Página 1 de 1

Circuito transmissor de sinal RF

MensagemEnviado: 03 Nov 2009 23:33
por _blackmore_
Amigos foristas, boa noite.

Como sempre as dúvidas em eletrônica aparecem a cada página virada do livro do aprendizado ... (filosófico!! ahha)
Eu gostaria de aprender, ou pelo menos entender, como é o funcionamento de um pequeno transmissor de sinal do link abaixo.
Pelo que sei o circuito tem alcance muito curto .. talvez 10 metros.
Onde está marcado com RFout na verdade é o ponto onde devemos enviar o sinal desejado.
No coletor do transistor é colocado também o positivo da alimentação.
As minhas dúvidas como sempre estão abaixo:

1 - para que serve o cristal ligado entre a base e o GND?
2 - com a alimentação entre o coletor e o GND, como é possível que o sinal seja emitido pela antena que tb sai do coletro do transistor?
3 - qual é a "banda" de transmissão? estará relacionada ao cristal?
4 - se possível, os colegas me expliquem como é o funcionamento deste circuito, pois simplesmente não entendo ...

Agradeço qualquer ajuda que os amigos foristas puderem me dar sobre este assunto.

abrax!

Imagem

MensagemEnviado: 04 Nov 2009 06:08
por EDSONCAN
Vou tentar
Quanto ao cristal, este possue componente indutivo e capacitivo que cria uma frequencia ws em que sua impedancia tende a zero e uma wp em que sua frequencia tende a infinito, que é o que voce usa, ou seja, age como um filtro, isso se repete em suas harmonicas.
Com a alimentação pelo coletor não sai nada, pois voce coloca a antena em curto com o vcc da fonte, deve ter algo mais nesse circuito amplificador, imagino que seja um indutor entre o coletor do transistor e vcc.

Edson

MensagemEnviado: 04 Nov 2009 14:47
por MOR_AL
Complementando a explicação do Edson.

1 - Falta um indutor entre o Vcc e o coletor.
2 - Há uma realimentação positiva (via C4) entre o coletor e o emissor. O sinal entrando no emissor não sofre inversão, daí a realimentação positiva.
Na realidade o circuito sintonizado entre o indutor de coletor e C4 devem fazer ressonância na frequência fundamental do cristal, ou em um de seus harmônicos.
Acontece que o capacitor C3 está curto-circuitando o sinal da realimentação via C4. Isso deve impedir que o oscilador oscile.
3 - A polarização do transistor não está definida, ou melhor; é definida pelo nível cc do sinal de entrada e por R6.
4 - Há capacitâncias intereletródicas entre os terminais do transistor. As vezes estas capacitâncias são usadas para realimentar positivamente o sinal de oscilação. Mas com o capacitor C3 para terra, a realimentação não vem pelo emissor. Restaria a capacitância entre o coletor e a base. Neste caso o capacitor C4 estaria curtocircuitando o sinal do coletor para terra, via C3. Se C4 não existisse, a capacitância entre coletor e base aplicaria uma defasagem menor ou igual a 90º, restando os outros 90º através do cristal. Este ficaria com um ponto de operação entre a ressonância série e a paralela. Estre estas duas frequências (muito próximas entre si) a impedância varia entre -180º e +180º. A frequência de operação seria tal que a realimentação entre coletor e base defasasse o sinal em 90º.
PS.: Já faz tanto tempo que posso estar equivocado com relação aos -180º e +180º. Mas acredito que não.

5 - ... De onde diabos saiu este circuito FANTASTRON??? :twisted:
MOR_AL

MensagemEnviado: 04 Nov 2009 16:33
por tcpipchip
Vou até imprimir esta explicacao e tentar entender....