por xultz » 05 Mar 2009 14:16
A primeira coisa a perguntar é: quantas divisões a balança deve ter? Por exemplo, numa célula de carga com fundo de escala de 20kg, se quiser pesar de 5 em 5g, isso são 4.000 divisões. As balanças mais sem vergonha tem esse número de divisões. Daí se pensar num conversor A/D de 12 bits, que são os AD´s dos melhores micros (geralmente eles têm 10 bits, ou seja, 1024 divisões), deve funcionar. O problema é que a célula sem peso não terá exatamente 0V, e no fundo de escala também não vai ter Vcc. É possível que sejam necessários pelo menos 5000 divisões ou mais.
Além disso, existem as imprecisões. E um coversor AD nunca é perfeitamente linear. Supondo que no caso ideal, a célula dá 0V e Vcc sem peso e no fundo de escala, e liga num D de 12 bits. Se você for ensaiar a balança para homologar, ela não pode errar nenhuma divisão. Assim, se o AD errar um bitzinho na conversão, a balança não aprova. Então, o ideal é ter divisões sobrando.
Atualmente, usa-se no mínimo 16 bits de conversão, arredonda, tira média das medições, etc, para obter um valor provável mais perto do real. Assim, usar AD de microcontrolador prá instrumentação, nem pensar, fora alguns micros feitos para instrumentação.
Usar os sugeridos 7730 e 5524 são ótimas opções, porque eles embutem toda parte chata, com circuito de amplificação, referência filtragem e conversão. Só que paga-se o preço. O 7730 é um AD rápido, faz 1200 conversões por segundo, e isso é demais para uma balança comercial como a da foto, daí um 7718 pode ser mais adequado, porque é mais barato, e a velocidade não chega a atrapalhar.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.