Vale a pena o trabalho a mais?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Vale a pena o trabalho a mais?

Mensagempor vtrx » 14 Nov 2013 20:30

Fiquei pensando onde postar e escolhi aqui.
Eu tenho como 'bico',fazer alguns projetinhos sob encomenda.
Amo literatura relacionada a eletronica,processamento etc.
Acontece que me foi pedido fazer um' Up grade' de um circuito e começei a pesquisar qual micro seria mais prático para mim.
Eu ja conhecia os ARM7(LPC) ,mas nada na prática,só teoria e programação simulada,até aí tudo bem,mas na hora de pensar no 'Up Grade' do projeto que ja tinha,me deparei com preço x facilidade de programação/fornecimento.
Para o circuito ja bastava o LPC2148(tenho um programa no PC de controle via USB),ma achei 'carinho' pelo tempo de uso.
Escolhi o STM32F103XX,preço muito bom o fornecimento normal.
Uso o Keil,que gera um código 'limpo' para os LPC,mas não conhecia nada de ST e tentando escrever um programa mínimo no Keil,decobrí que é um sofrimento lidar com as libs usadas no STM32 e suas inicializações.
Achei que é muita volta para chegar num ponto só.
então pergunto para quem tem mais experiencia se vale a pena esse trabalho todo por alguns reais,se ja tenho bastante conhecimento na linha LPC/NXP?
Será que não escolhí a ferramenta certa(Keil)para usar com o STM32?
vtrx
Dword

Re: Vale a pena o trabalho a mais?

Mensagempor pbernardi » 14 Nov 2013 21:36

Minha sugestão é deixar para o cliente decidir.

Se usar o uP X, a estimativa é que o trabalho demore Y semanas e custe R$ Z
Se usar o uP A, a estimativa é que o trabalho demore B semanas e custe R$ C.

No fundo, quem é afetado é ele, pois as duas variáveis afetam lhe diretamente (time-to-market e preço final).

Ainda, ao meu ver, na opção mais demorada você pode cobrar mais caro (mais horas, custo maior).
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor edison » 14 Nov 2013 23:38

Concordo com o pbernardi ,quem decide se vale o investimento é o cliente.

Vc tem que tentar avaliar quais as outras opções que ele tem e os custos delas.

Qquer upgrade é complicado ,dependendo do caso ,as vezes p/ cliente sucatear tudo e partir do zero é mais barato ,se o preço dum up assustar.
Ou ele pode ter "alguma solução oculta" bem mais em conta.

Só não esqueça de "embutir de leve 8) " os custos dessas horas de "aprendizado" já que pode ser que nunca mais venha a usar isso.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor Maffeis » 15 Nov 2013 09:10

Qual o risco de vc mudar de NXP para ST
Já que é bico vc faz nas horas vagas, se enrroscar em alguma coisa vai achar tempo onde pra terminar
Já possue kits e/ou gravadores deguger compativel com ST
biblioteca em sw cad pra fazer a placa, terá que desenhar esse componente
Maffeis
Word

Mensagempor vtrx » 15 Nov 2013 19:16

Qual o risco de vc mudar de NXP para ST

Acho que me expressei errado,é que um ST é mais barato que um NXP,mas em compensação para mim o ST é muito mais 'chato' de programar por causa das Libs impostas.

Se usar o uP X, a estimativa é que o trabalho demore Y semanas e custe R$ Z
Se usar o uP A, a estimativa é que o trabalho demore B semanas e custe R$ C.

Pensando assim,vc tem razão.

Só não esqueça de "embutir de leve 8) " os custos dessas horas de "aprendizado" já que pode ser que nunca mais venha a usar isso.

Então,ainda não dei a palavra final de qual micro usar.
vtrx
Dword

Mensagempor denis » 18 Nov 2013 09:14

Talvez se você pensar no tempo que você vai gastar para aprender uma nova família, compensa continuar na NXP mesmo, você ainda mantém a ferramenta de debug.

Migrar de ARM7 para um Cortex-M3 é relativamente fácil, geralmente os periféricos são muito parecidos.

Tenho observado que os Cortex estão mais baratos do que os ARM7.
denis
Byte

Mensagempor vtrx » 18 Nov 2013 09:22

Tenho observado que os Cortex estão mais baratos do que os ARM7.

isso é verdade,talvez por só executar instruções Thumb2,mas acho que não tem nada a ver.
Neste momento ja estou migrando para STM32F103.
É um bom desafio pois não tem quase nada na net de referencia(programação)desta linha,mas mesmo assim estou conseguindo otimizar o código.
vtrx
Dword

Mensagempor proex » 18 Nov 2013 11:30

".....Acho que me expressei errado,é que um ST é mais barato que um NXP,mas em compensação para mim o ST é muito mais 'chato' de programar por causa das Libs impostas"

Não tem esse negocio de LIB IMPOSTAS. Vc usa se quiser. E o Keil tem um monte de exemplo que nao usa a LIB da ST.
proex
Dword

Mensagempor vtrx » 18 Nov 2013 11:52

Não tem esse negocio de LIB IMPOSTAS. Vc usa se quiser. E o Keil tem um monte de exemplo que nao usa a LIB da ST.

Eu sei,é que fiquei pedido com as opções,todos os exemplos que encontrava tem que usar 'stm32f10x_lib.h'(STM32F10xR.LIB),as chamadas estão nela,não é isso?
vtrx
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 19 Nov 2013 22:05

vtrx escreveu:

Eu sei,é que fiquei pedido com as opções,todos os exemplos que encontrava tem que usar 'stm32f10x_lib.h'(STM32F10xR.LIB),as chamadas estão nela,não é isso?

olha, no stm32f10x.h tem os endereçamento de todos os registradores do uC em defines que voce vai usar pra configurar as coisas, não tem lib pra nada aí, e o Keil já tem esse header, vc só usa o Standar Peripheral Library da ST se quiser...

eu comecei não usando as libs, mas depois peguei pra testá-las e são boas, acho que compensa usar se não tiver muita restrição de flash...
B-EAGLE
Word

Voltar para Assuntos Gerais