Minha Ponteira para Medir Componentes SMD

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Minha Ponteira para Medir Componentes SMD

Mensagempor MOR_AL » 14 Jun 2017 17:36

Olá pessoal! Tudo bem?
Recentemente acabei enveredando para o uso dos componentes SMD.
São muito pequenos e, com o aumento de minha idade, acaba ficando difícil tanto manipulá-los como ler os valores sem aquelas lupas de testa.
Mas não podemos ficar parados enquanto a eletrônica evolui, né?
Então comprei transistores, resistores e capacitores no Ebay.
Como só comprei transistores NPN e de dois tipos, um para propósito geral e outro para UHF, não tenho dificuldade em determinar quem é quem aqui.
O problema começou com os capacitores SMD. Eles não possuem nenhuma marcação e nas fitas que recebi, as indicações encontram-se borradas, não dando para ler direito.
Quando tentei medir um capacitor, me senti como um aluno de primeiro ano de medicina, tentando fazer uma operação de cérebro, hehehe. Minhas mãos e dedos teimavam em contrariar meus desejos.

Como tenho um capacímetro, decidi tentar montar uma ponteira que pudesse usá-la nas três situações que imaginei.

1 - Nas fitas que os condicionam.
2 - Com o componente avulso.
3 - Com o componente no circuito.

Depois de pesquisar na net sobre isso, descobri que só havia o produto pronto. Mas sabe como é; minha veia de tupiniquim pesou mais e construí minha própria ponteira.
Fiz um arremedo de vídeo considerando a sequência de fotos que tirei da ponteira e coloquei no YouTube. Segue o link.

https://www.youtube.com/watch?v=pGVTkAOehWk

Claro que falta cortar os parafusos, mas isso é elementar. O fato é que dediquei quase meio-dia, para conseguir fazer e postar um vídeo composto por apenas 5 fotos. Portanto, deixo os detalhes de término subintendidos.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Minha Ponteira para Medir Componentes SMD

Mensagempor Fervolt » 14 Jun 2017 17:54

Realmente difícil de medir/testar esses componentes. Aí quando você força um pouco mais as pontas contra o componente, ele "espirra" e passa para uma dimensão paralela, para nunca mais ser encontrado.

Legal a ponteira!

Sent from my SM-G925I using Tapatalk
Fervolt
Bit

Mensagempor MOR_AL » 15 Jun 2017 08:31

Fervolt escreveu:....Aí quando você força um pouco mais as pontas contra o componente, ele "espirra" e passa para uma dimensão paralela, para nunca mais ser encontrado.
Eu costumo compará-lo a uma pulga. Você nunca sabe onde ela cai...depois do pulo, hehe. Para o componente "solto", costumo fixá-lo sobre uma fita adesiva dupla-face.
Legal a ponteira!
Valeu!!

Sent from my SM-G925I using Tapatalk

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Jun 2017 16:51

Para quem estiver acompanhando...
Medi um monte de tiras com capacitores SMD e tenho um feedback importante.
O fato da ponteira possuir um ajuste semi-fixo da distância entre as pontas das agulhas, foi fundamental para um bom posicionamento com os extremos dos SMDs.
Uma ponteira do tipo pinça, sem fixação da distância, também é viável, porém com o ajuste fica bem mais simples de se medir.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais