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Usar motor de floppy disk

MensagemEnviado: 10 Abr 2009 15:36
por acostafeny
Olá pessoal,

Inicialmente, boa pascoa a todos. :)

Gostaria de fazer um pequeno projeto com os motores de um floppy disk.
Quem já viu um desmontado, sabe que em um destes há dois motores.

Um faz apenas o giro do disquete em uma direção enquanto que o outro move o cabeçote de leituta/gravação para frente ou para trás.

O que eu gostaria de saber é como posso acioná-los diretamente com seus terminas (sem usar da placa controladora que acompanha o sistema) através de um 555, por exemplo.

Gostaria de saber mais informações sobres estes dois tipos de motores como, por exemplo, pinos de uso e tensão e corrente necessária para acionar e se eles são motres de passo, etc.

Até onde pude pesquisar pela net, não obtive nehuma destas informações satisfatória. Por isso recorro a juda de voces.



Agradeço antecipadamente,
Acosta.

MensagemEnviado: 10 Abr 2009 20:44
por Djalma Toledo Rodrigues
Para adiantar:
O que desloca a cabeça magnética é motor de passo.

Vou depois ver que tipo Motor DC sem escovas é o outro.
.

MensagemEnviado: 11 Abr 2009 00:41
por EvandroPic
Você vai ter que fazer um controlador para motor brushless ou usar o que vem no flop drive...
Me parece que o controlador destes motores precisam saber pra que lado o motor gira incialmente e por isso alguns usam sensores hall ou então circuito que verifica isso através da corrente induzida nas bobinas devido ao movimento do imã do motor ou algo como Força Contra-eletromotriz das bobinas. Acho que o de disquete usa sensor hall pois o motor fica em cima da placa de controle e um sensor pode ser montado facilmente na mesma. Já nos motores usados em aeromodelismo isso não é prático, então usam controladores sensorless.
Aquí tem um Aplication Note da Microchip de um controlador sem sensor usando o PIC18F2431:
http://www.microchip.com/stellent/idcpl ... e=en022169

Mas deve ter um meio de comandá-lo, utilizando a placa de controle do próprio drive de disquete, simulando o PC fazendo uma leitura no disquete e colocando isso em looping. A rotação do disquete em funcionamento normal, se não me engano, é de 300 RPM, ou seja, não é lá grande coisa e o torque também não deve ser grande.

Motor spindle de um floppy disk drive 3.5".
Imagem

MensagemEnviado: 11 Abr 2009 08:24
por MOR_AL
Reparem que as "pontas externas" das bobinas, localizadas na periferia, variam de posição e tamanho em relação ao seu eixo radial.
Reparem também que os enrolamentos formam grupos, além de alguns poderem se encontrar "invertidos" (sentido do enrolamento dos fios).
Outro detalhe. Esse eu nem faço a mínima idéia para que serve. Repare nos filetes em desenho retangular que existe na periferia do motor.
MOR_AL

MensagemEnviado: 11 Abr 2009 14:01
por EvandroPic
Os enrolamentos são do tipo Delta ou Estrela mas existem várias configurações Delta e várias Estrela.
Imagem

O pessoal do aeromodelismo está muito familiarizado com ete tipo de motor. Inclusive com cálculos sobre enrolamento, potência, RPM, bitola do fio, etc...

Aquí explica bem como rebobinar um motor spindle de CD-ROM e dessa forma fica mais fácil entender como funciona:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=3295
http://www.e-aeromodelismo.com.ar/Notas ... less_1.htm
http://www.komodohobby.com/download.asp ... -257-2.pdf


Outros links
http://www.rcmportugal.com/viewtopic.php?f=30&t=119
http://forum.rcmpt.com/viewtopic.php?p=7111&lofi=1

MensagemEnviado: 12 Abr 2009 16:37
por Djalma Toledo Rodrigues
É motor trifásico sincrono então.

motores trifásicos são 40 % mais eficientes que um mono.

Aliáis, aqueles pequenos motores DC com escovas (de taca fitas K7)
também simulam trifásico, através de coletor de apenas 3 segmentos, para maior eficiência.
.

MensagemEnviado: 12 Abr 2009 19:44
por Wagner de Queiroz
Ja que o assunto é drive de Disquete, talvez este link seja proveitoso, temos alguns manuais e esquematico de drives antigos de 5 1/4"

http://maben.homeip.net:8217/static/S100/tandon/diskette/index.html

http://maben.homeip.net:8217/static/S100/tandon/index.html

Imagem

MensagemEnviado: 13 Abr 2009 07:22
por EDSONCAN
"Esse eu nem faço a mínima idéia para que serve. Repare nos filetes em desenho retangular que existe na periferia do motor"

Esse não é o sensor capacitivo de medição de rpm do motor?

Edson

MensagemEnviado: 13 Abr 2009 10:59
por EvandroPic
EDSONCAN escreveu:"Esse eu nem faço a mínima idéia para que serve. Repare nos filetes em desenho retangular que existe na periferia do motor"

Esse não é o sensor capacitivo de medição de rpm do motor?

Edson


Você quis dizer indutivo né? Já que ele fica bem embaixo do ímã do rotor.

MensagemEnviado: 13 Abr 2009 11:22
por EDSONCAN
Pior que é capacitivo mesmo, desmonta um paquimetro digital ou uma regua linear e encontrara a mesma configuração, so que neste caso o campo é gerado por uma segunda placa e neste caso pelas bobinas do motor, que geram campo e influencia no valor do C.

Edson

MensagemEnviado: 13 Abr 2009 16:20
por MOR_AL
Bom. Se for para chutar eu diria que é indutivo, uma vez que a distância entre o ferrite imantado e os filetes é constante. Como a capacitância é função da distância entre as "placas", a capacitância seria constante. Acrescente-se o fato de que o rotor não é eletricamente energizado, não se podendo medir a ddp entre as placas (talvez considerando a tensão do rotor como nula - terra).
Agora. Os filetes podem fazer o papel de diversos indutores em série, que são sensibilizados pelos ímãs do rotor. O movimento dos ímãs, devido a rotação do rotor, causa uma ddp nos indutores.
Deve ser sensor indutivo mesmo. Pelo menos é a minha opinião :lol:
MOR_AL

MensagemEnviado: 13 Abr 2009 18:52
por EvandroPic
Eu também fico com o indutivo...
tenho alguns desses aberto e foi sempre essa impressão que me passou... uma bobina impressa na qual é induzida uma FEM de acordo com o giro do imã que gira logo acima dela.

Mas enfim.. quem puder fornecer uma análise mais precisa... fique à vontade. :lol:

MensagemEnviado: 14 Abr 2009 07:00
por EDSONCAN
Mas que ficou parecido com isso ficou
http://www.dutchforce.com/~eforum/index ... opic=22291

e tem essa aplicação de medição de rpm com sensor capacitivo
http://ieeexplore.ieee.org/Xplore/login ... ision=-203

quem tiver acesso ao arquivo poderia esclarecer a duvida

Edson