por phophollety » 12 Mar 2007 19:48
Pois é Eletroinf
ai ficamos nessa "sinuca de bico" pagamos por uma cópia de soft mas podemos ter problemas de licença, então não é uma venda, é uma permição de uso..., complicado isso..
Mas por outro lado, passar um serial como se faz por ai não serve de nada, pois quem copia o programa copia o serial...
Usar hardkey é um custo adicional e ainda por cima, se perder o hardkey ou pior, for roubada, além do custo de outra, terá que dizer a meio mundo pq perdeu.. ou seja, não vai vender uma hard substitutiva e sim uma outra cópia de software...
Ai eu me pergunto, será mesmo que vale a pena empenhar tanto tempo de programação e outras etapas só para limitar o uso do software que será pago? Será que ele será tão cobiçado assim ao ponto de copiarem aos montes?
Outro dia um colega meu veio me perguntar sobre soft de Ponto de Venda, pois ele está montando um PetShop, bom, dei uma sugestão ou outra, ele baixou alguns demos e gostou, no final, comprou a cópia original da empresa, com licença para 5 máquinas, com contrato de prestação de helpdesk e tudo mais por menos de R$300,00, ele achou um ótimo negócio e certamente não vai passar a cópia para ninguém, pois foi honesto o preço e o que o software faz, além da assitência da desenvolvedora. Aquilo que sempre digo, se um soft usual (peguemos o Windows como exemplo) custasse R$75,00 (preço que eu acho justo) eu não usaria hoje uma cópia pirata...como muito fazem, agora por R$600,00 eu não estou nem ai para a Micro$oft, pego esse dinheiro e não gastou ou se der para gastar, invisto na minha máquina, ou melhor ainda, pago um curso de Linux...
Soft livre eu acho lindo, uma atitude muito honesta e sincera, eu gosto daqueles que tem a polÃtica "usem o meu soft como quiserem, mas se gostarem mesmo, apenas me doem alguns trocos para que eu possa pelo menos pagar o café que gasto nas madrugadas de programação", lindo isso.. infelizmente, nunca doei, pq é sempre pelo bendito PayPal...
Bom, mas o programador não sou eu, então o uso e a forma de limitação são pessoais.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.