa só, que são os movimentos "software livre" e o movimento "open source". Parece a mesma coisa, mas possuem diferenças importantes. O software livre é um movimento filosófico, que prega a liberdade por meio das 4 liberdades essenciais do software. O open source é um movimento técnico, que prega que o código aberto é bom para desenvolvimento tecnológico, difusão de conhecimento e melhoria de um determinado produto.
O que a indústria do software fala hoje é de open source, a Microsoft comprou o Github não por ser um repositório de códigos de software livre, mas por ser um repositório de códigos open source, e o discurso da FSF tem cada vez menos repercussão. Não que eu considere desimportante, mas eu acredito que o open source é fruto do trabalho do software livre, e talvez já tenham cumprido seu papel.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.