Regulador 60VAC para 14VDC

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Regulador 60VAC para 14VDC

Mensagempor kaoalex » 04 Mar 2009 20:34

Para variar estou com mais um problema. Eu tenho que retificar e regular a saída do estator de uma moto xlx350. A saída do estator varia entre 25 e 60 vac. O estator gera aproximadamente 400W.

Como eu consigo regular uma tensão tão alta para apenas 14V?

Eu pensei em usar transistor (2N3055) com um zener na sua base, mas ele não dá conta de dissipar tanto calor.

Por mais uma vez agradeço a ajuda!



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Mensagempor MOR_AL » 04 Mar 2009 21:43

Olá kaoalex!

Normalmente se regula a corrente de campo do alternador. A tensão da bateria é comparada com o valor nominal que ela deveria ter (algo em torno de 13,9V). A diferença das duas é amplificada e é usada para controlar a corrente de campo. Assim você não controla a tensão com algo na saída dos retificadores e sim com algo que vê se a tensão da bateria está baixa, ou alta, aumentando, ou reduzindo, respectivamente, a corrente na bobina de campo do alternador. Assim você usa bem menos energia para o mesmo resultado.
Converse com um eletricista de automóveis que ele vai te dar muitas dicas. Há, nos automóveis (pelo menos) um "regulador" que fica instalado na carcaça dos alternadores.
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Mensagempor lgobbo » 04 Mar 2009 22:03

Tambem queria saber uma solução para esse caso, tambem estou precisando de um retificador/regulador para uma moto.
A diferença é que nesse caso é deferente do alternador automotivo, na moto é um gerador com íma permanente não tendo a bobina de campo para regular a corrente de saída, acho que a solução é um retificador/regulador baseado em SCR, mas desconheço esses circuitos.
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Mensagempor kaoalex » 05 Mar 2009 10:38

MOR_AL,
Meu pobre fusquinha funciona assim mesmo, mas como lgobbo afirmou a moto tem imã permanente....


lgobbo,
Eu achei esse esquema baseado em SCR's
http://www.motorcyclephilippines.com/fo ... p?t=139779
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Mensagempor MOR_AL » 05 Mar 2009 11:38

kaoalex.
Bom então o controle seria no lado da potência mesmo. :(
Infelizmente não vou poder lhe ajudar, pois qualquer que fosse o circuito, acho que precisaria de testes com equipamentos, para saber se funciona direito.
Fica para uma próxima. :)
[]'s
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Mensagempor kaoalex » 05 Mar 2009 12:07

MOR_AL,
O que vale é a intenção!
Obrigado!
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