Também concordo com norad58, pra mim o custo/benefício não compensa.
O relógio tem funcionamento um pouco limitado longe do celular (Apple Watch ou Google Wear).
https://www.cnet.com/news/apple-watch-w ... ur-iphone/ Isso está mudando lentamente, a última atualização do meu relógio permitiu eu efetuar pareamento com outros profiles de dispositivos bluetooth sem ser HID, o que me daria a chance de programar um aplicativo para efetuar telemetria em Bluetooth SPP, por exemplo, mas sem o celular, ele não ajudaria muito, devido a suas limitações atuais.
O que um "relógio inteligente" me ajuda:
- em reunião, com o celular em silencioso, o relógio me mostra as mensagens (primeiras linhas) que recebo sem fazer barulho (posso até responder respostas simples nele). Não preciso tirar o celular do bolso no meio da reunião.
- o alerta vibratório também serve para outros avisos que o celular mostra.
- a função localizar o smartphone é legal pra quem deixa o celular jogado por aí e depois sai procurando.
- ele tem as funções de "fitness"... então pra quem tem um daqueles reloginhos de exercícios, ele vai substituir.
- ele tem microfone, então em vez de eu "falar" um comando pro celular, eu "falo" pro relógio. Não tenho certeza se funciona todos os comandos, os que eu uso funcionam.
- comandos por movimento no touch e no pulso.
Agora os incovenientes:
- a bateria dura cerca de 2 a 3 dias (LG Wear). Dura mais que do celular, mas por isso acabamos esquecendo de carregar ele e volta e meia tá sem bateria.
- não é tão robusto apesar de ser IP68. Para agronegócio ele não duraria muito. Para programação, ele incomoda, fica enroscando na borda da mesa (como qualquer relógio...)
- meio pesado em relação a relógios convencionais que eu usava.
- os contatos do carregador do relógio acabam mudando a coloração com o tempo. Deve ter algum modelo com carregador sem fio...
- chama uma atenção f*... mesmo o da Motorola e da Apple, que imitam bastante relógio de verdade. Não dá pra ficar andando em qualquer lugar com ele no Brasil.
- botar case de proteção nele é meio doído (fica meio feio), mas sem proteção, aquela pancadinha na mesa que você dá sem querer dói na consciência, não é um relógio de trezentão.
- os comandos de movimento por pulso são cansativos e pouco eficientes, e alguém ver você fazer isso vai pensar que você é uma b1x4 l0uc4.
- esquece ler pdf nele, não tem tanta memória assim.
- o reloginho está mais pra um controle remoto sofisticado do celular...
Eu acho que isso é mais para diretor de empresa gigantesca, que não quer incomodar ninguém numa reunião e está sempre em reunião, aí ele vale a pena, no mais, parece só que é pra ficar se mostrando mesmo. Talvez daqui a algumas atualizações esses relógios se tornem mais independentes do celular.