Simulação de Circuitos LTSpice - Dúvidas

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Simulação de Circuitos LTSpice - Dúvidas

Mensagempor MOR_AL » 25 Mar 2019 11:00

Olá pessoal!

Estou recomeçando a usar o LTSpice e já tenho algumas dúvidas.

Antes de postar aqui eu pesquiso para ver se encontro a resposta em algum lugar, mas agora confesso que não encontrei e peço auxílio aos "experts" que já possuem mais experiência que eu.

DÚVIDA 1:

Ao rodar um circuito, apareceram diversas curvas, antes mesmo de eu ter solicitado. Tais curvas aparecem com o prefixo V (de tensão) ou I (de corrente). Até aí tudo bem. O meu problema ocorre quando preciso identificar a curva, pois no seu título vem V(n002) ou V(n005).

Pergunto:

a - Como identificar qual o ponto V(n002) ou V(n005)? Claro que observando o circuito com calma até dá para saber, mas claro que deve haver um "caminho das pedras" (atalho) para se identificar.

b - Uma vez identificado o ponto, gostaria de alterar o nome V(nxxx) para algo mais claro como V_Capacitor. É possível alterar o nome?

DÚVIDA 2:

Observem a figura da tela do meu circuito.

a - Como posso aumentar de uma vez, todos os textos do circuito, pois estão pequenos?

b - Como posso diminuir de uma vez o tamanho dos componentes, pois estão grandes?
Em tempo: Já consegui resolver, mas tem algum modo de acrescentar delimitações, que identifiquem o tamanho da folha a ser impressa? Por exemplo. O mesmo que ocorre no EXCEL, quando podemos incluir o tamanho da página na tabela em momento de edição.

DÚVIDA 3:

a - Tem algum modo de se identificar e colocar o valor de um período diretamente no gráfico? Sei que o valor pode aparecer em um pequeno quadro com os valores, mas gostaria que ele estivesse indicado no gráfico.

Acho que minhas dúvidas vem do vício que adquiri ao usar muito o Simetrix. Lá é bem mais imediato, porém possui algumas dificuldades que no LTSpice não há.

Segue a imagem...

Grato.
MOR_AL
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Simulação de Circuitos LTSpice - Dúvidas

Mensagempor andre_luis » 26 Mar 2019 11:42

Resposta1:
Pra identificar a curva basta adicionar uma diretiva (net, label) se nao me engano.
Aí, na plotagem vai aparecer o nome que voce atribuiu, e não o default.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Mar 2019 15:26

Valeu Andre!
Funcionou.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Nov 2019 13:16

Hoje tenho mais uma dúvida no LTSpice.
É de um circuito astável, que incluí um transformador.
O circuito é simétrico, conforme a figura, mas as ondas não.
Elas deveriam ser iguais, porém deslocadas de 180º.
Alguém sabe me dizer porque isso está ocorrendo?
Seguem também os arquivos do LTSpice.
EM TEMPO:
O arquivo Astável.pdf está com a extensão .PDF porque arquivos com a extensão .asc referente ao LTSpice, não podem ser anexados aqui. Então, caso queiram ver o arquivo do LTSpice, tem que alterar a extensão de .PDF para .asc.
Grato.
MOR_AL
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
MOR_AL
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 05 Nov 2019 16:00

Eu chutaria que os transistores estão com os parâmetros com valores diferentes.
Mas com certeza você já revisou(e não editou)isso.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Nov 2019 17:43

Aquino escreveu:Eu chutaria que os transistores estão com os parâmetros com valores diferentes.
Mas com certeza você já revisou(e não editou)isso.

Vou verificar, Aquino.

Verifiquei. Tudo espelhado. Componentes com as mesmas características.
Mas forcei um funcionamento correto. Coloquei um diodo reverso entre coletor e emissor (terra) dos dois transistores.
Agora as duas ondas estão idênticas e defasadas de 180º.

Valeu.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 05 Nov 2019 20:27

Seria legal ter acesso a função de transferência pra saber porque está com essa diferença.
Mas acho que não é acessível.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor MOR_AL » 06 Nov 2019 10:12

Aquino escreveu:Seria legal ter acesso a função de transferência pra saber porque está com essa diferença.
Mas acho que não é acessível.

Não me lembro como achar a função de transferência de um oscilador, quando ele fica "oscilando". Sei como calcular a condição de oscilação.
Sei também, que pode-se simular para estudar a estabilidade, mas essa simulação não alcança a frequência de oscilação.
Eu estou satisfeito por ter conseguido fazer as ondas ficarem idênticas e defasadas de 180º... Mesmo concluindo que este circuito não vai me atender. Não consegui reduzir o seu consumo.
Acho que a diferença entre as ondas originalmente se deve a vários fatores. O delta T usado para a simulação introduz um erro. Substitui a derivação. O cálculo discreto de integração também introduz erros pelo mesmo motivo.
A simulação de um oscilador precisa que sejam incluídas as tais condições iniciais, como uma tensão pré-existente em um capacitor, ou uma corrente em um indutor. Em muitos simuladores estas condições são necessárias, pois sem elas o simulador não consegue decidir quais das duas tensões é a certa. Com as condições iniciais, o oscilador já parte de uma condição.
Na prática, as sutis diferenças nos valores dos componentes, associadas ao ruído gerado pelos componentes, ou mesmo externos ao circuito, são suficientes para o oscilador iniciar.
Aliás, talvez seja por isso que não encontrei nenhuma referência bibliográfica sobre este circuito. É crítico e facilmente suas ondas são alteradas para o caus eletrônico.
Aquino, gradeço pelas suas sugestões.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais